Detoxa Plus, o aditivo inativador de micotoxinas

Detoxa Plus, o aditivo inativador de micotoxinas

As características e formas de atuação do Detoxa Plus, aditivo inativador de micotoxinas lançado pela Vetanco e específico para monogástricos.

Com a palavra

julho 19, 2018

0
../../arquivos/img/2018/7/1496_4652_conteudo_g.jpg
As aves se beneficiam com o Detoxa Plus, da Vetanco

Recentemente, a plataforma enzimática de detoxificação de micotoxinas assumiu uma posição de referência no combate às micotoxicoses na produção animal. Considerando as micotoxinas de maior importância e as peculiaridades fisiológicas das aves e suínos, o Instituto Húngaro-Canadense de Pesquisas Biotecnológicas Dr. Bata Ltd. desenvolveu um inativador enzimático de micotoxinas moldado especialmente para apresentar ação ótima no trato digestório de monogástricos. Comercializado na Europa e Ásia há mais de 5 anos, o DETOXA PLUS® chega ao mercado brasileiro através de uma parceria entre a Dr. Bata Ltd. e a Vetanco do Brasil.

Como as enzimas são extremamente específicas (catalisam reações químicas em um determinado ponto de uma molécula) e dependentes de um meio característico (temperatura, pH, tempo etc.), os pesquisadores da Dr. Bata Ltd. buscaram encontrar enzimas que fossem específicas para as micotoxinas de importância em produção de monogástricos e que apresentassem sua atividade potencializada no ambiente do trato gastrointestinal destes animais. Com esses objetivos desenvolveu-se o DETOXA PLUS®, um inativador enzimático eficaz e seguro para uso na nutrição animal, especialmente focado no controle das micotoxinas importantes na produção de aves e suínos.

O complexo enzimático presente no DETOXA PLUS® é produzido por leveduras do tipo Saccharomyces cerevisiae que, além de secretar as enzimas, também possuem características físicas na sua parede, as quais são importantes para o controle de micotoxinas por adsorção.

Fatores críticos para eficácia da inativação enzimática de micotoxinas, no trato digestório dos monogástricos:

1. Estabilidade Térmica (Gráfico 2): as enzimas presentes no DETOXA PLUS® permanecem ativas mesmo após a peletização das rações;

../../arquivos/img/2018/7/1496_4653_conteudo_g.jpg
 

 

2. Atividade dependente do pH do meio (Gráfico 3): para que a atividade enzimática apresente seu pico no local de maior interesse para o controle de micotoxinas, é fundamental que as enzimas sejam adaptadas ao ambiente do trato digestório dos monogástricos. O objetivo é que as enzimas já atuem na porção anterior do trato digestório (papo, pró-ventrículo e moela) por dois motivos principais: a inativação ocorreria antes da absorção intestinal das micotoxinas, minimizando a toxicidade a elas relacionada. Adicionalmente, como a reação enzimática de inativação é tempo-dependente, a atividade torna-se mais eficiente nessas porções do trato digestório, uma vez que o grande tempo de retenção do alimento nessas estruturas permite um maior contato e consequente ação das enzimas.

../../arquivos/img/2018/7/1496_4654_conteudo_g.jpg
 

 

Para que um inativador enzimático funcione eficazmente é importante que possua características que se relacionem com o metabolismo dos animais em questão, além de possuir atividade voltada para as micotoxinas realmente importantes para essas espécies. O desenvolvimento do DETOXA PLUS® é resultado de anos de pesquisas, chegando a um produto de alta qualidade, seguro e eficaz para o controle das micotoxinas importantes na avicultura e suinocultura modernas.

../../arquivos/img/2018/7/1496_4651_conteudo_p.jpg
 

Fabrizio Matté, autor do texto,

é coordenador técnico da

Vetanco Brasil

avatar

FABRÍZIO MATTÉ Autor

Consultor técnico da Vetanco Brasil

0 Comentários