Fórum de Avicultura do Norte e Nordeste reúne avicultores na Bahia

Fórum de Avicultura do Norte e Nordeste reúne avicultores na Bahia

Evento promovido pela Ubabef aconteceu paralelamente ao Congresso Mundial de Avicultura e debateu temas atuais para os avicultores das duas regiões.

Ovonews

agosto 08, 2012

0
../../arquivos/img/2012/8/99_321_conteudo_g.jpg
Abertura do Fórum Norte Nordeste da Ubabef, na Bahia

A Bahia tornou-se em agosto um verdadeiro centro de debates para a avicultura brasileira, internacional e também regional. Aproveitando o cenário de análises do setor, a Ubabef, a União Brasileira de Avicultura, promoveu o I Fórum Ubabef de Avicultura do Norte e Nordeste, contando com a participação de avicultores e associações representativas do setor nessas duas regiões.

O evento, realizado na terça-feira, dia 7, no centro de convenções do Hotel Tulip Inn, foi aberto pelo Presidente da Ubabef, Francisco Turra, e contou na mesa de abertura com as presenças do Secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e do presidente da ABA, a Associação Baiana de Avicultura, Dario Mascarenhas Neto II. Turra foi enfático ao abrir o encontro, lembrando que “apesar de sermos o terceiro maior produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo, temos enfrentado grandes desafios”. Ele ressaltou que os aumentos de preço do milho e da soja nos últimos meses já estão afetando a produção. “A expectativa é de que, sem uma ação efetiva, se configure um cenário de redução ainda maior da produção, acompanhado de desemprego, aumento dos preços da carne de frango e redução das exportações”, afirmou.

O diretor de mercado da Ubabef, Ricardo Santin, demonstrou a importância de eventos como o fórum para justamente debater a realidade do setor, buscando soluções para o mercado avícola. “A realização desse encontro e o interesse dos governos locais e de produtores mostram que os estados da região têm grande potencial para se unir ao Sul e Sudeste na produção de aves, aumentando a nossa competitividade. Vamos trabalhar juntos para isso”, declarou Santin.

José Perboyre, diretor financeiro e administrativo da Ubabef, apresentou aos participantes do fórum o trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade visando à melhoria da infraestrutura logística para evitar perdas na produção, assim como para aumentar a produtividade e competitividade do setor. Já a questão da biosseguridade – outro tema sempre na ordem do dia - foi abordada por Ariel Mendes, diretor técnico-científico da entidade. Mendes falou sobre as atualidades sanitárias do setor avícola e frisou que “hoje a carne de frango brasileira está em mais de 150 países por sua qualidade e sanidade, graças à parceria positiva entre governo e produtores para manter a segurança sanitária do plantel”.

Por fim, o abastecimento de milho, soja e sorgo do Norte e Nordeste – que tanta dor de cabeça vem dando aos produtores - foi abordado pelo analista de mercado da Conab, Thomé Freire Guth. A palestra, com análises e perspectivas do mercado de commodities agrícolas e seus impactos sobre as atividades avícolas, fechou a programação, seguida de um debate entre os presentes.

Naturalmente que as questões ligadas aos altos custos de insumos para a avicultura foram tratadas com a importância que o tema tem merecido pela cadeia avícola brasileira. O Norte e o Nordeste também vivem essa dura realidade, muitas vezes até de forma mais acentuada, devido às dificuldades de logística para as duas regiões. Na abertura do encontro, o secretário estadual da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, destacou o potencial do estado, lembrando que a Bahia produz mais de seis mil toneladas/ano de milho e soja, matérias-primas para alimentação animal. “Apesar de sermos grandes produtores de grãos, não os transformamos em proteína animal”, lamentou o secretário, frisando a importância dos investimentos necessários ao setor.

../../arquivos/img/2012/8/99_324_conteudo_g.jpg
Avicultores baianos e diretores da Ubabef no Fórum Norte Nordeste 

O presidente da Associação de Avicultores da Bahia, Dario Mascarenhas, reforçou as palavras do secretário, afirmando que o Estado é privilegiado, tem grãos, água, clima, mão de obra e consumo. “Outro diferencial importante é o governo, que é ágil e apoia a avicultura”, disse Dario, apontando ainda a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), considerada uma das melhores do Brasil, atuando para garantir a segurança alimentar.

Os analistas presentes fizeram várias recomendações para minimizar a crise que passa o setor.

 

 

(Com informações da assessoria de imprensa da Ubabef, Associação Baiana de Avicultura e Assessoria de Comunicação da Seagri – Secretaria de Agricultura da Bahia)

0 Comentários