Faltam nove dias para a maior evento de avicultura do Espírito Santo

Faltam nove dias para a maior evento de avicultura do Espírito Santo

A 5a. Favesu acontece nos dias 5 e 6 de junho, em Venda Nova do Imigrante, na serra capixaba, e promove feira, palestras técnicas e dois concursos de qualidade de ovos.

POLOS DO OVO

maio 27, 2019

0

Faltando pouco mais de uma semana para a realização da 5ª. Favesu, os avicultores capixabas já se preparam para participar e recepcionar os setores avícola e suinícola do Espírito Santo. O maior evento dos dois segmentos agropecuários do estado tem alta expectativa de participação e tem uma programação extensa dedicada ao debate dos principais temas relativos a aves, ovos e suínos.

Realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) e Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), a FAVESU é o principal ponto de encontro de produtores, gestores, empresários, técnicos, acadêmicos, fornecedores e demais envolvidos diretamente na cadeia produtiva de aves, ovos e suínos, além do público consumidor.

A feira e o ciclo de palestras que acontece paralelamente à exposição são importantes pontos de encontro de especialistas e produtores de diversos polos produtivos do país. “A Favesu é uma boa oportunidade para a realização de novos negócios e busca de conhecimento técnico para aprimoramento de atividades voltadas para a suinocultura e avicultura. Todos os estandes já foram vendidos e estão confirmadas mais de 70 empresas”, informa a assessoria de imprensa do evento.

São muitas as oportunidades de reciclagem e compartilhamento de informações. Confira.

QUALIDADE DE OVOS

Um dos destaques da 5ª. Favesu é o 3º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba e o 5º Concurso de Qualidade de Ovos Coopeavi.  A competição é um estímulo para melhorar cada vez mais o processo de produção dos ovos. Neste ano o Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba traz uma novidade: a categoria dos ovos vermelhos. Nas edições anteriores eram avaliados apenas os ovos brancos.

CIÊNCIA EM PRÁTICA

 A feira também contará com um espaço dedicado ao desenvolvimento científico, que promoverá a aplicação de forma prática do conteúdo desenvolvido no âmbito acadêmico e oportunizará uma troca de experiências entre os estudantes, professores e pesquisadores com os produtores.

Nesse local, estarão expostos os melhores trabalhos de cada uma das três áreas (Frango de Corte, Postura Comercial e Suinocultura). As temáticas abrangem assuntos que vão desde a Sanidade, passando pelo Bem-estar Animal, Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal até a Biosseguridade. A comissão que avaliou os trabalhos foi formada pelos médicos veterinários: Eustáquio Moacyr Agrizzi, Tarcísio S. Pereira Agostinho, Marcelo Andreão Faitanin, Arnaldo Moyses Salviato e Aline Falqueto.

Além disso, os primeiros colocados de cada uma das três áreas serão premiados com R$1.000,00 e farão uma apresentarão oral durante a programação da feira.

O diretor-executivo da AVES/ASES, Nelio Hand, fala sobre a gama de palestras que o público ligado à avicultura e à suinocultura terá à disposição durante os dois dias de evento. “De maneira prioritária, a AVES e a ASES procuram trabalhar e coordenar essas ações para a suinocultura e avicultura capixabas e entendem que eventos como a FAVESU são excelentes mecanismos para tratar em um só ambiente desses aspectos e oportunizar o encontro de vários atores e parceiros envolvidos nas atividades”, destacou Nélio Hand.

AVICULTURA EM DOIS SEGMENTOS

Especialmente voltado à postura comercial, o Qualificaves - Programa Anual de Capacitação de Avicultores. apresentará no dia 6 de junho cinco palestras sobre o bem-estar animal. Para destacar a visão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre o assunto, a convidada será Lizié Buss. Para falar sobre o Projeto Bem-estar Animal – Poedeiras, a responsável será a palestrante Helenice Mazzuco.

O debate Sanidade x Bem-estar animal de poedeiras e qualidade do ovo será apresentado por Sabrina Castilho. Fernando Bicaletto destacará as experiências da Fazenda Toca na viabilidade da produção orgânica de ovos em larga escala, enquanto Cláudio Machado apontará a visão da empresa Vencomatic em relação às demandas do bem-estar animal. 

A programação da postura comercial ainda contará com a participação da executiva do Instituto Ovos Brasil, Tabatha Lacerda, que falará sobre a atuação da entidade em prol do segmento de ovos nacional.

NO SETOR DE CORTE

No segmento de corte, o Qualificaves também apresentará palestras como Tecnologias disponíveis para a Avicultura de frango de corte 4.0 - desafios, impactos e benefícios ao negócio, que serão apresentadas pelo palestrante Leonardo Santiago, farão parte do ciclo de palestras.

Ainda na área do frango de corte os impactos das salmoneloses para o produtor e a indústria de frango de corte serão apresentados pelo palestrante Oliveiro Caetano de Freitas Neto. E ainda, o Case de Sucesso: Campanha de marketing da suinocultura nacional e tendências de consumo de proteínas, que terá a apresentação de Lívia Machado.

O evento do Qualificaves – Frango de Corte também acontece no dia 5, pela manhã.

GASTRONOMIA PARA TODOS

A Favesu ainda terá o Espaço Gourmet que possibilitará a atualização e o treinamento dos representantes do mercado consumidor, por meio de aulas-show gastronômicas e palestras nutricionais, que proporcionarão ao público ligado a restaurantes, supermercados, hotéis, pousadas, bares, e o próprio consumidor final, um melhor conhecimento da qualidade dos produtos da avicultura e suinocultura, bem como as formas práticas de preparação. O comando do espaço ficará por conta do chef Gilson Surrage e da nutricionista Gleiciane Nunes.

INDÚSTRIA CAPIXABA

A indústria de suínos, frangos e ovos do Espírito Santo também estará representada por várias empresas dos setores. Uma oportunidade para mostrar a qualidade dos seus produtos para o público consumidor presente, além de enaltecer de forma conjunta as Campanhas Frango Capixaba, Suíno Capixaba e Ovo Capixaba. O trabalho conjunto dessa indústria reflete o entrosamento entre AVES, ASES e Sindicato da Indústria do Frio (Sindifrio).

PERSPECTIVAS PARA OS DOIS SETORES
Entre as palestras na programação está a reunião conjuntural. Com o objetivo de discutir os números dos setores de suínos, aves e ovos no país, o encontro terá três momentos: Primeiro mostrando os números e perspectivas da suinocultura brasileira, que serão apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes; depois serão relatados os números da avicultura de corte e postura comercial, pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Francisco Turra; e, finalizando, o analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Thomé Luiz Freire Guth, falará sobre as perspectivas sobre o mercado de grãos (Milho e Soja).

SUCESSÃO FAMILIAR
Outro momento importante será a palestra de Sucessão Familiar ministrada por Marielly Biff. Encontrar um sucessor para tocar os negócios da família não é uma tarefa fácil em qualquer ramo. Com esse propósito de ajudar e incentivar a sucessão familiar que a feira aborda o assunto. A palestra conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
Para encerrar a parte técnica, o evento contará com a Palestra Magna que será apresentada por Arthur Igreja. O palestrante explanará sobre a temática: “Situação Socioeconômica atual e Perspectivas para o Futuro”. O evento, que acontecerá no dia 6, às 17 horas, conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que tem como objetivo levar mais conhecimento empresarial para todos os participantes da 5ª edição da FAVESU.

A programação completa e outras informações podem ser acompanhadas no site do evento: www.favesu.com.br.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da 5ª. Favesu)

0 Comentários