São Bento do Una realiza hoje seu primeiro concurso de qualidade de ovos

São Bento do Una realiza hoje seu primeiro concurso de qualidade de ovos

Evento acontece dentro da Feira da Avicultura do Nordeste e contará com amostras inscritas nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna.

POLOS DO OVO

agosto 01, 2019

0

A Aviuna 2019, Feira da Avicultura do Nordeste, lança um novo desafio ao setor com a realização do 1º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste. A competição, que acontece nesse dia 1º. de agosto, no estande da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), dentro da feira avícola, abre uma nova etapa na agenda da avicultura pernambucana, seguindo os passos do pioneiro município de Bastos (SP), que tem seu concurso há 60 anos, e do valoroso setor avícola do Espírito Santo, que conta com dois concursos do gênero.

São Bento do Una também vai fazendo história e conclamando seus produtores de ovos a formarem o time dos que produzem com qualidade. Na primeira edição do concurso, cada granja poderá inscrever até duas amostras de ovos por categoria, sendo duas na categoria Ovos Brancos, duas na categoria Ovos Vermelhos e duas na categoria Ovos de Codorna (Veja foto no destaque acima dos primeiros ovos de codorna inscritos no concurso 2019).

Até as 12 horas desse dia 1º. de agosto, os avicultores da região – e também de todo o Brasil, já que o regulamento assim o permite – podem inscrever seus ovos no concurso que compõe a 4ª. Feira da Avicultura do Nordeste, que está acontecendo desde o dia 31 de julho no Parque de Exposição Eládio Porfirio de Macedo. A partir das 13 horas começa o julgamento dos ovos inscritos, prosseguindo até as 18 horas, quando, afinal, serão conhecidos os classificados da competição.

No dia 2 de agosto, às 10 horas da manhã, acontece a premiação dos ganhadores do 1º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste.

O concurso, que tem como presidente da comissão organizadora o zootecnista Danilo Cavalcante, professor da UFRPE, unidade acadêmica de Garanhuns, será um novo marco na busca pela qualidade da produção de ovos de Pernambuco. Segundo Cavalcante, a ideia nasceu de forma conjunta entre a Avipe, a Associação Avícola de Pernambuco; Prefeitura de São Bento do Una, que realiza a Aviuna em cooperação com a Avipe; e outros membros da organização da feira avícola.

Ressaltando a grande evolução da avicultura nordestina nos últimos anos, Cavalcante destaca que, nessa primeira edição, o concurso está sentindo a temperatura do ineditismo, buscando na experiência mais um salto para fortalecer o segmento de postura pernambucano. “Nessa primeira edição, reunimos os organizadores e mais uma equipe da Universidade para o julgamento. Também teremos a participação da máquina Digital Egg Tester, que fará a análise tecnológica dos ovos inscritos”, explica o zootecnista, que é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e também membro do Grupo de Estudos em Avicultura da instituição.

Cavalcante também ressalta a importante união do setor em Pernambuco. Segundo ele, a avicultura regional trabalha sempre numa sintonia fina entre a academia (universidades e órgãos de pesquisa), o mercado e as lideranças, representadas pela associação avícola. Isso permite que o segmento ganhe força e expressão calcado numa evolução sóbria e embasada em dados concretos da pesquisa e do mercado.

A equipe organizadora do 1º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste, que conta também com o apoio de estudantes da Universidade, recepciona os ovos no estande da UFRPE, dentro da Feira. Confira na galeria de fotos abaixo alguns registros dessa primeira etapa do 1º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste, em primeira mão pela reportagem da A Hora do Ovo.

E, a seguir, conheça o regulamento do concurso de Pernambuco:

REGULAMENTO CONCURSO DE QUALIDADE DE OVOS DO NORDESTE 2019

1. Para o Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste 2019 serão aceitas inscrições provenientes de granjas avícolas de qualquer município do Brasil.

2. Os ovos deverão ser entregues a partir das 10 horas até às 12 horas do dia 01 de agosto de 2019 (quinta-feira), no estande da UFRPE/UAG, na 4ª Feira da Avicultura do Nordeste, localizado no Parque De Exposição Eládio Porfirio De Macedo, São Bento Do Una, Pernambuco, Brasil. Os ovos recebidos após esse horário não participarão do concurso.

Os produtores que tiverem alguma dúvida sobre este regulamento e queiram maiores esclarecimentos antes de se inscreverem devem entrar em contato com o presidente da comissão organizadora: Danilo Cavalcante (81 – 997506045).

