Avicultores de Bastos e região recebem informações sobre salmoneloses

Avicultores de Bastos e região recebem informações sobre salmoneloses

O evento foi promovido pela Ceva Saúde Animal e reuniu mais de 60 participantes, entre produtores e técnicos da Região Oeste Paulista.

POLOS DO OVO

novembro 25, 2013

0
../../arquivos/img/2013/11/513_1177_conteudo_g.jpg
Luiz Sesti, da Ceva, fala aos avicultores de Bastos e da região: alerta sobre salmoneloses

 

A Ceva Saúde Animal tem realizado uma série de eventos importantes sobre salmoneloses no Brasil, visando informar e alertar o avicultor de postura para essa questão que vem preocupando o setor no país. A mais recente promoção da Ceva nesse sentido aconteceu no último dia 18 de novembro, na região da Capital do Ovo, o município de Bastos (SP). Na ocasião, a equipe da Ceva Saúde Animal realizou uma palestra, em parceria com a MSU, a empresa que representa o laboratório na região de Bastos, reunindo mais de 60 pessoas na cidade de Tupã, a 23 km de Bastos. 

O conteúdo sobre samoneloses no Brasil foi apresentado pelo médico veterinário Luiz Sesti, do Departamento de Serviços Técnicos Internacionais para América Latina da Ceva Saúde Animal, que explicou aspectos técnicos da enfermidade, como prevalência, etiologia, epidemiologia e patogenia das salmonelas. Sesti também traçou um panorama sobre questões regulatórias, com destaque para a Instrução Normativa 10 (IN10). Publicada este ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a IN 10 define o programa de gestão de risco diferenciado baseado em vigilância epidemiológica e adoção da vacinação contra Salmonella Enteritidis para os estabelecimentos avícolas de postura não-registrados.

../../arquivos/img/2013/11/513_1178_conteudo_g.jpg
Sesti:manejo e controle de roedores são importantes

Segundo Luiz Sesti, o controle das salmoneloses é bastante complexo, mas duas práticas são fundamentais: um rígido esquema de biosseguridade e programas de vacinação adequados ao desafio de cada empresa. “No caso do Tifo Aviário, além das duas práticas citadas, medidas de manejo como a coleta frequente de aves mortas e o controle de roedores são fatores muito importantes para o sucesso no controle”, indicou o palestrante.

Ao final do evento, Luiz Sesti adiantou algumas informações sobre uma nova vacina da Ceva que será apresentada ao mercado em março de 2014, durante o Congresso da APA, a Associação Paulista de Avicultura. Trata-se da Corymune 7k, vacina inativada para poedeiras que previne as doenças de Newcastle, Bronquite Infecciosa, EDS, Coriza Infecciosa e Salmonella Enteritidis. A Ceva mudou a formulação dessa vacina, alterando todo o pacote de Coriza e incluindo o sorotipo B para ampliar seu espectro de ação.

Outra novidade é na fração Salmonella Enteritidis (SE), que possui agora uma nova formulação, incluindo-se três porções imunogênicas purificadas. Estudos demonstraram que a Corymune 7K também auxilia na redução das perdas por Salmonella Gallinarum.

Além dessas alterações na formulação, a Corymune 7k possui ainda um novo adjuvante mais estável e com melhor fluidez visando uma melhor resposta vacinal.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Ceva. Fotos: Teresa Godoy – A Hora do Ovo)

0 Comentários