Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos divulga seu regulamento para 2017

Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos divulga seu regulamento para 2017

Além das regras que garantem um julgamento transparente e rígido, o regulamento deste ano destaca a volta do evento no primeiro dia da Festa do Ovo e um novo local.

POLOS DO OVO

maio 20, 2017

0
../../arquivos/img/2017/5/1212_3544_conteudo_g.jpg
Regras rígidas são tradição, ao lado da tecnologia

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos volta a ser realizado numa quinta-feira, no primeiro dia da Festa do Ovo da Capital do Ovo. O tradicional concurso, realizado pelos avicultores de Bastos, no Oeste Paulista, tem mais de cinco décadas de existência e também inaugura um novo local na edição 2017. Pela primeira vez, ele acontecerá no salão de Festas Alto Astral, no centro da cidade.

Essas são duas das mudanças inscritas no regulamento do concurso deste ano, que está sendo divulgado pela comissão organizadora, mantendo a tradição das regras rígidas e, ao mesmo tempo, inovadoras, sempre acompanhando a tecnologia e a evolução do setor de ovos brasileiro.

Realizado desde os tempos pioneiros da avicultura bastense, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos é conhecido nacional e internacionalmente, já que é considerado o mais criterioso concurso do gênero em todo o mundo. Seus resultados são balizadores importantes para muitas empresas de nutrição animal e de genética avícola (empresas que desenvolvem linhagens de poedeiras

Neste ano, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos voltará a ser realizado numa quinta-feira, na véspera da Festa do Ovo. Conforme pode-se verificar no Regulamento 2017, publicado nesta edição, o Concurso deste ano será no dia 13 de julho, com a entrega dos ovos inscritos podendo ser feita das 10 h ao meio dia. E, pela primeira vez, o julgamento será realizado no Salão Alto Astral, no Centro de Bastos, na Rua Presidente Vargas, 680.

Quem é avicultor – de qualquer parte do país – pode participar com duas amostras de ovos de cada categoria (ovos brancos e vermelhos e ovos de codorna). Confira o Regulamento a seguir.

Regulamento do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2017

1. Para o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2017 serão aceitas inscrições provenientes de granjas avícolas de qualquer município do Brasil.

2. Os ovos deverão ser entregues a partir das 10 horas até as 12 horas do dia 13 de julho de 2017 (quinta-feira), no Salão de Eventos Alto Astral, localizado na Rua Presidente Vargas nº 680 – Centro, em Bastos (SP). Os ovos recebidos após esse horário não participarão do concurso.

Os produtores que tiverem alguma dúvida sobre este regulamento e queiram maiores esclarecimentos antes de se inscreverem devem entrar em contato com os seguintes membros da comissão organizadora: Christian Maki (fones 14 - 98117-7711 ou 14 - 99837-7997), Leonardo Yoshikawa (14 - 99762-3676) e Dante Miyakubo (14 - 99112-5040).

3. Os avicultores deverão participar com sua respectiva granja. Cada granja pode inscrever até 2 (duas) amostras de ovos por categoria: 2 (duas) na categoria Ovos Brancos, 2 (duas) na categoria Ovos Vermelhos e 2 (duas) na categoria Ovos de Codorna. Para efeito de inscrição, a Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2016 considera como “granja” uma unidade empresarial com administração e processo produtivo centralizados em uma marca - não importando se a granja tem mais de uma razão social agrupada sob a mesma identidade ou filiais e arrendamentos – desde que todas as unidades utilizem a mesma estrutura de processamento de ovos, fábrica de ração, cria e recria, entre outros processos. No caso da participação de cooperativas, considera-se cada cooperado como uma granja independente e, portanto, apta a participar com uma inscrição, cada um.

4. No ato da inscrição o avicultor deve, obrigatoriamente, informar o nome da granja, o nome do produtor, seus números de contato de telefones fixos, celular e WhatsApp, se houver, para que a Comissão Organizadora possa rapidamente fazer contato para o caso dele ser o Campeão de Qualidade. O campeão em cada uma das categorias se compromete a dar entrevista e permitir fotos para a reportagem no Jornal da Qualidade, veículo de comunicação do evento, logo após ser comunicado do resultado. É sugerido (desejável) que o produtor informe também o e-mail para contato, a linhagem genética e também a nutrição utilizada.

