Granjas São Sebastião, Mota e Souza são as campeãs do Concurso de Qualidade do Nordeste

Granjas São Sebastião, Mota e Souza são as campeãs do Concurso de Qualidade do Nordeste

Foram classificadas oito granjas da região do agreste pernambucano, sendo três na categoria ovos brancos, três em ovos vermelhos e duas em ovos de codorna.

POLOS DO OVO

outubro 17, 2020

0

Foi divulgado no início da tarde de sexta-feira, dia 16 de outubro, após seis horas de julgamento, o resultado do 2º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste. Realizado dentro da programação da Semana do Ovo 2020, o evento aconteceu durante toda a manhã no laboratório da EPE - Produtos Agropecuários, em Garanhuns, no agreste pernambucano (na foto de destaque, alguns classificados, a comissão organizadora e os juízes).

No total, foram inscritas 14 granjas de ovos de galinha e 2 de codornas, sendo 11 amostras para ovos brancos, 8 para ovos vermelhos e 2 para ovos de codorna, lembrando que uma granja pode concorrer em mais de uma categoria.

O evento é uma realização do site AviculturaDoNordeste.com.br, AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco) e NEAVI (Núcleo de Estudos em Avicultura da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco), e contou com a participação de cinco jurados, número reduzido este ano por conta da prevenção da Covid-19. Integraram a comissão julgadora os profissionais Kemina Azevedo, zootecnista do Sebrae; Heraldo Bezerra, zootecnista da UNIFAVIP; Luanna Sales, zootecnista da Granja Ovo Novo; Priscilla Rocha, médica veterinária da Ceva Saúde Animal; e Joyci Torres de Paula, da MSD.

Foram classificadas oito granjas da região de São Bento do Una, município considerado informalmente a Capital do Ovo do Nordeste porque tem a maior produção de ovos entre todos os estados nordestinos.

“Em 2019 realizamos a primeira edição do concurso e já na segunda, este ano, percebemos tecnicamente melhorias das amostras e maior entusiasmo dos produtores para participarem”, conta Danilo Cavalcante, coordenador do concurso. Segundo ele, “as diferenças entre os três melhores colocados, nas categorias ovos brancos e ovos vermelhos, foram pequenas, o que indica que os produtores estão produzindo ovos de maior qualidade. Essas sinalizações confirmam que o Concurso de Qualidade de Ovos – Avicultura do Nordeste terá novas edições”, diz Cavalcante, bastante entusiasmado.

“É importante, também, lembramos do apoio de todas as empresas que nos patrocinaram, sem elas seria impossível realizarmos mais essa edição do concurso”, considerou Eduardo Valença, planner do evento. Os organizadores também agradecem à diretoria da AVES, a Associação dos Avicultores do Espírito Santo, e à Coopeavi, cooperativa de avicultores de Santa Maria de Jetibá, na serra capixaba, promotores dos dois concursos de qualidade realizados no Espírito Santo. “Com o regulamento criado por eles pudemos adequar para a nossa realidade e conseguimos realizar um evento com as mesmas características de um evento de repercussão nacional”, agradeceram.

Confira os resultados nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna.

OVOS BRANCOS

1º. Lugar: Granja São Sebastião

Proprietário: Valdejane Cavalcante

Linhagem: Lohmann LSL-LITE

Nutrição: Polinutri

 

2° Lugar: Granja Rainha da Paz

Proprietário: Gilson Nascimento de Melo

Linhagem: Lohmann LSL-LITE NA

Nutrição: Polinutri

 

3° Lugar: Granja DaGema

Proprietário: Mauricea Alimentos

Linhagem: Lohmann LSL-LITE NA

Nutrição: Mauricéa

 

OVOS VERMELHOS

1° Lugar: Granja Mota

Proprietário: Gustavo Mota

Linhagem: Hisex

Nutrição: Uniquímica

 

2° Lugar: Granja São Bento

Proprietário: Gerson Belo

Linhagem: Hisex

Nutrição: Uniquímica

 

3° Lugar: Granja Almeida

Proprietário: José de Almeida

Linhagem: Lohmann Brown NA

Nutrição: DSM

 

OVOS DE CODORNAS

1° Lugar: Granja Souza

Proprietário: Tobias Aguiar

Linhagem: Vicami

Nutrição: Polinutri

 

2° Lugar: Granja Santa Rita

Proprietário: Clécio Pacheco

Linhagem: Vicami

Nutrição: Polinutri

 

O 2º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste foi realizado de forma diferente este ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Assim, foram respeitadas todas as regras impostas pelos órgãos de saúde, inclusive a ausência de público, uma comissão julgadora com apenas cinco integrantes, o uso de equipamentos de proteção, entre outras ações.

O concurso foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e compôs a agenda de comemorações da Semana do Ovo 2020.

Na galeria de fotos abaixo, da esquerda para a direita:

Foto 1: Hellen Almeida, médica veterinária, representando a Granja Almeida (3º. Lugar em ovos vermelhos).

Foto 2: Janduilson, gerente de produção da Ovos Da Gema - Grupo Mauricéia (3º. Lugar em ovos brancos).

Foto 3. Edival Veras, vice-presidente administrativo da AVIPE e sócio na EPE - Produtos Agropecuários, que cedeu gentilmente o espaço para a realização do concurso.

Foto 4: Welder Matos (veterinário EPE), Valdemar Neto (veterinário Planalto Postura), Hellen Almeida (veterinária Granja Almeida), Sabrina Monteiro (zootecnista da EPE) e Roberta Espíndola (veterinária EPE).

Foto 5: Edival Veras, Rildo Ferraz (Ferraz Avícola/Frango Favorito), Janduilson (Granja Da Gema/Mauricea Alimentos) e Luciano Simões (Granja Da Gema/Mauricea Alimentos), Eduardo Valença (Assessor Instituto Ovos Brasil e AVIPE/Avicultura do Nordeste) e Valdemar Neto (veterinário Planalto Postura).

Foto 6: Edival Veras, Rildo Ferras (Ferraz Avícola/Frango Favorito), Janduilson (Granja Da Gema/Mauricea Alimentos) e Luciano Simões (Granja Da Gema/Mauricea Alimentos).

Foto 7. Equipe do NEAVI, o Núcleo de Estudos em Avicultura da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da comissão organizadora do evento)



tag: Concurso de qualidade de ovos do Nordeste , Garanhuns , Pernambuco , Edival Veras , Danilo Cavalcante , Eduardo Valença , Granja São Sebastião , Granja Rainha da Paz , Granja DaGema , Granja Mota , Granja São Bento , Granja Almeida , Granja Souza , Granja Santa Rita ,

0 Comentários