3. Os avicultores deverão participar com sua respectiva granja. Cada granja poderá inscrever até 2 (duas) amostras de ovos por categoria: 2 (duas) na categoria Ovos Brancos, 2 (duas) na categoria Ovos Vermelhos e 2 (duas) na categoria Ovos de Codorna.

Cada amostra deverá conter 30 (trinta) ovos, acondicionados em bandejas de 30 unidades.

Para efeito de inscrição, a Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2019 considera como “granja” uma unidade empresarial com administração e processo produtivo centralizados em uma marca - não importando se a granja tem mais de uma razão social agrupada sob a mesma identidade ou filiais e arrendamentos – desde que todas as unidades utilizem a mesma estrutura de processamento de ovos, fábrica de ração, cria e recria, entre outros processos.

No caso da participação de cooperativas ou associações, considera-se cada cooperado ou associado como uma granja independente e, portanto, apta a participar com uma inscrição, cada um.

4. No ato da inscrição o avicultor deve, obrigatoriamente, informar o nome da granja, o nome do produtor, seus números de contato de telefones fixos, celular e WhatsApp, se houver, para que a Comissão Organizadora possa rapidamente fazer contato para o caso dele ser o Campeão de Qualidade. O campeão em cada uma das categorias se compromete a dar entrevista e permitir fotos para reportagens para as mídias que estiverem presentes na cobertura do evento, e devem se dirigir ao local do evento logo após ser comunicado do resultado. É sugerido (desejável) que o produtor informe também o e-mail para contato, a linhagem genética e também a nutrição utilizada.

5. Os ovos poderão ser acondicionados em qualquer bandeja. Porém, a Comissão Organizadora do Concurso 2019 efetuará a troca de TODAS as bandejas no momento da recepção, respeitando a posição de colocação original dos ovos. Eventuais quebras após a entrega dos ovos não penalizarão o produtor participante do Concurso.

6. Os ovos brancos serão expostos em bandejas de cor verde. Os ovos vermelhos, em bandejas de cor cinza. Os ovos de codornas, em estojos apropriados.

7. A recepção e codificação das amostras serão feitas por um membro neutro (não concorrente) e de altíssima confiabilidade da Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos e por seus prepostos (estagiários-voluntários). Os membros da Comissão Organizadora que são participantes do Concurso (concorrentes) não participarão da recepção nem da codificação dos ovos.

8. Será permitida a presença de fiscais particulares somente até o momento da inscrição, não tendo eles acesso à codificação das bandejas.

9. Cada amostra será identificada apenas por códigos até o final do julgamento.

10. No local do julgamento - que será RIGOROSAMENTE isolado - somente será permitida a presença da Comissão Organizadora, dos estagiários voluntários e da imprensa credenciada, sendo expressamente proibida a presença de outras pessoas que não tenham envolvimento direto com o evento.

11. A Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste 2019 é a responsável pelo fluxo de ovos, desde a recepção até a mesa de julgamento.

12. Serão adotados os procedimentos padrões de BPP (Boas Práticas de Produção) e BPF (Boas Práticas de Fabricação), TODOS os envolvidos na manipulação dos ovos (Comissão Organizadora, Comissão Julgadora e os estagiários-voluntários) não devem usar anéis, brincos, pulseiras, esmalte, maquiagem e perfume para evitar a contaminação das amostras.

13. A Comissão Organizadora será formada pelo professor e pesquisador Dr. Danilo Cavalcante, da UAG/UFRPE, por estudantes dos cursos de zootecnia e medicina veterinária da UAG/UFRPE e por um operador experiente Digital Egg Tester (equipamento que faz análises dos ovos por leitura a laser).

14. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE GALINHA

A avaliação dos OVOS DE GALINHA:

14.1 ETAPAS - METOLOGIA

1ª Etapa: avaliação dos 10 primeiros ovos da caixa (posição 1ª a 10ª da caixa) sobre a presença/ausência de: uniformidade de tamanho dos ovos, uniformidade da cor da casca, uniformidade do formato do ovo, uniformidade da textura da casca, e sujeiras na casca. 

A posição 1 da caixa de ovos de galinha é 1ª posição da esquerda para direita com a linha de 5 posições voltado para o avaliador. Segue-se o zigue-zague, sendo a posição 6 a segunda fileira da direita para esquerda; a posição 11 a terceira fileira da da esquerda para a direita.

