Sucesso da Festa do Ovo 2018 mostra a força da avicultura de Bastos

Sucesso da Festa do Ovo 2018 mostra a força da avicultura de Bastos

O evento nunca esteve tão forte e tão fundamentado na marca que o criou; avicultores de todas as regiões produtoras do país, mais de 120 empresas presentes; um sucesso!

POLOS DO OVO

julho 17, 2018

0
../../arquivos/img/2018/7/1491_4629_conteudo_g.jpg
Ampliação do espaço da feira avícola levou mais empresas ao evento em 2018: negócios ampliaram

 

Não há uma estimativa sobre o volume de negócios gerados durante a Festa do Ovo 2018, mas é certo que a 59ª edição do evento, realizada entre os dias 12 e 14 de julho, foi uma das maiores da história de Bastos. Em número de empresas expositoras, é certo que a edição 2018 superou todas as demais, pois contou com mais de 120 empresas com equipes instaladas nos estandes da feira – além das visitas informais de equipes de empresas não expositoras circulando pelo evento nos três dias.

A satisfação dos expositores é outro termômetro a apontar para os resultados positivos da feira, que este ano ganhou mais 1380 m2 em espaço, com a ampliação do recinto de exposições Kisuke Watanabe. O crescimento do maior evento da avicultura de postura brasileira exigiu ampliações e melhorias na área de estandes, o que foi feito por ação da Acenba, a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos, entidade que, junto com a Prefeitura do Município, realiza a Festa do Ovo. A Acenba investiu na ampliação da área de exposições do Recinto Kisuke Watabane, que é a “casa” da Festa do Ovo desde 1973.

Cerca de R$500 mil foram levantados entre os avicultores bastenses associados à Acenba para a obra, aprovada e permitida pela Prefeitura de Bastos. À Prefeitura coube reformar todo o piso da área mais antiga do Recinto e o piso da área nova. Takaharu Ebisawa, presidente da Acenba, faz questão de destacar o apoio fundamental do avicultor Osamu Yabuta, que já foi, por mais de uma vez, presidente da Acenba e que estimulou os demais produtores a apoiar a ideia de melhorar o local da exposição. “Apesar da Acenba utilizar o local apenas duas vezes por ano – na Festa do Ovo e no Nikkey Fest, evento que homenageia as origens japonesas do município -, concluímos que era necessário que Bastos tivesse um local maior para receber nossos convidados no grande evento que é a nossa feira avícola em julho”, diz Ebisawa.

Em cerca de dois meses, foi erguida uma estrutura anexa ao pavilhão de exposições, ampliando o espaço e o deixando com quase 4.000 m2.

A feira reuniu os mais diversos setores do segmento de postura, tendo a participação com estandes das áreas de todas as casas genéticas de postura presentes no Brasil. Do grupo Hendrix Genetics estiveram presentes as marcas Hisex, Dekalb e Mercoaves. Do Grupo EW, a Hy-Line do Brasil, a Planalto Postura, a Lohmann do Brasil e a H&N Avicultura. Da coturnicultura, estavam a Vicami, de Assis (SP), e a Avifran (que também tem genética de postura de aves caipiras).

As empresas de vacinas também estiveram presentes, a maioria com suas equipes instaladas em estandes, como a Boehringer Ingelheim – com sua linha de vacinas para a postura, como a Vaxxitek, a vacina aviária mais vendida do mundo), a Biocamp, a Biovet (que anunciou nova marca ; veja matéria neste site: |Marca Biovet-Vaxxinova é lançada anunciando nova identidade corporativa), a Elanco, a Phibro, a Ceva e a MSD, esta, com o lançamento do Exzolt, produto inédito no país para combater o ácaro em galinhas.

