Bastos realiza seu 58º Concurso de Qualidade de Ovos neste dia 13 de julho

Bastos realiza seu 58º Concurso de Qualidade de Ovos neste dia 13 de julho

O evento, que será transmitido ao vivo pelo Canal do Ovo, tem início às 13 horas, com a análise dos ovos pela comissão organizadora; entre 10 e 12 hs, os avicultores inscrevem seus ovos.

POLOS DO OVO

julho 12, 2017

0
../../arquivos/img/2017/7/1240_3665_conteudo_g.jpg
 

 

Conhecido internacionalmente, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos chega a sua 58ª edição recheado de expectativas. É nesta quinta-feira, dia 13 de julho, que os avicultores visitam seu plantel e recolhem os ovos que julgam mais preparados para disputar o maior concurso de qualidade de ovos do Brasil. A partir das 10 horas da manhã desta quinta-feira, o local do evento – o salão de eventos Alto Astral, no centro da cidade – estará aberto às inscrições dos concorrentes ao prêmio de qualidade da Capital do Ovo, como Bastos é conhecido.

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos é considerado o mais criterioso do gênero em todo o mundo. Seus resultados são balizadores importantes para muitas empresas de genética avícola (que fazem o desenvolvimento genético de linhagem de galinhas poedeiras) e de nutrição animal (um dos pontos chaves para um ovo de qualidade).

O Concurso é disputado nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna, e os resultados são sempre aguardados com ansiedade. As granjas campeãs em cada categoria e todas as demais ranqueadas nos primeiros lugares ganham prêmios e troféus, além de muito destaque no mercado de compra e venda de ovos (atacadistas e varejistas).

../../arquivos/img/2017/7/1240_3667_conteudo_g.jpg
A partir das 10 horas, avicultores já se inscrevem, com suas bandejas de ovos

 

O julgamento dos ovos de galinha e codorna

O Concurso de Qualidade de Ovos evoluiu muito nos últimos 20 anos em critérios de avaliação e hoje é altamente profissional. Treze juízes de alto nível de conhecimento acadêmico e de campo compõem o corpo de jurados. Ele formado por médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa de renome.

Alta tecnologia japonesa

Desde 2009, o evento tem o suporte da tecnologia de ponta da máquina japonesa Digital Egg Tester que, através de leitura a laser, avalia os ovos nos itens frescor (unidade Haugh), altura e consistência do albúmen (clara) e cor da gema.  Essa máquina também faz, com precisão, análises do peso do ovo, da resistência da casca e  a espessura da casca do ovo.

Consultoria de nutricionista

A comissão que organiza o Concurso conta com a assessoria de uma nutricionista especializada em segurança alimentar, com grande experiência em granjas de postura comercial. É Lisane Motta Garcia, que estará no local do Concurso com uma bancada demonstrativa de produtos feitos à base de ovos. Ela estará à disposição para entrevistas sobre o tema segurança alimentar e a importância nutricional do ovo na alimentação, especialmente para gestantes, esportista, idosos e crianças.

O CONCURSO TEM HISTÓRIA

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos começou na primeira feira agroavícola do município, em 1948, realizada pelos imigrantes japoneses que fundaram o município. Mais tarde a feira passou a ser chamada de Festa do Ovo, grande evento do segmento de avicultura de postura (destinada exclusivamente à produção de ovos).

No início, o Concurso se resumia à premiação do ovo mais bonito mas, ao longo das décadas, conforme a avicultura de Bastos passou a ser uma forte indústria de ovos,   o Concurso evoluiu para uma criteriosa avaliação dos diversos itens que indicam qualidade do ovo, como qualidade de casca (espessura, resistência, cor, uniformidade de cor, ausência de manchas ou sujeiras); qualidade interna do ovo (consistência e altura da clara, cor e centralização da gema, ausência de manchas de sangue ou impurezas); e ouros aspectos, como o peso do ovo e uniformidade de seu tamanho e formato também são levados em conta, com pontuações para cada item desses.

O resultado do Concurso, que apontará os campeões em cada categoria de ovos será conhecido já no final da tarde de manhã, por volta das 18h.

A produção de Bastos

Bastos é o maior produtor de ovos do Brasil, é conhecido nacionalmente como Capital do Ovo. Nas granjas de Bastos e microrregião, são produzidos cerca 18,7 milhões de ovos por dia, o que dá o espantoso número de 216 ovos por segundo. Isso garante cerca de 15% de toda a produção nacional de ovos, e corresponde a mais da metade da produção paulista.

Para garantir essa produção a microrregião tem 28 milhões de galinhas, sendo 22 milhões delas em produção. O restante ─ 6 milhões ─ são pintainhas ou frangas em fase de pré-produção. Os dados são do Sindicato Rural de Bastos.

A produção de ovos de Bastos é tão importante economicamente que o Ministério da Agricultura a reconhece como área geoeconômica, denominada oficialmente como Bolsão de Bastos. O Bolsão compreende 16 municípios ao seu redor, que são influenciados pela avicultura bastense sob diversos aspectos.

Em 2017 o Concurso de Qualidade de Ovos será realizado na véspera da 58ª Festa do Ovo, no dia 13 de julho, uma quinta-feira, no salão de eventos Alto Astral, na Rua Presidente Vargas, 680, no centro de Bastos. Das 10 às 12 horas serão feitas as inscrições das granjas concorrentes e entrega das amostras de ovos. A partir das 13h os juízes estarão reunidos para iniciar as análises, que deverão terminar no final da tarde do mesmo dia.

(A Hora do Ovo. Fotos: Elenita Monteiro e Teresa Godoy)

0 Comentários