São Bento do Una pode se tornar a Capital do Ovo oficial de Pernambuco

São Bento do Una pode se tornar a Capital do Ovo oficial de Pernambuco

O título se justifica pela importância econômica do município, argumenta o deputado estadual Aglailson Victor, que apresentou a proposta que pode se tornar lei.

POLOS DO OVO

abril 28, 2019

0

Maior produtor de ovos de Pernambuco e também do Nordeste, o município de São Bento do Una, no agreste pernambucano, pode ganhar oficialmente o título de Capital do Ovo do estado se for aprovado o projeto de lei 54/2019, cuja proposta foi apresentada pelo deputado estadual Aglailson Victor.

A notícia foi veiculada pelo site Avicultura do Nordeste (www.aviculturadonordeste.com.br) e traz em detalhes a proposição do deputado pernambucano. 

Victor apresentou a proposta no final de fevereiro e nela estão todas as justificativas que o levaram à iniciativa. Em sua proposta ao legislativo pernambucano, o deputado argumentou que “é de grande importância uma ação como essa, onde o poder púbico começa a reconhecer os esforços de trabalho e investimento realizado por pequenos e grandes produtores que, ao longo de décadas, conseguiram construir com muito esforço uma cadeia produtiva que alimenta e gera renda para milhares de famílias.”

Aglailson-Victor
Deputado Aglailson: reconhecimento

O deputado lembrou que São Bento do Una já é conhecida informalmente como Capital do Ovo do estado, já que tem como base de sua economia a produção de aves e ovos. O município é responsável por produzir perto de 5 milhões de ovos por dia, o que o torna o maior produtor da Região Nordeste. “Com isso, eleva nosso Estado de Pernambuco a ocupar a quarta posição em produção em nível nacional, segundo a Associação Avícola de Pernambuco (AVIPE)”, informou Victor, em sua apresentação para o projeto de lei.

Ele também destacou a importância da Feira de Avicultura do Nordeste, sediada em São Bento do Una, que surgiu de uma tradição bastante particular desse município, que é a Corrida da Galinha. “A fama da Capital do Ovo deu origem ao nome dessa tradição cultural da região. Todo esse potencial vem chamando a atenção das empresas do setor avícola de todo o país”. Segundo o deputado, o título oficial de Capital do Ovo “tornará a cidade de São Bento do Una ainda mais conhecida, ao mesmo tempo em que oficializará essa condição através de Lei, o que atrairá um número maior de produtores e distribuidores do ramo”.

Victor também argumenta que alta produção de aves e ovos gera empregos e oportunidades, e o título oficial fortaleceria ainda mais esse segmento e a economia de uma forma geral, sendo benéfico para todos.  

(A Hora do Ovo, com informações e fotos do site Avicultura do Nordeste)

tag: São Bento do Una ,

0 Comentários