Expedição Safra percorre regiões produtoras de grãos do Paraguai

Expedição Safra percorre regiões produtoras de grãos do Paraguai

Projeto que faz levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte, revela a cena paraguaia a partir da próxima semana.

Frango, suíno, agro & cia

novembro 20, 2018

0

As principais regiões produtoras de grãos do Paraguai estão no radar da Expedição Safra, projeto do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, importante jornal do Paraná. A partir da próxima semana, a equipe começa a percorrer e mostrar a atualidade das safras paraguaias, com reportagens divulgadas no jornal paranaense.

A Expedição Safra será lançada no dia 22 de novembro, em evento especialmente programado para debater as perspectivas do atual ciclo produtivo no Paraguai. De acordo com Sidinei Neuhaus, gerente de Marketing da Agrotech, a expectativa é considerada boa para uma safra com a influência do El Niño. A Agrotech é uma empresa de fomento à produção e tecnologia agrícola no Paraguai.

O projeto da Gazeta do Povo, em parceria com a Agrotec, promove um encontro técnico com produtores e empresas da região durante a Agro Expo Copassam, em Minga Põra, no Paraguai. Entre os palestrantes Luis Renato Lazinski, metereologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Notícia enviada à redação da A Hora do Ovo pela assessoria de imprensa da Expedição Safra, a comercialização da soja no Paraguai mantém a tendência das últimas temporadas com foco em exportação. O que deve mudar no próximo ano é o consumo interno de milho com a inauguração de uma nova usina de álcool no norte do Paraguai. Com isso, mais de 1 milhão de toneladas do grão devem ficar no país.

Somados ao desempenho brasileiro e argentino, os resultados alcançados pelo Paraguai na última década traduzem o potencial da América do Sul como celeiro do mundo na produção de alimentos. Segundo levantamento da Expedição Safra, o país vizinho saltou de 6,31 milhões de toneladas de soja produzidas na temporada 2007/08, para 9,02 milhões de toneladas no último ciclo. No milho, os números também subiram, passando de 2,62 milhões de toneladas para 4,13 milhões de toneladas na safra 2017/18.

Conforme explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, o evento de lançamento da Expedição Safra no Paraguai vai reunir representantes da cadeia produtiva local, da sociedade organizada e de entidades governamentais. É gratuito e aberto ao público.

“A próxima década será de grande importância para o Paraguai, com um novo salto em produção e produtividade, resultado de investimentos em logística e tecnologia”, sentencia. Esses, inclusive, são temas que estarão em discussão no lançamento da Expedição Safra na Coopasam e também no roteiro técnico que será cumprido no Paraguai na próxima semana.

A EXPEDIÇÃO SAFRA

A Expedição Safra percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e é apresentada pelo Sistema Confea-Crea, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes e Fertilizantes Castrolanda, Agrotec, Alta, Solaris e Expo Londrina. O apoio logístico é do Groupe Renault.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Expedição Safra. Foto: divulgação)

tag: Expedição safra , Paraguai ,

0 Comentários