Granset, de Bastos, processará ovos em Goiás

Granset, de Bastos, processará ovos em Goiás

Formado por avicultores da Capital do Ovo, grupo investe em granja com 1.2 milhão de aves e em parque industrial para processar ovos cozidos.

POLOS DO OVO

dezembro 25, 2013

0
../../arquivos/img/2013/12/539_1241_conteudo_g.jpg
Galpão sendo construído em Jataí: investimentos de avicultores paulistas

O maior produtor de grãos do Estado de Goiás, o município de Jataí, foi o local escolhido pelo Granset, de Bastos (SP), para ampliar seus negócios no Centro-Oeste brasileiro. O grupo, que é formado por sete avicultores da Capital do Ovo, leva seu know-how em avicultura de postura e em processamento de ovos no Oeste Paulista para incrementar a economia da região goiana, ampliando seus negócios no setor. O investimento do Granset em Jataí inclui granja de postura e fábrica para processamento de ovos.

Segundo informações da imprensa goiana, para a instalação da granja, a Prefeitura Municipal de Jataí custeou a aquisição de 25% da área total de 90 hectares onde a indústria se localizará, fazendo também a instalação de energia elétrica no local. “Atualmente já estão sendo construídos os barracões da granja e as atividades de produção de ovos devem ter início no segundo semestre de 2014.

“Em Jataí, o grupo industrializará ovo cozido para o mercado de alimentos e inicialmente terá um milhão de galinhas poedeiras, mais duzentas mil aves para cria e recria, totalizando um plantel de um milhão e duzentas mil galinhas”, informa o setor de comunicação da Prefeitura de Jataí. Esses números, segundo o site, “representam uma produção diária de 2.400 caixas de ovos de 30 dúzias, totalizando 72.000 dúzias de ovos produzidas diariamente.”

O projeto pode ser ampliado futuramente, segundo informa a mesma fonte, chegando a comportar até 8 milhões de aves. Essa estimativa eleva o consumo de grãos da Granja Jataí – como será chamada a empresa – para algo em torno de 25% de toda a produção de milho do município. Aliás, a proximidade com a produção de soja e milho, fartos na região, foi o que motivou o grupo de avicultores de Bastos a investir em Jataí. Isso reduz os custos com a logística dos insumos necessários à produção da ração das poedeiras.

Para o município, a chegada da nova empresa avícola leva impacto positivo à economia da cidade, assim como acontece na região de Bastos, no Oeste Paulista. A princípio, a Granja Jataí gerará 180 empregos diretos e 300 empregos indiretos, além de 50 vagas durante as obras de implantação da indústria de ovos cozidos, que estão em andamento.

Em Bastos, considerada a Capital do Ovo por sua expressiva produção de ovos, o Grupo Granset nasceu em 2003, quando sete avicultores se uniram para investir na agroindústria avícola. Primeiramente se ativeram ao farelo de soja semi-integral, posteriormente ao óleo bruto de soja; em 2008 expandiram os negócios também para a indústria de ovos pasteurizados, atendendo à indústria alimentícia.

Diversos avicultores do Sudeste e de outras regiões do país já investem no Centro-Oeste brasileiro, levando a avicultura ao importante núcleo de produção de grãos, especialmente nos Estados de Goiás e Mato Grosso. 

(A Hora do Ovo, com informações da Prefeitura de Jataí – GO)

0 Comentários