E chegam novas e ótimas notícias sobre o ovo e a saúde da população!

E chegam novas e ótimas notícias sobre o ovo e a saúde da população!

Novo estudo demonstra que o ovo pode ser consumido com segurança pela maioria das populações. Quem informa é Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

Com a palavra

março 19, 2020

0

E o ano começou com ótimas notícias a respeito do alimento ovo. The American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo realizado por Deghan e colaboradores que teve como objetivo avaliar a associação da ingestão de ovos com lipídios séricos, pressão arterial, risco cardiovascular e mortalidade.

Para este estudo, os autores utilizaram como base três grandes estudos de corte internacional e dados de 177.555 pessoas de 50 países. Os três estudos relacionados foram The Prospective Urban Rural Epidemiology Sutdy (PURE), um grande estudo de corte multinacional de indivíduos com idade entre 35 e 70 anos que teve a inclusão de 21 países, entre eles o Brasil e mais de 146 mil pessoas avaliadas. Os estudos Ongoing Telmisartan alone and in combination with Ramipril global endpoint trial (ONTARGET) e Telmisartan Randomized Assessment Study (TRANSCEND) tiveram como objeto de pesquisa a hipertensão arterial e proteção cardiovascular com a participação de 31.544 pessoas.

Nestes grandes estudos foram utilizados questionário de frequência alimentar para obtenção de informações relativas a tipos de alimentos consumidos, e o ovo foi o alimento escolhido.

Durante os estudos prospectivos, ocorreram 12.701 mortes e 13.658 eventos cardiovasculares. Entretanto, os autores não encontraram associações significativas entre a ingestão de ovos e lipídios séricos, mortalidade ou eventos cardiovasculares importantes. Os autores afirmam que a ingestão moderada de ovos (uma unidade por dia) não aumenta o risco de doença cardiovascular ou mortalidade entre aqueles com ou sem histórico de DCV ou diabetes e que o ovo pode ser consumido com segurança pela maioria das populações.

Este estudo reforça ainda mais que o ovo deve ser visto como um alimento nutritivo que apresenta vitaminas, minerais, carotenoides e é uma fonte de proteína. É um alimento prático, versátil, saboroso e superacessível a população. Reforçamos que a alimentação equilibrada é fundamental para o equilíbrio do organismo e que o ovo, pode sim fazer parte do dia a dia das pessoas.

avatar

LUCIA ENDRIUKAITE Autor

Nutricionista do Instituto Ovos Brasil. Responsável por pesquisas técnicas e elaboração de artigos e materiais informativos educativos sobre o ovo dirigidos à população e profissionais. 

0 Comentários