Capital do Ovo terá workshop sobre ovos caipiras e orgânicos

Capital do Ovo terá workshop sobre ovos caipiras e orgânicos

Evento promovido pelo ITEC será realizado no dia 6 de setembro, na cidade de Bastos, conhecida por sua alta produção de ovos industriais no país.

POLOS DO OVO

setembro 02, 2013

0
../../arquivos/img/2013/9/442_1010_conteudo_g.jpg
Ovos caipiras e orgânicos são tema de workshop em Bastos (SP)

Tradicional e reconhecida pela maior produção de ovos industriais do Brasil, a cidade de Bastos, no Oeste Paulista, será palco de um workshop sobre ovos caipiras e orgânicos. O evento Oportunidades de Mercado para Ovos Caipiras e Orgânicos é uma promoção do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal, o ITEC, e acontecerá no próximo dia 6 de setembro, na Associação Comercial e Industrial de Bastos, a ACIB.

Segundo informações da assessoria de imprensa do evento, o workshop pretende apresentar a dinâmica da produção e comercialização de ovos caipiras e orgânicos e debater oportunidades e barreiras ao crescimento desse setor no país. Ele é direcionado a produtores de ovos, estudantes, fornecedores de equipamentos e empresas que desejam implementar o uso de ovos de galinhas soltas em suas cadeias de fornecimento. “O evento tem o intuito de promover uma troca de experiências entre esses diversos atores, identificando oportunidades e pontos críticos existentes, além de alternativas e caminhos para a resolução dos problemas encontrados”, informa a divulgação do workshop.

Visto como nicho crescente nos últimos anos, o mercado de ovos caipiras e orgânicos também tem ganhado espaço no Brasil, assim como em outros países do mundo. Segundo informa a divulgação do workshop, dados de vendas dos maiores varejistas do país revelam que o consumo desses dois tipos de ovos cresce, proporcionalmente, cerca de duas vezes mais do que o de ovos industriais. “Cada vez mais grandes empresas alimentícias estão introduzindo a compra de ovos caipiras ou orgânicos em suas políticas de responsabilidade corporativa e de sustentabilidade”, apontam os organizadores do evento que acontecerá em Bastos, salientando ainda que “estudos de respeitadas instituições nacionais, como o Conselho Nacional de Medicina Veterinária, indicam que grande parte dos consumidores têm grande interesse e disposição a pagar mais por produtos oriundos de sistemas menos intensivos, como o caipira e o orgânico.”

Conforme o site do ITEC – organizador do evento - o instituto “é uma organização sem fins lucrativos que fornece serviços de formação e apoio profissional visando à humanização dos serviços em saúde relacionados com o controle populacional de cães e gatos e controle de zoonoses, e o progresso do bem-estar animal nos diferentes setores.”

O workshop Oportunidades de Mercado para Ovos Caipiras e Orgânicos terá início às 8h30 e prosseguirá até as 17 horas. A participação no evento é gratuita. Maiores informações podem ser obtidas pelo hotsite www.ovoscaipira.net.br ou pelo e-mail ovoscaipira@ovoscaipira.net.br.

E ainda pelos fones (19) 3597 4332 e (19) 9198 5243, com Dra. Fabiola Fernandes.

A ACIB, Associação Comercial e Industrial de Bastos, fica na Rua Shigueru Shida, 145, no Jardim Hikari, em Bastos (SP).

Confira a programação do workshop e seus palestrantes.

PROGRAMAÇÃO

8h00 - Inscrição e entrega de materiais.

8h30 – Abertura, com a presença do Sr. Anizan Ferreira - Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Bastos e o Eng. Agr. Milton Giacomino Pagliusi Filho - Diretor da Regional de Tupã do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

8h40 - Apresentação do workshop, objetivos e programação do dia, com a Dra. Rita Garcia, da USP/ITEC.

8h50 - Os sistemas de produção caipira e orgânico, com o zootecnista Murilo Henrique Quintiliano - Diretor Executivo FAI do Brasil Criação Animal.

Consultor BEA Consultoria e Treinamento.

9h30 – Perguntas.

9h50 - Dinâmica entre participantes.

Coordenação: Dra. Rita Garcia - USP/ITEC.

10h20 - Intervalo: Coffee break.

10h50 - Mesa redonda: A produção de ovos caipiras e/ou orgânicos na prática.

Coordenadores: Murilo Quintiliano (FAI) e Dra. Rita Garcia (USP/ITEC).

Produtores: Pablo Albarrán Lama - Ecoterra (Chile), Rodrigo Cobrelo - Encarregado Agrícola Fazenda da Toca, Leonardo Pierre - Ovos Cor & Sabor, Comercial FLV e Ovos Korin Agropecuária (Representante a confirmar).

Fornecedor de equipamento: Sadala Tfaile - Gerente Nacional de Vendas Big Dutchman Brasil.

12h30 - Intervalo para almoço.

14h00 - Dinâmica: Pontos críticos no Brasil para a produção e comercialização de ovos caipiras e orgânicos e uma perspectiva sobre o mercado, consumidores, aspectos sanitários, insumos e transporte

Coordenadoras: Dra. Rita Garcia (USP/ITEC) e Vet. Fabiola Fernandes Schwatz (ITEC).

16h00 - Dinâmica final: Propostas para políticas de incentivo à produção de ovos de galinhas soltas.

