Avicultores recebem orientações sobre manejo e nutrição da ave W36

Avicultores recebem orientações sobre manejo e nutrição da ave W36

Palestra que reuniu produtores de ovos de diversas cidades da região de Bastos (SP), e também do Norte do Paraná, foi uma promoção da Hy-Line do Brasil.

POLOS DO OVO

junho 21, 2013

0
../../arquivos/img/2013/6/378_805_conteudo_g.jpg
Palestra da Hy-Line levou avicultores a Acerb

Avicultores da região de Bastos e até mesmo do Norte do Paraná estiveram presentes na palestra que a Hy-Line promoveu na Capital do Ovo na última quinta-feira à noite, dia 20 de junho. Eles foram conferir, na Acerb, a Associação Cultural, Esportiva e Rural de Bastos, as recomendações técnicas, sempre muito bem embasadas, do zootecnista Vitor Arantes, que falou sobre o manejo de cria e recria e da nutrição para a ave W36, da Hy-Line.

Gerente de assistência técnica da empresa no Brasil, Vitor destacou um estudo detalhado que ele e sua equipe têm feito em campo com as aves da linhagem e mostrou como os avicultores podem obter melhor rendimento da ave, obedecendo a critérios específicos de nutrição e acompanhamento do manejo, ao longo da vida da W36.

../../arquivos/img/2013/6/378_806_conteudo_g.jpg
Tiago Lourenço, diretor geral da Hy-Line

Antes, porém, que o zootecnista assumisse a principal palestra da noite, os avicultores foram recepcionados pelo diretor geral da empresa no país, o jovem executivo Tiago Lourenço, que abriu o encontro apresentando, em números, um panorama da atual avicultura de postura de acordo com dados da International Egg Comission (IEC). De acordo com eles, o Brasil figurou, em 2012, na sétima posição em quantidade de ovos comerciais produzidos, com 2,2% da produção global. A China mantém-se em primeiro lugar, com 38%, seguido pelos Estados Unidos, com 10% do total de ovos produzidos no mundo.

Entre os estados brasileiros, São Paulo segue na frente, respondendo por 36,6% do mercado da postura, seguido por Minas Gerais (11,7%), Espírito Santo (7,7%) e Paraná (7%). Tiago apontou ainda os dados do consumo de ovos no Brasil, que passou de 148 ovos per capita em 2010 para 162 no ano seguinte, e fechou o ano de 2012 com uma leve redução: 161 ovos per capita. Ele acredita que o recuo de um ovo per capita a menos consumido ao longo de 2012 tenha sido assim registrado devido ao leve aumento de exportação de ovos que o mercado apresentou, quando o volume de envio de ovos – quase sempre in natura – chegou a 1% de toda a produção nacional.

../../arquivos/img/2013/6/378_807_conteudo_g.jpg
Vitor Arantes:orientações aos avicultores

Ao assumir a palestra técnica, o gerente de assistência técnica da Hy-Line do Brasil apresentou detalhes do acompanhamento de um lote de aves W36, pontuando o que foi feito em campo para tirar o máximo proveito da genética da ave. Vitor destacou principalmente a importância de cuidar com especial atenção da fase de cria e recria, cuidando especialmente para que as aves ganhem o peso adequado a cada fase, até chegar à postura dentro da conformação corporal ideal. 

Segundo o zootecnista, a cada 10 gramas abaixo do peso corporal padrão - necessário para a ave até as 18 semanas – haverá uma perda de 1,5 ovo por ave alojada quando o plantel chegar às 80 semanas de vida. E ressaltou: “É importante que o ganho de peso se dê até as 18 semanas”. Depois dessa fase, destacou, a ave pode ganhar gordura, mas já terá perdido a chance de ter uma conformação óssea adequada.

Ao longo da palestra, Vitor Arantes fez orientações nutricionais e de manejo que são importantes para garantir a saúde, bom desenvolvimento e, consequentemente, a rentabilidade das aves da linhagem. Em um ponto o zootecnista foi bastante enfático: o avicultor deve fazer o acompanhamento de peso corporal das frangas semanalmente e, assim, saber se será necessário fazer ajustes na ração e manejo para garantir uma poedeira saudável e produtiva no futuro.

(A Hora do Ovo)

0 Comentários