Ovos inteiros na dieta vegetariana: benefícios para a saúde e o metabolismo

Ovos inteiros na dieta vegetariana: benefícios para a saúde e o metabolismo

A nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, fala sobre um estudo americano que demonstrou benefícios, também, para pessoas com síndrome metabólica.

Com a palavra

abril 15, 2024

0

Desde tempos antigos, os ovos têm sido um alimento valorizado por sua versatilidade e valor nutricional. Com a crescente popularidade das dietas vegetarianas, muitas pessoas se perguntam se os ovos ainda têm um lugar nesse estilo de vida alimentar. Uma pesquisa recente levantou uma discussão sobre esse assunto, revelando os potenciais benefícios dos ovos inteiros na dieta vegetariana, especialmente para aqueles que sofrem de síndrome metabólica (MetS), uma doença associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.

Um estudo de intervenção randomizado e controlado, realizado pela Egg Nutrition Center e American Egg Board, recrutou 30 participantes com MetS e os submeteu a uma dieta vegetariana por 13 semanas. Durante esse período, os participantes foram aconselhados por um nutricionista registrado sobre a seleção de alimentos e, em seguida, foram divididos aleatoriamente para consumir espinafre com ovos inteiros ou uma quantidade equivalente de substituto de ovos no café da manhã, por 4 semanas cada.

Comparado com o grupo que consumiu o substituto de ovos, aqueles que ingeriram ovos inteiros experimentaram uma diminuição significativa no peso corporal e um aumento notável no HDL, conhecido como “colesterol bom”. Isso sugere que os ovos inteiros podem complementar uma dieta vegetariana, ajudando a melhorar os parâmetros da síndrome metabólica e promovendo um perfil lipídico mais saudável.

Além disso, os participantes que consumiram ovos inteiros mostraram níveis mais elevados de colina plasmática, um nutriente essencial associado a uma série de funções metabólicas e cognitivas. A colina desempenha um papel vital na saúde do cérebro, na função hepática e na saúde cardiovascular, destacando ainda mais o valor dos ovos inteiros na dieta vegetariana.

Esses achados fornecem uma nova perspectiva sobre a inclusão de ovos inteiros na dieta vegetariana, desafiando conceitos anteriores sobre o papel dos ovos na saúde. Para aqueles que seguem uma dieta vegetariana e lutam contra a síndrome metabólica, os ovos inteiros podem ser uma adição valiosa, fornecendo uma fonte concentrada de nutrientes essenciais e promovendo melhorias significativas na saúde geral.

Portanto, se você está procurando uma maneira de diversificar sua dieta vegetariana e absorver os benefícios dos ovos para a saúde, considere incluir ovos inteiros em suas refeições. Com sua riqueza de nutrientes e potencial para melhorar o metabolismo, os ovos inteiros podem ser uma escolha inteligente para promover um estilo de vida saudável e vibrante.

(Foto no destaque: imagem de KamranAydinov no Freepik - br.freepik.com/autor/kamranaydinov)

avatar

LÚCIA ENDRIUKAITE Autor

Nutricionista do Instituto Ovos Brasil

tag: Ovos inteiros , Lúcia Endriukaite , Instituto Ovos Brasil , IOB , alimentacao vegetariana , ovos na alimentacao , ovo e saúde , Egg Nutrition Center , American Egg Board , sindrome metabolica , nutricionista ,

0 Comentários