Coordenadoras: Dra. Rita Garcia (USP/ITEC) e Vet. Fabiola Fernandes Schwartz (ITEC).

17h00 – Encerramento.

14h40 - Mesa redonda: Possibilidades de mercado para ovos caipiras e orgânicos.

Coordenadores: Eng. Milton Pagliusi (CATI) e Murilo Quintiliano (FAI).

PALESTRANTES

Ernani Wood – Unilever: administrador de empresas, formado pela FAI em 1982. Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito do Sul de Minas Gerais, em 1990. MBA em Gestão Executiva de Negócios pela PUC Minas, em 2005. MBA em Logística Empresarial pela FGV, em 2011. Atualmente é líder global para compras de ovos e carnes na Unilever. Experiências prévias com compras de commodities para as Américas – açúcar, ovos, etanol e energia, atuando também como global expert para compras de açúcar; gerência das operações de compras para a operação Brasil; gerência regional para compras de ingredientes e representação para compras de amidos & derivativos e emulsificantes & espessantes. 

Javier Carbajal - Ponedoras Pachacamac/ Ovoandino (Peru). Médico especialista em alergia e imunologia, sócio e representante da Ponedoras Pachacamac/Ovoandino no Brasil. 

Murilo Henrique Quintiliano - Food Animal Initiative (FAI). Possui graduação em zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Jaboticabal (2005). Diretor executivo da FAI do Brasil Criação Animal Ltda, empresa responsável pelo Projeto Fazenda Modelo (Model Farm Project). Atua como consultor na implantação de boas práticas de manejo e bem-estar na produção animal junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Anima (Grupo ETCO) desde 2005. Consultor da BEA Consultoria e Treinamento. Possui experiência na área de zootecnia, com ênfase em boas práticas de manejo e no bem-estar na produção animal, atuando principalmente em bem-estar animal, transporte e manejo racional de bovinos.

Rita de Cássia Maria Garcia – ITEC. Formada em medicina veterinária pela USP; mestrado e doutorado em ciências pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Faculdade de medicina Veterinária da USP; pós-doutoranda da USP. Vice-coordenadora executiva do Instituto Técnico de Educação (ITEC), diretora da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL). Consultora "ad hoc" da OIE e da FAO.

Fabíola Fernandes Schwartz - SFS Boas Práticas Agropecuárias. Médica Veterinária formada pela FMVZ-USP em 1985, especialização em  Vigilância Sanitária (SESA/PR, 1990) e Homeopatia (IBEH, 1994). Mestrado em agroecologia e desenvolvimento rural  (UFSCar, 2012). Sócia proprietária da SFS Boas Práticas Agropecuárias Ltda, atuando na área de agroecologia, produção orgânica animal e segurança de alimentos para implementação e treinamento de ferramentas e normas como HACCP, GAP, GMP e GLOBALGAP. Até 2004 trabalhou no Instituto de Tecnologia do Paraná no projeto de certificação de produtos agroindustriais. Atualmente é avaliadora independente do Cgcre/Inmetro (Coordenação Geral de Acreditação), para o escopo Globalgap e consultora do ITEC.

Miwa Yamamoto Miragliotta – AVAL. Graduação em Tecnologia de Construção Civil pela UNESP em 1994. Mestrado em engenharia agrícola pela Unicamp em 2000. Especialização em engenharia ambiental pela Unicamp, em 2002. Doutorado em engenharia agrícola pela Unicamp em 2005. Extensão Universitária sobre emissão de gases da produção animal no Instituto Für Agrartechnik Bornim, ATB (Alemanha) em 2004. Especialização em MBA Executivo Internacional em Agribusiness pela FGV em 2006. Dez anos de experiência profissional no setor de produção animal. Atualmente é proprietária da AGRIAS Services, consultora da Agroceres e diretora técnico-científica na AVAL (Associação Brasileira de Avicultura Alternativa).

Pablo Albarrán Lama - Ecoterra Free Range (Chile). Engenheiro agrônomo pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (2009). Intercâmbio acadêmico na University of British Columbia (Canadá-2008). Especializações em ciências animais e estudos ambientais pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (2009). Cinco anos de experiência profissional no setor agropecuário. Atualmente é presidente e gestor da Ecoterra – Ovos Free-Range. 

Rodrigo Cobrelo - Fazenda da Toca. Formado técnico em agropecuária há cinco anos. Atuou por quatro anos em criação de frango de corte na região de Laranjal Paulista, onde cuidou de mais de um milhão e meio de aves. Atualmente cursando o curso de agricultura orgânica promovido pela Embrapa em parceria com diversos produtores orgânicos nas regiões paulistas de Jaguariúna, Serra Negra e Campinas (conclusão em setembro de 2013). Atualmente trabalha com aves de postura no sistema orgânico na Fazenda da Toca.

Sadala Tfaile - Big Dutchman Brasil. Zootecnista formado pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba (MG). MBA em Gestão em Agronegócios pela Esalq USP. Há mais de 15 anos atua no setor de avicultura de corte e postura, tendo trabalhado nas seguintes empresas: Hy-Line do Brasil, Isa Avícola Ltda e CIA – Companhia Ibirapuera de Avicultura. Atualmente é gerente nacional de vendas de postura comercial na Big Dutchman Brasil.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do workshop sobre ovos caipiras e orgânicos)

0 Comentários