Workshop debate desafios da biosseguridade no controle das salmoneloses - No Mundo do Ovo - A Hora do Ovo

o site de notícias do mundo do ovo

Semana do Ovo 2018VET IMPORTNetto Alimentos

No Mundo do Ovo


publicidade
ValeplastSemana do Ovo Ovos RS 2018VET IMPORT
http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2018/8/1519_4739_conteudo_g.jpg
Salmonela: desafio constante para a avicultura

Parceiros na atualização, três importantes instituições da avicultura paulista promovem no dia 14 de agosto o Workshop sobre salmonela na avicultura, evento que acontece no Instituto Agronômico de Campinas, o IAC. As instituições parceiras a promover esse importante encontro técnico são a Associação Paulista de Avicultura (APA), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e a Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA).

Luciano Lagatta, coordenador do Programa de Sanidade Avícola do Estado de São Paulo, explica a importância do evento: “Tendo em vista as recentes operações deflagradas pela Polícia Federal, entre elas a Operação Trapaça - que envolveu fraudes em laudos laboratoriais com resultados positivos para salmonella -, o objetivo desse workshop é atualizar os médicos-veterinários e demais profissionais do setor avícola sobre a importância das salmoneloses em saúde pública, assim como das medidas de biosseguridade e de boas práticas de produção para a prevenção de salmoneloses e capacitar o profissional a realizar o seu controle no campo.”

Para José Roberto Bottura, diretor técnico da APA, a preocupação vai além do mercado externo. “Aproximadamente 99% da produção de ovos e 65% de frangos são destinados ao consumo dos brasileiros e merecem a mesma atenção quanto à qualidade e inocuidade dos produtos avícolas consumidos”, ressalta.

O propósito da organização é que o workshop possa agregar informações úteis e proporcionar profícuo enfrentamento desses sérios problemas que atingem a indústria avícola, concluem os organizadores. Eles informam que as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de agosto pelo site www.facta.org.br/workshopsalmonella. O evento é gratuito e são apenas 200 vagas disponíveis. 

O workshop tem início às 8h15, no IAC (Av. Barão de Itapura, 1481 - Jardim Guanabara, Campinas (SP), 13020-902). Maiores informações podem ser obtidas pelos contatos: www.facta.org.br/workshopsalmonella ou fone (19) 3243-6555.

Confira a programação completa do Workshop sobre salmonela na avicultura.

8h15 – Abertura

8h30 – Histórico da biosseguridade voltada para a influenza aviária, mas o nosso problema continua sendo salmonelas. Paulo César Martins – Biocamp - Campinas (SP).

9h15 – Epidemiologia básica da salmonelose. Angelo Berchieri Jr. – UNESP - Jaboticabal (SP).

10h – Coffee-break

10h30 – Recordando os princípios fundamentais da biosseguridade. Edir Nepomuceno da Silva – FACTA - Campinas (SP).

11h15 – Ferramentas de controle no campo.

12h – Debate

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Legislações ligadas ao controle das salmonelas. Anderlise Borsoi – UTP - Curitiba (PR).

14h45 – Custo das salmoneloses para a agroindústria

15h30 – Coffee-break

16h – A visão da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Luciano Lagatta – CDA – Campinas (SP).

16h45 – Debate.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de divulgação do evento)

POSTE AQUI O SEU COMENTÁRIO




Exibir comentários

    Não há comentários!