Naturovita dá nova energia às aves

Naturovita dá nova energia às aves

São compostos naturais que ajudam a granja a manter o plantel saudável e com alta produtividade.

Ovonews

junho 28, 2012

0
../../arquivos/img/2012/6/40_50_conteudo_p.jpg
Claudia Zuim: naturopatia para aves

Depois de conquistar o pragmático mundo ocidental com seus conceitos em saúde humana, a homeopatia e a naturoterapia provam sua competência na pecuária. Sintonizada com as novas e rígidas práticas de produção alimentar, que evitam os resíduos antibióticos em alimentos como os ovos, empresas como a Naturovita vêm ganhando espaço na preferência do avicultor que racionaliza sua produção, obtendo lucros maiores com um produto sem restrições no item segurança alimentar.

No caso da avicultura de postura, o produto criado especialmente para as aves é o aditivo fitogênico Naturovita, que dá às aves o poder de aproveitar com mais eficiência os nutrientes da ração. Testado e comprovado pela Apta Regional - Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Brotas/Pólo Centro-Oeste, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o aditivo fitogênico Naturovita demonstrou, nos testes realizados em campo, um aproveitamento maior dos nutrientes com menor consumo de ração, o que se traduziu em menor conversão por dúzia de ovos. “É um resultado que não deixa dúvidas”, aponta o avicultor e pesquisador Sérgio Kakimoto, de Bastos (SP). Baseado na Capital do Ovo, maior produtora de ovos do Brasil, Kakimoto é enfático em afirmar que os resultados obtidos são visíveis e otimistas. Na ponta do lápis, diz ele, é nítida a diminuição na perda de ovos, devido à melhora no desempenho das aves e, consequentemente, na qualidade da casca.

Um dado importante que merece destaque com o produto da Naturovita é a capacidade de tornar mais “elástico” o tempo de produção da ave, ainda que ela já esteja com 90 semanas a campo. Nessa fase produtiva da ave, é comum que os ovos tenham casca fina, o que torna a ave inviável economicamente. “Com o Naturovita isso não acontece”, explica Kakimoto. “A ave continua produzindo ovos de qualidade até o momento do descarte”. Segundo o avicultor – que há 4 anos utiliza o produto na granja da família -, o uso desses dois conhecimentos permite manter as aves produtivas mais de 95 semanas, sem a necessidade de realizar a muda forçada, o que gera maiores ganhos econômicos ao avicultor. Outra vantagem está em evitar a reposição antecipada da galinha, cuja unidade atualmente representa 19% do custo de produção de uma caixa de ovos. “O fato de poder prolongar as aves em mais de 15 semanas de produção representa um ganho de 25% devido à diminuição da reposição de aves”, contabiliza.

Sérgio Kakimoto, que também é médico veterinário, faz questão de ressaltar que o benefício dos produtos da naturoterapia se dá pelo sinergismo dos aditivos fitogênicos com o manejo adequado e os demais produtos de uso indispensáveis no dia a dia da granja, uma ração bem equilibrada, cuidados com a água e ambiência. “É importante que o produtor entenda que não adianta apostar somente no uso dos aditivos fitogênicos – um tratamento que é, ao mesmo tempo, tão moderno e conceitualmente tão milenar – e deixar de fazer o manejo correto ou passar a economizar cortando outros produtos importantes, como os adsorventes de micotoxinas, por exemplo. O uso dos produtos da Naturovita precisa estar respaldando num trato adequado ao plantel. Essa sinergia entre os produtos tradicionais e fitoterápicos, boa ração, manejo e os cuidados do dia a dia, é vão reduzir o stress da ave, torná-la mais resistente, produtiva e eficiente. É aí que o resultado é evidente e que o produtor tem um retorno considerável com investimento nos fitogênicos. Quem está atendo ao plantel percebe isso muito bem”, atesta Sérgio.   

A Granja Kakimoto já utiliza os produtos da Naturovita há quatro anos e hoje eles são administrados nas aves desde a chegada dos pintinhos. Como os resultados são muito bons, a linha Naturovita passou a ser usada em todas as fases da vida da ave, persistindo até a fase avançada de produção da poedeira. Sérgio conta que houve uma época em que os produtos da marca deixaram de ser utilizados na granja da família por um período de seis meses e foi então que ficou mais evidente ainda o quanto eles são necessários para uma produção persistente e de qualidade. Segundo Sérgio, com essa ausência dos aditivos fitogênicos, houve falhas importantes na produção e nas condições de saúde do plantel, que só foram solucionadas com o retorno da administração da linha Naturovita do pinteiro aos galpões das poedeiras mais velhas.

Os resultados positivos, portanto, tornam-se evidentes no dia a dia da granja: redução do consumo de ração pelas aves, melhor conversão alimentar, ampliação do tempo de produção da ave, ovos com casca mais firme e com qualidade comprovada. É a ciência comprovando os atributos da fitoterapia, uma prática comum há milênios em países como a China, hoje uma potência econômica mundial graças à sua capacidade de unir tradição e modernidade. É o conhecimento antigo e comprovado aplicado às mudanças de um mundo que, mais do que nunca, exige alimentos de qualidade para uma vida melhor.

Confirmando essa tendência no mundo moderno, a diretora da Naturovita, Cláudia Zuim, ressalta que, embora sejam uma tendência atual no ocidente, os produtos naturais utilizados na saúde existem há milênios na Ásia. “Atualmente, os países do ocidente vêm copiando esse repertório, pois o convencional já não atende completamente às necessidades do mercado”, indica a farmacêutica, que tem especialização em homeopatia no Brasil e em fitoterapia na China.

Cláudia explica que os produtos Naturovita, baseados na tradicional medicina chinesa, não têm nenhum segredo místico, como imaginam algumas pessoas. Trata-se exatamente de compostos que atuam estimulando a energia vital das aves, ou seja, a força interna do organismo. “É aquela energia capaz de dar equilíbrio e vitalidade, de modo que o animal mantenha-se sadio e com capacidade para produzir satisfatoriamente”. Claudia explica que o produto age como estímulo ao sistema imunológico, cujas defesas protegem das desordens que originam as inflamações, infecções e outras doenças. “No estado de saúde ideal – proposto pela Naturovita -, uma bactéria ou um vírus não é capaz de provocar uma doença. Mas se o sistema imunológico estiver deprimido, as doenças ganharão força”.

Outra vantagem dos produtos naturais propostos pela Naturovita, explica a farmacêutica, é que eles não deixam resíduos na carne, no leite ou nos ovos produzidos pelos animais que os utilizam. “E isso vem exatamente ao encontro das exigências e normatizações do Ministério da Agricultura, estando em perfeita sintonia com o mercado mais exigente em que o mundo moderno se tornou.”

 

CLÁUDIA ZUIM atua no mercado com a naturoterapia há 24 anos, é farmacêutica graduada pela Fundação Hermínio Ometto, de Araras (SP). Tem especialização em homeopatia pelo Instituto François Lamasson, de Ribeirão Preto (SP) e em fitoterapia pela Escola de Medicina Chinesa de Beijing, na China. Já na faculdade, na década de 1980, começou a se interessar pelo assunto e passou a estudar o tema, chegando às duas especializações que norteiam seu trabalho no mercado de produção animal.  

0 Comentários