Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos divulga regulamento deste ano

Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos divulga regulamento deste ano

Regras que orientam o tradicional concurso da Capital do Ovo são importantes passos para a transparência e o rigor científico da competição.

POLOS DO OVO

julho 08, 2013

0
../../arquivos/img/2013/7/395_842_conteudo_g.jpg
Julgamento segue regras rígidas e científicas

A comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos (SP) divulgou no final da semana passada o regulamento do evento para este ano. O concurso versão 2013 acontece na próxima semana, no dia 17 de julho, a partir das 13 horas, no recinto de exposições Kisuke Watanabe, onde também acontece a Festa do Ovo. Segundo os organizadores, o Concurso – que tem 50 anos de história – as normas são rígidas para que os resultados dêem ao evento a transparência e o rigor necessários para sua credibilidade.

Confira os 20 itens que compõem o regulamento deste ano.  

REGULAMENTO DO CONCURSO DE QUALIDADE DE OVOS DE BASTOS – EDIÇÃO 2013

1. Para o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2013 serão aceitas inscrições provenientes de granjas avícolas de qualquer município do Brasil.

2. Os ovos deverão ser entregues até às 12 horas do dia 17 de julho de 2013 (quarta-feira), no Recinto Permanente de Exposições Kisuke Watanabe, em Bastos (SP). Os ovos recebidos após esse horário não participarão do concurso.

Os produtores de ovos que tiverem alguma dúvida sobre este regulamento e queiram maiores esclarecimentos antes de inscrever-se devem entrar em contato com os seguintes membros da comissão organizadora: Leonardo Yoshikawa (fone 14- 9762-3676) e Dante Miyakubo (fone 14 -9112-5040).

3. Os avicultores deverão participar com a sua respectiva granja, utilizando o nome fantasia da empresa.

4. Cada avicultor pode inscrever até 2 (duas) amostras de ovos por categoria: 2 (duas) na categoria Ovos Brancos, 2 (duas) na categoria Ovos Vermelhos e 2 (duas) na categoria Ovos de Codorna.

5. Cada amostra deverá conter 30 (trinta) ovos, acondicionados em bandejas de 30 unidades.

6. Os ovos poderão ser acondicionados em qualquer bandeja, sendo que a Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2013 efetuará a troca pela bandeja escolhida no momento da recepção dos ovos, respeitando a posição de colocação original dos ovos. Eventuais quebras após a entrega dos ovos não penalizarão o produtor participante do concurso. Caso o próprio produtor queira colocá-los pessoalmente nas bandejas utilizadas pela Comissão Organizadora para a classificação, deve fazer a solicitação à Comissão.

7. Os ovos brancos serão expostos em bandejas de cor verde. Os ovos vermelhos, em bandejas de cor cinza. Os ovos de codornas, em estojos apropriados.

8. As amostras serão recebidas pela Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos e por seus prepostos.

9. Cada amostra será identificada apenas por códigos até o final do julgamento.

10. Será permitida a presença de fiscais particulares somente até o momento da codificação.

11. No local do julgamento - que será isolado - somente será permitida a presença dos juízes e dos coordenadores do julgamento.

12. A Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2013 é a responsável pelo fluxo de ovos, desde a recepção até a mesa de julgamento.

13. A Comissão Julgadora não participará da recepção dos ovos.

14. A Comissão Julgadora chegará ao local do evento às 13 horas, horário de início dos trabalhos de julgamento.

15. A Comissão Julgadora será formada por 13 (treze) membros/juízes, todos técnicos avícolas, podendo ser também médicos veterinários, zootecnistas e pesquisadores; 1 (um) juiz é o operador da máquina Nabel Digital Egg Tester, equipamento que faz análises dos ovos por leitura a laser. Os juízes atuarão em duas etapas: primeiro individualmente; depois em grupos.

É obrigatória uma renovação parcial do quadro de juízes a cada ano, visando estimular inovações e evitar vícios naturais da repetição no Concurso. Além disso, essa prática da renovação proporciona a formação de uma ampla reserva de juízes capacitados para o rodízio/revezamento futuro.

16. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO

16.1. Os ovos de galinha deverão ter peso mínimo de 60 gramas.

16.2. Serão passíveis de desclassificação ou perda de pontos os ovos que tiverem desuniformidade de tamanho e/ou de cor, defeitos de formato e de textura, e sujeiras na casca.

16.3. Igualmente serão passíveis de desclassificação ou perda de pontos também os ovos que tiverem internamente mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, inconsistência da clara externa e descentralização da gema.

16.4. Os ovos avaliados pela máquina Nabel Digital Egg Tester devem atingir níveis próximos das seguintes pontuações (considerados ideais): resistência da casca (>= 5,50 kgf); espessura da casca (>= 0,45 mm); unidade Haugh (>= 90,0 UH para ovo vermelho / >= 95,0 UH para ovo branco); cor da gema (8,0 a 10,9 para ovo branco / 9,0 a 11,9 para ovo vermelho), de acordo com o leque de cores da DSM (antigo leque da Roche).

17. Casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora e sua decisão é soberana e irrecorrível.

18. O ato da entrega dos ovos para o Concurso pressupõe total aceitação deste regulamento.

19. Haverá premiação para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Brancos, assim também para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Vermelhos. Na categoria Ovos de Codorna serão premiados os três primeiros lugares classificados no Concurso.

Será premiada somente a melhor amostra de cada participante, ou seja, não haverá repetição.

20. Haverá sorteio, durante a Festa do Ovo 2013, de valiosos brindes entre os participantes não premiados.

(A Hora do Ovo)

0 Comentários