O setor de máquinas e equipamentos também marcou presença, com a Artabas, de Bastos (SP), lançando em primeira mão para todo o Brasil seu novo aviário para postura de aves, e a Yamasa, comemorando com Bastos os 90 anos do município. Recepcionaram seus clientes, ainda, a Big Dutchman, a ATI Plasson, a Tekal, a Kilbra, MRE Technology-MOBA e a Vencomatic, esta pela primeira vez no evento.

Da área de tecnologia para o processamento do ovo estiveram nos três dias a Videojet e a G9 – General Master, ambas com modernas máquinas de datação de ovos, uma tendência no mercado, que exige cada vez mais rastreabilidade dos produtos.

Entre as empresas de software, especializada em gerenciamento de produção em granjas, um dos estandes mais movimentados foi o da Always, destacada empresa de Bastos que atende a avicultura de postura brasileira em diversos núcleos produtores do país.

Diversas empresas de embalagem estiveram presentes e várias outras tecnologias para auxiliar as atividades das granjas marcaram presença, como as tecnologias para processar esterco, filmes plásticos para embalagem, contadores de ovos, entre outros. Apoio e estímulo ao marketing do ovo, o Instituto Ovos Brasil compareceu a Festa do Ovo pelo terceiro ano consecutivo. No estande da entidade, que promove o ovo junto ao consumidor, valorizando o alimento, o material promocional do IOB mostrou como o produto é fundamental na alimentação e saúde das pessoas.

As empresas de nutrição – Wisium, Poli-Nutri, Vetanco, DSM, Amicil, MCassab, Vaccinar, Agroceres Multimix, BRNova e Fatec (Trow Nutrition) - receberam seus clientes na Festa do Ovo 2018 em estandes ou informalmente nos corredores da grande festa, que esteve movimentada desde o primeiro dia, o dia 12, a partir das 14 horas. Este ano, o novo formato da feira foi inaugurado com sucesso. A organização do evento determinou a abertura exclusiva para produtores e empresas a partir da quinta-feira, estendendo a exposição avícola até o sábado, dia 14. No domingo, apenas a Festa do Ovo popular esteve aberta ao público em geral, com sua programação cultural e os estandes de produtos variados, sem qualquer ligação com a avicultura.

A nova ala de exposição, inaugurada na Festa do Ovo, sem dúvida foi a grande novidade da edição 2018. O novo espaço, com pé direito mais alto que o antigo e iluminação mais ampla,  tornou a exposição avícola mais moderna, com possibilidade de estandes maiores e mais imponentes para recepcionar os clientes. A Socel, de Marília (SP), foi uma empresa que se posicionou de forma proativa na entrada da nova ala do pavilhão de exposições, com atrações e uma recepção calorosa para o avicultor e profissionais do setor.

A Wisium também caprichou no lay-out do estande, e teve a felicidade de estar bem em frente a um dos símbolos da Festa do Ovo de Bastos: o Monte Fuji – feito com ovos - atração que torna a festa uma referência à cultura japonesa que deu origem a Bastos e atrai visitantes de diversas regiões do Estado de São Paulo.

A Boehringer Ingelheim redimensionou seu estande na ala externa da exposição, tornando-o ainda mais confortável e acolhedor. No dia 12, recepcionou jornalistas para uma palestra sobre vacinas apresentada pelo médico veterinário Alberto Inoue, gerente de marketing unidade de aves e suínos da BI Saúde Animal, e, em seguida, serviu um almoço aos repórteres de diversas revistas especializadas no setor avícola, entre elas, a revista e site A Hora do Ovo.

Avicultores havia em grande número e de praticamente todas as regiões produtoras de ovos do país. De Norte a Sul, eles compareceram sozinhos ou com familiares, visitando a exposição avícola e passeando pelas atrações da popular Festa do Ovo. Os expositores se mostravam satisfeitos com a expressiva presença dos produtores, tantos os mais tradicionais quanto muitos novos empresários prospectando negócios, levantando custos e orientações para montar granjas e entrar para o mercado da postura. A ideia, segundo A Hora do Ovo apurou, é já começar com o pé na tecnologia, com os números na ponta do lápis e uma granja, ainda que pequena, bastante estruturada. O setor de software foi um que recebeu muitas visitas para orientações de negócios informatizados.

