Concurso de Qualidade de Ovos desafia seus próprios objetivos em 2012

Concurso de Qualidade de Ovos desafia seus próprios objetivos em 2012

Com um evento a cada anos mais competitivo, o concurso 2012 busca superar a edição de 2011

Ovonews

junho 22, 2012

0
../../arquivos/img/2012/6/25_88_conteudo_p.jpg
Concurso: rigor na análise

Depois de uma edição concorridíssima em 2011, com resultados de grande destaque para a avicultura do Oeste Paulista, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos (SP) tem a desafiante missão de superar-se em 2012. Essa, aliás, tem sido a tarefa proposta pelo grupo de avicultores que todos os anos se reúne para promover um dos mais tradicionais eventos do setor no país, antecedendo em dois dias a não menos famosa Festa do Ovo de Bastos.

Ano a ano, torna-se mais competitiva e acirrada a disputa que reúne produtores de ovos em busca do prêmio máximo nas categorias ovos brancos, ovos vermelhos e ovos de codorna. Este ano, a expectativa atinge seu ápice no dia 11 de julho próximo, a partir das 13 horas, no recinto de exposição Kisuke Watanabe, em Bastos, quando os avicultores concorrentes entregam seus ovos selecionados ao julgamento de um seleto grupo de juízes. Estes, por sua vez, têm a difícil missão de escolher os melhores entre os concorrentes.

O concurso de qualidade de ovos de Bastos está a cada ano mais competitivo. É o que avaliaram os 14 juízes da comissão julgadora em 2011. Segundo eles, não foi fácil escolher os melhores ovos do ano passado, tarefa que se tornou delicada graças à importância que os avicultores estão dando à qualidade em suas granjas. Para quem vive o dia a dia da Capital do Ovo e ajuda a organizar o concurso a avaliação também é positiva. “Estamos melhor a cada ano”, diz o jovem avicultor Leonardo Sacramento Yoshikawa, presidente da comissão do concurso 2012 e um dos representantes da nova geração de produtores da cidade que mais produz ovos no Brasil. “Ao realizarmos esse evento, damos sequência a uma tradição que se repete há 40 anos. Essa tradição da Capital do Ovo é responsável por ajudar nossa comunidade de produtores a manter foco na produção com qualidade, buscando a evolução no dia a dia das granjas”. Leonardo vê o foco na qualidade como um sinal dos novos tempos mas não se esquece da herança passada pelos pioneiros da Capital do Ovo. “Nos orgulhamos de dar sequência a esse Concurso, que é responsável não só por premiar os melhores produtores a cada ano, mas também por levar o nome de Bastos, nossa Capital do Ovo, para o Brasil inteiro”.

O MUNICÍPIO QUE BATE RECORDES NO ESTADO E NO PAÍS

Com cerca de 40 anos, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos nasceu pelas mãos pioneiras dos avicultores e técnicos de uma avicultura que notabilizou a cidade por sua produção expressiva, tanto no Estado de São Paulo quanto no país. O município é conhecido nacionalmente como a Capital do Ovo desde os anos 1960, quando passou a destacar-se como a maior produtora de ovos do país, título que vem sendo confirmado ano a ano. Saem de Bastos cerca de 45% dos ovos produzidos no Estado de São Paulo e 15% de toda a produção brasileira. As granjas de Bastos e região concentram praticamente 20 milhões de aves, produzindo 14 milhões de ovos por dia, o que resulta na impressionante marca de 166 ovos por segundo.

Distante 536 km da capital São Paulo, com cerca de 20 mil habitantes, Bastos foi colonizado a partir de 1928 por um grupo de imigrantes japoneses que loteou a antiga Fazenda Bastos, transformando-a na maior produtora de ovos do Brasil. A força da cultura japonesa é tradicional na cidade, tanto que a colônia japonesa se responsabiliza pela programação cultural fortemente embasada em apresentações de música, dança e canto oriental durante a festa mais popular da região, a Festa do Ovo.

A Festa do Ovo é também o maior evento da avicultura de postura do país. Durante o evento acontece a feira agroavícola, que reúne empresas do setor num acontecimento de âmbito nacional. Nessa exposição se apresentam as novidades da indústria avícola nacional, com destaque para novas tecnologias e produtos à disposição dos avicultores de Bastos e do país.

Dois dias antes dessa grande festa – que acontece este ano nos dias 13, 14 e 15 de julho – tem lugar o Concurso de Qualidade de Ovos, promovido pela comissão organizadora composta de avicultores dedicados a mostrar que a Capital do Ovo também produz um alimento de qualidade. 

0 Comentários