Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos anuncia comissão organizadora

Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos anuncia comissão organizadora

O avicultor Rodrigo Ono é o presidente da comissão que organiza este ano o evento conhecido pela criteriosa avaliação dos melhores ovos brancos, vermelhos e de codorna.

POLOS DO OVO

abril 09, 2018

0
../../arquivos/img/2018/4/1410_4381_conteudo_g.jpg
Concurso é o primeiro e mais tradicional do setor no país

Está definida a comissão organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018, tradicional evento da agenda avícola brasileira que acontecerá em 11 de julho, dentro da programação da 59ª Festa do Ovo. A composição da Comissão Organizadora foi oficializada na portaria municipal 5.195/18, assinada em 15 de março por Manoel Ironides Rosa, prefeito municipal de Bastos (SP).

Ficou definido que o presidente da comissão este ano será o avicultor bastense Rodrigo Takeo Ono. Para o trabalho ele contará com o apoio de uma comissão organizadora formada por mais 14 avicultores e dois médicos veterinários, todos já com experiência na realização do prestigiado evento, que é o mais antigo e respeitado concurso do gênero no mundo e premia os melhores ovos nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna.

“É com muito entusiasmo e empenho que recebi o desafio de presidir e auxiliar na organização de um dos mais tradicionais eventos da principal festa da avicultura nacional, a Festa do Ovo, que tanto nos orgulha”, conta Rodrigo Ono. Um dos representantes da nova geração de avicultores da Capital do Ovo – como Bastos é conhecido há décadas -  ele gerencia com o pai Yoshio Ono e os irmãos a propriedade da família, a Granja Ono.

../../arquivos/img/2018/4/1410_4382_conteudo_g.jpg
Rodrigo Ono: orgulho por manter a tradição

Rodrigo Ono tem em sua memória as muitas vezes em que viu o pai selecionando ovos para participar todos os anos no Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, criado nos anos 1940 pelos imigrantes japoneses que fundaram o município. Ele considera que manter essa tradição e, ao mesmo tempo, zelar pela transparência e seriedade do Concurso, é sempre muito importante para a força da avicultura de Bastos, município que conta com a maior produção de ovos de galinha e de ovos de codorna do Brasil.

 

“Certamente os avicultores que criaram o Concurso apenas para homenagear o produtor do ovo mais bonito jamais imaginaram que ele se tornaria - mais de 50 anos depois - um evento que avalia criteriosamente os ovos de maneira científica para eleger os de melhor qualidade em todos seus aspectos”, diz o novo presidente do Concurso. Ele próprio é uma testemunha da evolução do evento, no qual começou participando como auxiliar, tornou-se um dos organizadores e agora é o responsável pela coordenação do evento. “Espero que possamos manter a tradição do Concurso de Qualidade passando-a para as próximas gerações de avicultores bastenses, honrando nossos antepassados e a história da Capital do Ovo”, conclui.

A Comissão

Este ano, a comissão organizadora do Concurso é formada pelos seguintes membros. Presidente: Rodrigo Takeo Ono. Vice-presidente e Tesoureiro: Gustavo Hideki Shimizu Nagai. Secretário: Fábio Yuji Murakami. Demais membros: Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Christian Hideyuki Maki, Dante Yuji Miyakubo, Fábio Ikeda, Jorge Hiro Miyakubo, Leonardo Yoshikawa, Luciano Yoshiyuki Ono, Luís Hirai, Matheus Mizuma, Milton Mizuma, Paulo Ueyama, Sérgio Kenji Kakimoto e Wagner Mizohata.

A Festa do Ovo 2018

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos faz parte do calendário de atividades da Festa do Ovo, o maior evento da postura comercial brasileira. A Festa do Ovo acontece anualmente em Bastos, no Oeste Paulista, e este ano será realizada a sua 59ª edição, entre os dias 12 e 14 de julho, e com algumas novidades. O pavilhão de exposições será aberto já na quinta-feira à tarde, a partir das 14h, apenas para visitação de produtores e técnicos, sem o coquetel para convidados. E mais: o pavilhão de exposições não será aberto no domingo. Assim, a feira agroavícola vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de julho.

O domingo, dia 15, será destinado apenas para a diversão do público em geral, com funcionamento da praça de alimentação, apresentações culturais e shows.

A entrega dos prêmios aos campeões e os troféus a todos os ranqueados nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna será às 14 horas do sábado, 14 de julho, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2018)

0 Comentários