E os negócios realizados ou prospectados, muito embora não houvesse divulgação de valores, nunca estiveram tão prósperos. Pela primeira vez, em nossas visitas pelos estandes, não se ouviu um só expositor reclamar. O clima era de boas novas, de bons negócios, de boas perspectivas, apesar de todos os problemas por que ainda passa o país, a economia, as não-políticas, a falta de organização e de infraestrutura.

A Festa do Ovo de Bastos nunca esteve tão forte e tão fundamentada na marca que a criou.

A marca de Bastos

A Festa do Ovo é mais do que um evento técnico e expositivo; para a avicultura da Capital do Ovo, trata-se de um orgulho que traz a marca do trabalho do município que tornou a postura comercial referência em todo o país.

Ao completar 90 anos de fundação em 2018, o município de Bastos, no Oeste Paulista, comemora seu aniversário como faz sempre: reúne convidados de todo o Brasil e brinda à produção na Festa do Ovo. Embora o dia do aniversário seja 18 de junho - data da chegada do navio Kasato Maru ao Brasil, trazendo os primeiros imigrantes japoneses para as terras brasileiras em 1908 - é em julho que Bastos comemora e agradece à maior riqueza de sua história, a avicultura. 

O município colonizado exclusivamente por japoneses, na década de 1920, viveu diversos ciclos econômicos com o café, o algodão e a seda, mas foi com a avicultura que a cidade e a região viram a riqueza chegar e o município se transformar em Capital do Ovo do Brasil na década de 1960. Hoje, Bastos é responsável por 20% dos ovos consumidos no país e 60% da produção paulista.

Foi com muito trabalho e a dedicação própria dos japoneses e seus filhos e netos que Bastos se tornou uma marca de sucesso na avicultura. Mais do que a quantidade de ovos, o município vem se notabilizando por ser uma referência na produtividade, o que torna o local um verdadeiro campo de provas de lançamentos de tecnologias para o segmento. E a Festa do Ovo é o marco a representar tudo isso. Durante três dias no mês de julho, a exposição avícola montada no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe reúne a cadeia avícola brasileira em torno de novas tecnologias para o setor.

Em 2019 tem mais, com promessa de mais melhorias, dessa vez por parte da Prefeitura de Bastos, que já teria se comprometido em melhorar a área de sanitários do local, antiga reivindicação dos expositores e visitantes.

O sucesso da Festa do Ovo de Bastos em 2018 demonstra que, apesar das muitas crises, da fatídica greve dos caminhoneiros promovida em abril e de outros absurdos perpetrados pelo insólito governo brasileiro, a avicultura de postura segue firme, investindo em seu segmento, apoiando-se na livre iniciativa e na própria força de trabalho, conquistando, ano a ano, o espaço que lhe é merecido. A Festa do Ovo é essa vitrine, a expor um pedaço de cada núcleo produtor de ovos do país, mostrando a grandiosidade desse segmento como um todo único e indivisível do mercado avícola brasileiro.

(TERESA GODOY/ A HORA DO OVO - Fotos: Elenita Monteiro e Teresa Godoy)

Confira alguns bons momentos da feira avícola de Bastos em 2018: 