2ª Etapa: avaliação dos 10 próximos ovos da caixa (posição 11ª a 20ª da caixa).  Os ovos serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico para avaliação internamente de presença/ausência de: de mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, uniformidade de cor da gema, consistência do albúmen (clara), e centralização da gema.

3ª Etapa: os ovos da posição 21ª a 30ª serão avaliados utilizando-se a máquina Digital Egg Tester. Será feita a avaliação de medição dos parâmetros quantitativos de qualidade dos ovos: peso (g), altura de albúmen (mm), cor da gema, unidade Haug, resistência da casca (kgf) e espessura de casca (mm).

Os OVOS DE GALINHA avaliados pela máquina Digital Egg Tester devem atingir níveis próximos das seguintes pontuações (consideradas ideais):

Resistência da casca (>= 6,00 kgf); Espessura da casca (>= 0,47 mm); Unidade Haugh (>= 90,0 UH para ovo vermelho / >= 95,0 UH para ovo branco); Cor da gema (8,0 a 10,9 para ovo branco / 9,0 a 11,9 para ovo vermelho), de acordo com o leque de cores da DSM (antigo leque da Roche).

Os OVOS DE GALINHA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico, ou seja, a parte mais estreita. A medição da espessura da casca será feita apenas na casca, SEM a membrana. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo.

14.2 PONTUAÇÃO

14.2.1. Os ovos de galinha deverão ter peso mínimo de 60 gramas. Serão desclassificadas as amostras que tiverem ovos fora deste padrão de peso mínimo.

14.2.2 Serão passíveis de perda de pontos os ovos que tiverem desuniformidade de tamanho dos ovos, desuniformidade da cor da casca, desuniformidade do formato do ovo, desuniformidade da textura da casca, e sujeiras na casca. 

14.2.3. Igualmente serão passíveis de perda de pontos, também, os ovos que tiverem de internamente mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, inconsistência do albúmen (clara), e descentralização da gema.

14.2.4. Os critérios de desempate (se necessário) serão: 1) Pontuação da etapa 1; 2) Resistência da casca; 3) Unidade Haugh.

15. PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DOS OVOS DE CODORNA

A avaliação dos OVOS DE CODORNA terá 3 etapas:

1ª Etapa: Avaliação visual da qualidade externa (casca) das amostras dos ovos, em que três (3) membros da comissão organizadora individualmente farão a votação levando em conta seus aspectos estéticos. Nesta etapa os avaliadores não podem tocar os ovos. Esta primeira etapa seleciona as 6 (seis) melhores amostras.

2ª Etapa: Agora reunidos em grupos, os avaliadores farão a avaliação visual da qualidade interna (albúmen e gema) de 4 (quatro) ovos de cada amostra. Serão avaliados: uniformidade da cor da gema e consistência do albúmen (clara). Serão escolhidos os em posições pré-definidas (posição 1ª a 4ª do estojo).

A posição 1 do estojo de ovos de codorna é 1ª posição da esquerda para direita com o estojo voltado para o avaliador.

3ª Etapa: Avaliação da espessura de casca desses mesmos quatro ovos cortados, através de análise específica na máquina Digital Egg Tester.

15.1. Os OVOS DE CODORNA serão cortados por tesouras apropriadas próximo à extremidade do bico. A medição da espessura da casca do ovo de codorna será feita na casca COM a membrana, devido a dificuldades operacionais. Será medido um fragmento da borda da parte maior do ovo de codorna em análise.

15.2. Os critérios de desempate (se necessário) serão: 1) A primeira votação (etapa 1); 2) Avaliação de espessura de casca; 3) Avaliação Interna.

16. Casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora e sua decisão é soberana e irrecorrível.

17. O ato da entrega dos ovos para o Concurso pressupõe total aceitação deste Regulamento.

18. Haverá premiação para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Brancos, assim também para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria Ovos Vermelhos. Na categoria Ovos de Codorna serão premiados os três primeiros lugares classificados no Concurso.

Será premiada somente a melhor amostra de cada participante em cada uma das categorias que estiver participando, ou seja, não haverá repetição.

19. Este regulamento foi adaptado do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos.

(A Hora do Ovo, em reportagens especiais da IV Aviuna)



tag: Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste , Feira da Avicultura do Nordeste , Danilo Cavalcante , UFRPE , Universidade Federal Rural de Pernambuco , Aviuna , São Bento do Una ,

0 Comentários