Jornada Técnica de Bastos segue a tradição da Capital do Ovo

Jornada Técnica de Bastos segue a tradição da Capital do Ovo

Evento que abre todos os anos a Festa do Ovo de Bastos, em julho, está em sua 36ª edição, e reunirá lideranças políticas e avícolas na Capital do Ovo.

POLOS DO OVO

junho 27, 2013

0
../../arquivos/img/2013/6/387_823_conteudo_g.jpg
Jornada técnica e almoço da Festa do Ovo: encontro entre amigos, lideranças e autoridades

É tradição a Jornada Técnica e o Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo abrirem os trabalhos que antecedem a inauguração da Festa do Ovo de Bastos. Na manhã do dia de abertura – este ano no dia 19 de julho -, avicultores, técnicos, estudantes, pesquisadores e autoridades se reúnem no Teatro Mário Covas, em Bastos (SP), para debater diversos temas ligados à avicultura de postura. Todos os anos, há 36 edições, o movimento da Festa do Ovo começa assim, com a jornada técnica.

A tradição da Capital do Ovo também manda que os convidados se reúnam na Acenba, a Associação Cultural e Esportiva Nikkei de Bastos, num grande almoço de confraternização, após a jornada e abrindo espaço para que algumas autoridades se pronunciem. É hora de trocar ideias, de reencontrar velhos amigos, de entender como anda a política avícola, enfim - e como se diz no mercado -, sentir o pulso da atividade numa das cidades mais importantes para a produção de ovos do Brasil.

Depois, é hora de inaugurar a Festa do Ovo, com a presença de autoridades, bandeiras hasteadas, a pompa e circunstância que o momento pede e que dá ao ritual a categoria de destaque no cenário nacional, afinal, não fosse pela tradição de 54 anos do evento, seria pelo que ele representa na postura brasileira tendo Bastos como a maior produtora de ovos do país. A cidade, que nasceu cem por cento japonesa, comemora seus 85 anos de vida e mostra toda a sua herança cultural na recepção que as senhoras do Fujinkai – a associação de mulheres da Acenba – fazem aos primeiros visitantes, após o descerramento da fita inaugural. Elas dançam ao longo de todo o recinto, seguidas pelas autoridades, e passeando pelos estandes, saudando os convidados.

É bonito de ver a maior festa da postura do Brasil receber avicultores, empresários, técnicos, estudantes e pessoas em geral, transformando o terceiro final de semana do mês de julho numa grande e primorosa festa técnico-avícola e popular. Este ano, ainda, há mais um evento inserido na programação da Festa: pouco antes da abertura do grande evento, autoridades e líderes avícolas participarão da inauguração da unidade de pesquisa e desenvolvimento de Bastos do Laboratório de Bromatologia e de Análises Bicrobiológicas de Água e Alimentos do Instituto Biológico do Estado de São Paulo. A solenidade de inauguração contará com a presença de Antônio Batista Filho, diretor geral do Instituto Biológico.

Bastante concorrida, a Jornada Técnica da Festa do Ovo de Bastos tem uma programação montada por uma equipe de técnicos e lideranças do setor paulista, tanto da APA quanto do Sindicato Rural de Bastos. A edição 36ª, este ano, tem na programação quatro importantes temas que marcam o setor: o uso de antibióticos na produção de ovos comerciais, o controle da contaminação na cadeia produtiva de ovos, a otimização econômica na atividade e o mercado de grãos e logística. Confira o temário completo e seus palestrantes no link www.ahoradoovo.com.br/programaçãojornadatecnica.

(A Hora do Ovo)

0 Comentários