É hoje o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018

É hoje o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018

Com um intenso trabalho de 18 juízes – dois deles internacionais – será realizado nesta quarta-feira, na Capital do Ovo, o julgamento de milhares de ovos de galinha e codorna.

POLOS DO OVO

julho 11, 2018

0
../../arquivos/img/2018/7/1488_4559_conteudo_g.jpg
Dezoito juízes escolherão os melhores ovos brancos, vermelhos e de codorna

 

É hoje, 11 de julho, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018, o maior e mais importante evento que busca mensurar a qualidade de ovos nas categorias brancos, vermelhos e de codorna. O criterioso julgamento feito por 18 juízes começa às 13 horas, no salão Alto Astral, no centro da cidade de Bastos, considerada a Capital do Ovo desde os anos 1960. O evento será transmitido ao vivo pela fanpage do evento no facebook: : facebook.com/ConcursoQualidadeDeOvos.

O evento integra a programação da Festa do Ovo de Bastos, maior evento da agenda avícola brasileira que atrai todas as atenções do universo da avicultura de postura comercial de hoje até o dia 14, quando acontece também a feira agroavícola, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, que neste ano terá mais de 100 empresas expositoras.

“É com muito entusiasmo e empenho que recebi o desafio de presidir e auxiliar na organização do Concurso de Qualidade de Ovos neste ano, criado por nossos antepassados, os avicultores pioneiros de Bastos”, diz Rodrigo Ono. Um dos representantes da nova geração de avicultores da Capital do Ovo, ele preside a comissão organizadora formada por 15 avicultores e dois médicos veterinários. São eles: Presidente: Rodrigo Takeo Ono. Vice-presidente e Tesoureiro: Gustavo Hideki Shimizu Nagai. Secretário: Fábio Yuji Murakami. Demais membros: Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Christian Hideyuki Maki, Dante Yuji Miyakubo, Fábio Ikeda, Jorge Hiro Miyakubo, Leonardo Yoshikawa, Luciano Yoshiyuki Ono, Luís Hirai, Matheus Mizuma, Milton Mizuma, Paulo Ueyama, Sérgio Kenji Kakimoto e Wagner Mizohata.

OS JUÍZES

Nesse ano, pela primeira vez, o Concurso de Qualidade de Ovos terá sua comissão julgadora formada por 18 juízes, com oito representantes da área de genética, dois de sanidade (vacinas), um de aditivos, um da área de pesquisa e seis da área da nutrição animal – dois deles como juízes-operadores da máquina Digital Egg Tester. São equipamentos de alta tecnologia utilizados em laboratórios profissionais de análise de qualidade do ovo. É uma etapa do Concurso inteiramente técnico-operacional, ou seja, sem análises subjetivas.

“Nossa preocupação é sempre por ampliar a participação das empresas fornecedoras que nos apoiam ao longo dos anos para melhorar a qualidade dos ovos que produzimos. Além, é claro, de tornar a avaliação cada vez mais transparente, isenta e representativa”, explica Rodrigo Ono. 

Os 18 juízes que apoiarão o trabalho de análise dos melhores ovos que concorrerão no Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018 são: Ademir Moreira (Planalto Postura), Alexandre Sechinato (DSM), Anderson de Pontes Silva (Lohmann do Brasil), Carlos Aranguren (Novogen - Argentina), Cleison Neira (Uniquímica), Fernando Resende (Ceva Saúde Animal), Fernando Venâncio (Mercoaves), Franco Neimaier (Zoetis), Glauco Geromini (Hy-Line do Brasil), Gonçalo Palone Castro (De Heus), Jhony Wilher Santana Gilio (Auster), Letícia Soares (Poli-Nutri), Luiz Gabriel dos Santos (Hisex), Marcos Buim (Instituto Biológico – Unidade Bastos), Olímpio Miranda (Dekalb), Reyes Pla Soler (ITPSA/Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha), Seme Alexandre Nasrrala Neto (H&N Avicultura) e Sérgio Abe (Amicil). 

A Festa do Ovo 2018

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos faz parte do calendário de atividades da Festa do Ovo, o maior evento da postura comercial brasileira. A Festa do Ovo acontece anualmente em Bastos, no Oeste Paulista, e este ano será realizada a sua 59ª edição, entre os dias 12 e 14 de julho, e com algumas novidades. O pavilhão de exposições será aberto já na quinta-feira à tarde, a partir das 14h, apenas para visitação de produtores e técnicos, sem o coquetel para convidados. E mais: o pavilhão de exposições não será aberto no domingo. Assim, a feira agroavícola vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de julho.

O domingo, dia 15, será destinado apenas para a diversão do público em geral, com funcionamento da praça de alimentação, apresentações culturais e shows.

A entrega dos prêmios aos campeões e os troféus a todos os ranqueados nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna será às 14 horas do sábado, 14 de julho, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018) 

0 Comentários