5. Cada amostra deverá conter 30 (trinta) ovos, acondicionados em bandejas de 30 unidades.

6. Os ovos poderão ser acondicionados em qualquer bandeja. Os produtores que quiserem podem entregar os ovos já nas bandejas oficiais do Concurso, devendo para isso solicitar as bandejas à Comissão Organizadora. Porém, a Comissão Organizadora do Concurso 2017 efetuará a troca de TODAS as bandejas no momento da recepção, respeitando a posição de colocação original dos ovos. Eventuais quebras após a entrega dos ovos não penalizarão o produtor participante do Concurso.

7. Os ovos brancos serão expostos em bandejas de cor verde. Os ovos vermelhos, em bandejas de cor cinza. Os ovos de codornas, em estojos apropriados.

8. A recepção e codificação das amostras serão feitas por um membro neutro (não concorrente) e de altíssima confiabilidade da Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos e por seus prepostos (estagiários-voluntários). Os membros da Comissão Organizadora que são participantes do Concurso (concorrentes) não participarão da recepção nem da codificação dos ovos.

9. Será permitida a presença de fiscais particulares somente até o momento da inscrição, não tendo eles acesso à codificação das bandejas.

10. Cada amostra será identificada apenas por códigos até o final do julgamento.

11. No local do julgamento - que será RIGOROSAMENTE isolado - somente será permitida a presença da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora, dos estagiários voluntários e da imprensa credenciada, sendo expressamente proibida a presença de outras pessoas que não tenham envolvimento direto com o evento.

12. A Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2017 é a responsável pelo fluxo de ovos, desde a recepção até a mesa de julgamento.

13. A Comissão Julgadora não participará da recepção dos ovos.

14. A Comissão Julgadora chegará ao local do evento às 13 horas, horário de início dos trabalhos de julgamento.

14.1. Seguindo procedimentos padrões de BPP (Boas Práticas de Produção) e BPF (Boas Práticas de Fabricação), TODOS os envolvidos na manipulação dos ovos (Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e os estagiários-voluntários) não devem usar anéis, brincos, pulseiras, esmalte, maquiagem e perfume para evitar a contaminação das amostras.

15. A Comissão Julgadora será formada por 13 (treze) membros-juízes, todos profissionais que atuam na área avícola, podendo ser técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas e pesquisadores; 1 (um) juiz é o operador da máquina Digital Egg Tester, equipamento que faz análises dos ovos por leitura a laser. É obrigatória uma renovação parcial do quadro de juízes a cada ano, medida que visa estimular – entre os profissionais e empresas do segmento avícola - a expansão dos conhecimentos que envolvem o evento, criando um ambiente favorável a inovações e enriquecimento científico do Concurso de Qualidade. A renovação parcial também tem por objetivo evitar possíveis vícios gerados por repetições do mesmo quadro de juízes.

16. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE GALINHA

../../arquivos/img/2017/5/1212_3545_conteudo_g.jpg
 

 

A avaliação dos OVOS DE GALINHA terá 4 etapas:

1ª etapa: Avaliação visual da qualidade externa das amostras de ovos. Nesta etapa os 12 (doze) jurados individualmente farão a votação levando em conta o aspecto estético. Nessa etapa os juízes não podem tocar os ovos. Esta primeira etapa seleciona as 12 (doze) melhores amostras de Ovos Brancos e as 12 (doze) melhores amostras de Ovos Vermelhos.

2ª etapa: As melhores amostras selecionadas na etapa anterior (1ª etapa) são novamente analisadas pelos jurados (em grupos), agora em uma avaliação (subjetiva e sensorial) minuciosa da qualidade externa da casca dos ovos. Aqui os juízes podem tocar e examinar minuciosamente os ovos, porém respeitando a posição original de cada ovo.

