IV Workshop Internacional de Ambiência de Precisão acontece em novembro - No Mundo do Ovo - A Hora do Ovo

o site de notícias do mundo do ovo

VET IMPORTMERCOAVES TOPONetto Alimentos

No Mundo do Ovo


publicidade
ValeplastSemana do Ovo Ovos RS 2018VET IMPORT
http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2018/8/1544_4792_conteudo_g.jpg
Workshop sobre ambiência: sucesso nas três edições já realizadas

 

O sucesso das três edições anteriores motivou os organizadores a prosseguir na realização do IV Workshop Internacional de Ambiência de Precisão. O evento, que este ano acontecerá entre os dias 6 a 8 de novembro, vem ganhando a cada ano mais importância por estar sintonizado com a realidade da moderna avicultura brasileira. Este ano, o workshop será realizado no auditório da Embrapa Informática na Agropecuária, localizado no campus da Unicamp, a Universidade de Campinas, no interior de São Paulo.

A coordenadora do evento, Daniella Moura, explica que a edição 2018 contará com 11 palestrantes sendo que nove são internacionais; além disso, haverá a apresentação de trabalhos científicos, ”visando discutir ferramentas de ponta e tecnologias inovadoras para a aplicação, tanto na mensuração dos dados ambientais quanto para as modelagens existentes voltadas à análise do ambiente, e proposição de sistemas de climatização mais eficientes”, informa Daniella.

http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2018/8/1544_4791_conteudo_g.jpg
Daniela Moura: grande oportunidade

A professora diz que “se trata de mais uma grande oportunidade de reunir os pesquisadores em ambiência animal, empresas e produtores brasileiros com autoridades internacionais da área, possibilitando a formação de novas parcerias e favorecendo a ambiência nacional, assim como a mobilidade internacional de docentes e discentes”. Muitos projetos científicos e de mobilidade internacional foram resultado das últimas edições deste evento, diz ela.

Também serão apresentas nesse evento metodologias avançadas de ensino e visualização eletrônica de metodologias de controle ambiental. Participações internacionais estão programadas para estar no Brasil debatendo com os presentes. Entre eles, o Prof. Dr. Hongwey Xin, da Iowa State University, nos Estados Unidos, que apresentará o tema Controle do Ambiente e enriquecimento ambiental para poedeiras. Hongwey Xin é professor titular do Departamento de Agricultura, Biossistemas e Produção Animal da Universidade Estadual de Iowa, diretor do Centro Industrial de Ovos Americano e atua no planejamento e projeto de instalações para a produção animal, especialmente na avicultura de postura.

Para falar sobre Efeito do resfriamento e uso de materiais isolantes em galpões para produção animal, vem ao Brasil, especialmente para o workshop, o Prof. Dr. Richard S. Gates, da University of Illinois, também dos Estados Unidos. Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola e Biológica da Universidade de Illionois Urbana – Champaign, Gates trabalha com pesquisa em sistemas de controle de ambiente com ênfase na resposta biológica e fisiológica dos animais, além do monitoramento e modelagem de ambientes. Também atua na zootecnia de precisão e bem-estar animal.

Da Bélgica comparece o Prof. Dr. Tomas Norton, que falará sobre o tema Tecnologias avançadas para vencer os desafios na produção animal. Norton é professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Biológica da Universidade de Católica de Leuven, trabalha com pesquisa em sistemas de controle de ambiente com ênfase na resposta biológica e fisiológica dos animais, além do monitoramento e modelagem de ambientes via CFD. Também atua na zootecnia de precisão bem-estar animal.

E os destaques internacionais prosseguem com o Porf. Dr. In-Bok Lee, da Seoul National University, da Coreia do Sul. Professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Rurais da Universidade Nacional de Seoul, ele falará sobre Realidade Virtual no controle ambiental de instalações e metodologias para posicionamento correto de sensores nos galpões. Lee atua na área de controle ambiental e simulação de sistemas de ventilação em instalações para a produção animal e vegetal e também atua no Laboratório de Engenharia de Aero-Ambiente e Energia da Universidade Nacional de Seul.

Tecnologias avançadas de Zootecnia de Precisão para o controle ambiental é o tema de Tami Brown Brandl, da USDA, nos Estados Unidos. Ela é pesquisadora do USDA e foca suas pesquisas na área de desenvolvimento de informações para auxiliar o produtor rural na tomada de decisão frente ao estresse climático. Tami também atua na área de zootecnia de precisão e bem-estar animal.

Além da coordenadora do evento, Profa. Dra. Daniella Moura, compõem as comissões organizadora e científica, os seguintes professores.

Comissão Organizadora 

Profa. Drª. Marta dos Santos Baracho – FEAGRI - UNICAMP 

Profa. Drª. Leda Gobbo de Freitas Bueno – UNESP - Dracena 

Profa. Drª. Silvia Regina Lucas de Souza – FCA - UNESP 

Profa. Drª. Kelly Botigelli Sevegnani – UNESP - Registro 

MSc. Vanessa Kodaira - FEAGRI - UNICAMP 

MSc. Leonardo Soares - FEAGRI - UNICAMP 

MSc. Juliana Maria Massari - FEAGRI - UNICAMP 

MSc. Laísa Scott - FEAGRI - UNICAMP 

MSc. Tatiane Branco - Feagri - UNICAMP 

MSc. Ludmila Magalhaes - Feagri - UNICAMP 

MSc. Rogerio Seber - Feagri - UNICAMP 

MSc. Juliana Massari - Feagri - UNICAMP 

Comissão Científica 

Prof. Dr. Stanley Robson de Medeiros Oliveira - Embrapa Informática Agropecuária 

Prof. Dr. Mario Molo – UNESP - TUPà

Prof. Dr. Danilo Florentino Pereira – UNESP – TUPà

Prof. Drª. Angélica Signor Mendes – UTF Paraná – Dois Vizinhos- PR

Para saber mais sobre a programação, como participar e o envio de trabalhos científicos, acesse a página do evento: http://www.ambienciadeprecisao.com.

O IV Workshop Internacional de Ambiência de Precisão tem o patrocínio e o apoio das instituições Fapesp, CNPq, Capes, Faepex e Embrapa.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da organização do IV Workshop Internacional de Ambiência de Precisão)

POSTE AQUI O SEU COMENTÁRIO




Exibir comentários

    Não há comentários!