../../arquivos/img/2018/7/1491_4590_conteudo_g.jpg
Equipe da Agroceres Multimix
../../arquivos/img/2018/7/1491_4604_conteudo_g.jpg
Estande da General Master
../../arquivos/img/2018/7/1491_4603_conteudo_g.jpg
Equipe DSM
../../arquivos/img/2018/7/1491_4602_conteudo_g.jpg
Equipe Dekalb
../../arquivos/img/2018/7/1491_4601_conteudo_g.jpg
Boehringer Ingelheim: palestra para jornalistas feita por Alberto Inoue
../../arquivos/img/2018/7/1491_4600_conteudo_g.jpg
Equipe da Biovet, em sua última foto com a marca sem a Vaxxinova
../../arquivos/img/2018/7/1491_4617_conteudo_g.jpg
Jonathan Santos e Tabatha Lacerda, do Instituto Ovos Brasil
../../arquivos/img/2018/7/1491_4599_conteudo_g.jpg
Equipe da Biocamp
../../arquivos/img/2018/7/1491_4598_conteudo_g.jpg
Equipe da Big Dutchman
../../arquivos/img/2018/7/1491_4597_conteudo_g.jpg
Estande da Baser Agrocenter
../../arquivos/img/2018/7/1491_4595_conteudo_g.jpg
Estande da Avifran

../../arquivos/img/2018/7/1491_4593_conteudo_g.jpg
Equipe Artabas
../../arquivos/img/2018/7/1491_4591_conteudo_g.jpg
Equipe Agroselect
../../arquivos/img/2018/7/1491_4605_conteudo_g.jpg
Equipe H&H Avicultura
../../arquivos/img/2018/7/1491_4616_conteudo_g.jpg
Equipe Planalto Postura
../../arquivos/img/2018/7/1491_4615_conteudo_g.jpg
Equipe Novogen
../../arquivos/img/2018/7/1491_4614_conteudo_g.jpg
Campanha da Netto Alimentos em destaque na entrada do recinto de exposições
../../arquivos/img/2018/7/1491_4613_conteudo_g.jpg
Equipe MRE Tecnology-MOBA com avicultor Gustavo Shimizu (Bastos - SP)
../../arquivos/img/2018/7/1491_4612_conteudo_g.jpg
Equipe Mercoaves e MSU
../../arquivos/img/2018/7/1491_4611_conteudo_g.jpg
Equipe Lohmann do Brasil
../../arquivos/img/2018/7/1491_4618_conteudo_g.jpg
Equipe Poli-Nutri e ATM de Bastos
../../arquivos/img/2018/7/1491_4619_conteudo_g.jpg
Equipe Regivet
../../arquivos/img/2018/7/1491_4621_conteudo_g.jpg
Equipe Wisium
../../arquivos/img/2018/7/1491_4622_conteudo_g.jpg
Família Yamasaki, prestigiando os 90 anos de Bastos, no estande da Yamasa
../../arquivos/img/2018/7/1491_4623_conteudo_g.jpg
Campeões de ovos de codorna com Osvaldo Esperança Rocha, da Vicami
../../arquivos/img/2018/7/1491_4624_conteudo_g.jpg
Estande da Trow Nutrition
../../arquivos/img/2018/7/1491_4625_conteudo_g.jpg
Equipe Suiaves
../../arquivos/img/2018/7/1491_4626_conteudo_g.jpg
Equipe Socel
../../arquivos/img/2018/7/1491_4627_conteudo_g.jpg
Estande da Sanovo
../../arquivos/img/2018/7/1491_4610_conteudo_g.jpg
Estande da Kilbra
../../arquivos/img/2018/7/1491_4609_conteudo_g.jpg
Equipe Hy-Line do Brasil


../../arquivos/img/2018/7/1491_4594_conteudo_g.jpg
Estande da ATI Plasson

../../arquivos/img/2018/7/1491_4592_conteudo_g.jpg
Equipe Always com clientes
../../arquivos/img/2018/7/1491_4607_conteudo_g.jpg
Equipe Hisex
../../arquivos/img/2018/7/1491_4647_conteudo_g.jpg
Equipe Hipra
../../arquivos/img/2018/7/1491_4648_conteudo_g.jpg
Equipe Huhtamaki
../../arquivos/img/2018/7/1491_4649_conteudo_g.jpg
Estande da Lubing
../../arquivos/img/2018/7/1491_4650_conteudo_g.jpg
Estande da Videojet

 

 

0 Comentários