3ª etapa: Aqui os jurados (em grupos) farão a avaliação visual (subjetiva e sensorial) da qualidade interna (clara e gema) de 6 (seis) ovos de cada amostra. Aqui serão escolhidos os mesmos 6 ovos (posições pré-definidas) para todas as bandejas.

4ª etapa: Através da máquina Digital Egg Tester, será feita a avaliação de medição dos parâmetros quantitativos de qualidade dos ovos, feita em 4 (quatro) ovos de cada amostra. Aqui também serão escolhidos os mesmos 4 ovos (posições pré-definidas) para todas as bandejas.

16.1. Os ovos de galinha deverão ter peso mínimo de 60 gramas. Serão desclassificadas as amostras que tiverem ovos fora deste padrão de peso mínimo.

16.2. Serão passíveis de perda de pontos os ovos que tiverem desuniformidade de tamanho e/ou de cor, defeitos de formato e de textura, e sujeiras na casca.

16.3. Igualmente serão passíveis de perda de pontos, também, os ovos que tiverem internamente mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, inconsistência da clara, e descentralização da gema.

16.4. Os OVOS DE GALINHA avaliados pela máquina Digital Egg Tester devem atingir níveis próximos das seguintes pontuações (consideradas ideais):

Resistência da casca (>= 5,50 kgf); Espessura da casca (>= 0,47 mm); Unidade Haugh (>= 90,0 UH para ovo vermelho / >= 95,0 UH para ovo branco); Cor da gema (8,0 a 10,9 para ovo branco / 9,0 a 11,9 para ovo vermelho), de acordo com o leque de cores da DSM (antigo leque da Roche).

16.5. Os OVOS DE GALINHA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico, ou seja, a parte mais estreita. A medição da espessura da casca será feita apenas na casca, SEM a membrana. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo.

16.6. Os critérios de desempate (se necessário) serão: 1) A primeira votação; 2) Resistência da casca; 3) Unidade Haugh.

17. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE CODORNA

../../arquivos/img/2017/5/1212_3546_conteudo_g.jpg
 

 

A avaliação dos OVOS DE CODORNA terá 3 etapas:

1ª Etapa: Avaliação visual da qualidade externa (casca) das amostras dos ovos, em que os 12 (doze) jurados individualmente farão a votação levando em conta seus aspectos estéticos. Nesta etapa os juízes não podem tocar os ovos. Esta primeira etapa seleciona as 6 (seis) melhores amostras.

2ª Etapa: Agora reunidos em grupos, os jurados farão a avaliação visual da qualidade interna (clara e gema) de 4 (quatro) ovos de cada amostra. Serão escolhidos os mesmos 4 ovos de cada bandeja em posições pré-definidas.

3ª Etapa: Avaliação da espessura de casca desses mesmos quatro ovos cortados, através de análise específica na máquina Digital Egg Tester.

17.1. Os OVOS DE CODORNA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico. A medição da espessura da casca do ovo de codorna será feita na casca COM a membrana, devido a dificuldades operacionais. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo de codorna em análise.

17.2. Os critérios de desempate (se necessário) serão: 1) A primeira votação; 2) Avaliação Interna; 3) Avaliação de espessura de casca. 

18. Casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora e sua decisão é soberana e irrecorrível.

19. O ato da entrega dos ovos para o Concurso pressupõe total aceitação deste Regulamento.

20. Haverá premiação para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Brancos, assim também para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Vermelhos. Na categoria Ovos de Codorna serão premiados os três primeiros lugares classificados no Concurso.

Será premiada somente a melhor amostra de cada participante em cada uma das categorias que estiver participando, ou seja, não haverá repetição.

21. Haverá sorteio, durante a Festa do Ovo 2017, de valiosos brindes entre os participantes não premiados. Esta lista será divulgada, ainda antes da realização do Concurso, na mídia e também nas páginas do Concurso no facebook.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos. Fotos: Elenita Monteiro e Teresa Godoy)

0 Comentários