Festa do Ovo de Terenos (MS) acontece neste final de semana

Festa do Ovo de Terenos (MS) acontece neste final de semana

Terenos, no Mato Grosso do Sul, é a maior produtora de ovos do estado. A festa foi criada para homenagear a colônia japonesa, que comanda a produção de ovos local.

Ovonews

agosto 08, 2012

0
../../arquivos/img/2012/8/100_325_conteudo_g.jpg
Na praça de alimentação, delícias com ovos, cozinha japonesa e brasileira

Acontece na sexta, dia 10, e no sábado, dia 11, a 5ª Festa do Ovo de Terenos, cidade próxima a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Este ano, a expectativa da Prefeitura Municipal, organizadora do evento, é de que pelo menos 10 mil pessoas passem pela Praça de Eventos, no centro da cidade, na sexta e no sábado, pois ali acontecerá uma série de atividades ligadas à já tradicional festa da cidade.

A abertura do evento será às 19 horas do dia 10 de agosto, com a presença de autoridades e representantes da colônia japonesa de Mato Grosso do Sul. Além da praça de alimentação, com receitas que têm o ovo como ingrediente e outros pratos da culinária brasileira, a Festa do Ovo de Terenos tem shows de músicos brasileiros e atividades culturais da Associação Nipo-brasileira de Campo Grande, Clube Okinawa da capital sulmatogrossense e Colônia Jamic, de Terenos.

Outra atração que costuma chamar a atenção popular é o concurso do maior comedor de ovos, do qual participam homens e mulheres que se habilitam a provar que podem comer o maior número de ovos no tempo estipulado de 10 minutos. A competição acontece no dia 11, às 19 horas.

Terenos, a Festa do Ovo e a colônia japonesa

../../arquivos/img/2012/8/100_326_conteudo_g.jpg
Danças típicas, como os taikôs de Okinawa, são atrações durante a festa

A Festa do Ovo de Terenos foi criada em 2008, no auge das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Nesse ano, também eram lembrados os 49 anos da chegada dos japoneses à Colônia Jamic, na Comunidade Várzea Alegre, localizada em Terenos. Ligado ao fato da comunidade representar a maior produção de ovos do Mato Grosso do Sul, tornou-se natural uma festa que unisse todas esses fatos, o que foi logo idealizado pela Prefeitura Municipal. A ideia era prestar uma homenagem à comunidade japonesa local, que se dedica à produção de ovos e que levou o município à condição de maior produtor de ovos de Mato Grosso do Sul.

Tal como na cidade de Bastos, localizada no Oeste do Estado de São Paulo, a avicultura de postura em Terenos é hoje uma das principais atividades econômicas do município, localizado a 30 quilômetros de Campo Grande. A cidade conta com quatro empresas produtoras e distribuidoras de ovos que, juntas, produzem em média 30 milhões de ovos por mês para abastecer os mercados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais. A maior concentração das produção de ovos está com a Camva, a Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre, que é responsável por 70% de toda a produção e distribuição do município. 

A Colônia Jamic e a Camva

A Colônia Jamic foi criada em 1959 pela estatal japonesa Jamic Management Imigration Company, empresa responsável pelo assentamento de japoneses que deixaram o Japão após a Segunda Guerra Mundial. Seguindo a Ferrovia Noroeste do Brasil, os imigrantes que chegaram em meados do século XX desembarcaram na Estação Pedro Celestino, região rural de Terenos, onde a Jamic havia comprado uma fazenda de 3.600 hectares. Ali, a empresa loteou a fazenda em áreas de 25 hectares, repassando-as às famílias que chegariam do outro lado do mundo.  

Assim como aconteceu em Bastos - colônia também criada por uma empresa japonesa para assentar famílias no Brasil, nos anos 1920 -, em Terenos a história pareceu se repetir. As primeiras famílias que chegaram ao Sul do então Estado do Mato Grosso, logo entenderam que não seria fácil ganhar a vida produzindo arroz, milho, algodão, soja e feijão, culturas com as quais tentaram sobreviver no local. Segundo pioneiros, depois de três safras frustradas pela seca, os imigrantes pensavam até em voltar para o Japão, ou mesmo abandonar a terra como estava.

Foi então que se pensou numa atividade que parecesse mais segura, que não dependesse tanto da terra e pudesse dar um retorno rápido. Surgiu aí a ideia da avicultura. A produção de ovos chegou como solução, tal qual havia acontecido pouco tempo antes em Bastos. Os trabalhadores imigrantes enxergaram boa oportunidade no negócio avícola quando se deram conta, também, de que todo o ovo consumido no estado era oriundo de São Paulo, chegando justamente pela ferrovia que ficava a poucos metros do antigo escritório central da Jamic.

A Comunidade Jamic congrega os imigrantes japoneses e seus descendentes. Ali está instalada a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Várzea Alegre e também a Camva, cooperativa que congrega cerca de 25 famílias produtoras de ovos e de frutas. A produção anual da Colônia Jamic é 16,6 milhões de dúzias de ovos de galinha, além da produção de ovos de codorna.

Foi graças ao trabalho desses imigrantes que a região ficou conhecida como Capital do Ovo no Mato Grosso do Sul, já que detém a maior produção de ovos do estado. A Camva é a responsável por abastecer cerca de 80% do mercado estadual de ovos e ainda exportar para Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

(Fotos: Ana Beatriz - Clube de Jornalismo do Colégio Militar de Campo Grande)

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO OVO DE TERENOS 2012 

SEXTA-FEIRA - 10/08: 19h – Abertura Oficial - Apresentação da Banda Municipal de Terenos e Quinteto de Sax 

20h – Apresentação Cultural Colonia Jamic 

20h30 – Apresentação Taikô da Associação Okinawa de Campo Grande 

21h30 – Show com Thiago Correa 

22h – Show com Batô e Fernando 

24h – Show com Michele Penze 

SÁBADO - 11/08 - 15h – Gincana 

19h – Concurso Maior Comedor de Ovos 

20h – Apresentação Cultural Associação Nipo Brasileira de Campo Grande 

22h – Show com Victor e Vinicius 

23h – Show com Max e Henrique 

24h – Show com Thiago e Gabriel 

0 Comentários