Capital do Ovo portuguesa bate recorde com maior omelete do mundo

Capital do Ovo portuguesa bate recorde com maior omelete do mundo

Devidamente auditada pela representante do Guiness Book, a confecção da megaomelete de Ferreira do Zêzere figurará no livro de 2013.

Ovonews

agosto 12, 2012

0
../../arquivos/img/2012/8/106_341_conteudo_g.jpg
Voluntários separam porções da megaomelete para distribuir ao público da festa

 

Com mais de cinco horas de cozimento, finalmente os 120 voluntários da cidade de Ferreira do Zêzere puderam ter o duplo prazer de saborear a megaomelete que prepararam visando ao recorde do Guiness Book. Saborearam também a vitória conquistada com muita determinação. Os habitantes da conhecida Capital do Ovo de Portugal, produziram no sábado, dia 11 de agosto, uma omelete com 6466 quilos e mais de 160.000 mil ovos. Dessa forma, Portugal bateu o recorde que pertencia à Turquia, com uma omelete de 4.401 quilos. No próximo ano, o nome de Ferreira do Zêzere figurará no livro de recordes do Guinness.

A ideia de produzir uma grande omelete faz parte do marketing do ovo organizado pela cidade que mais produz ovos na Península Ibérica (região composta por Portugal, Espanha, Gibraltar, Andorra e uma pequena fração do território francês). Ferreira do Zêzere conta com duas grandes empresas produtoras de ovos, uma delas a maior do país. Com o patrocínio dessas duas megagranjas, de empresas de fornecimento avícola e também da própria prefeitura local, o objetivo foi alcançado, superando, inclusive as expectativas dos organizadores.

../../arquivos/img/2012/8/106_342_conteudo_g.jpg
Jacinto Lopes e o certificado do Guiness Book para o recorde

A proposta inicial era preparar uma omelete com cinco toneladas, o equivalente a 120.000 ovos mas, durante a tarde de sábado, o número de ovos utilizados aumentou. «É um recorde maior do que inicialmente previsto. Decidimos juntar mais uma tonelada», anunciou o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, entrevistado pela imprensa portuguesa. Segundo Jacinto Lopes, colocar o nome da cidade no Guiness World Records com essa iniciativa “é uma forma de promover as empresas locais”. Inclusive porque são elas que garantem boa parte dos empregos na região, com arrecadação importante para a economia local. O evento foi “uma forma de ajudar as empresas locais a aumentar o volume de negócio e, consequentemente, a manter os postos de trabalho”, confirmou o representante da cidade.

Com 520 milhões de ovos produzidos por ano, o que equivale a 10 milhões vendidos por semana, Ferreira do Zêzere é chamada de a Capital do Ovo há um ano, período em que a administração da cidade resolveu investir no marketing do ovo, sempre com o apoio das empresas produtoras da região. Agora, segundo o presidente da câmara, com a confecção da maior omelete do mundo, a cidade terá maior notoriedade.

../../arquivos/img/2012/8/106_345_conteudo_g.jpg
O chefe de cozinha Pedro Mendes, que comandou o preparo

O investimento faz parte dessa ideia de promoção. Segundo Jacinto Lopes, o périplo custou cerca de 120 mil euros, dos quais cerca de 30 mil euros foram custeados pela cidade e o restante por patrocinadores. Mas Jacinto Lopes não vê esse gasto como um custo. Para ele, trata-se de um investimento. “Esperamos ter retorno com o fato de sermos conhecidos em todo o lado”, declarou à imprensa portuguesa.

Para cozinhar a omelete, foram necessárias sete toneladas de ovos, 500 litros de óleo e 100 quilos de manteiga e a criação de uma frigideira própria para o evento, com dez metros de diâmetro. O cuidado também esteve presente na hora de garantir a segurança alimentar, pois, segundo os organizadores, os ovos eram pasteurizados, blindando o produto contra salmonelas. “Todo o material utilizado na confecção da omelete foi desinfectado e os voluntários usaram roupas próprias, máscara e luvas”, informou Jacinto.

Outro cuidado que a organização teve ao produzir a omelete foi com os valores altos de CO2 (gás carbônico) liberados pelas bicos de gás por onde saíam as chamas do imenso fogão criado para a ocasião. Estava lá, a postos, um técnico para testar dezenas de vezes os parâmetros do gás libertado, garantindo a segurança dos presentes. Ao final, com a garantia de que o recorde havia sido realmente atingido – e a entrega do certificado pela representante do Guiness Book -, finalmente os portugueses presentes à Festa do Emigrante - outra tradição na cidade - puderam saborear a omelete mais famosa do mundo.

../../arquivos/img/2012/8/106_346_conteudo_g.jpg
A festa do emigrante, em cuja programação aconteceu a superomelete

A superomelete foi elaborada sob a coordenação do chefe de cozinha Pedro Mendes, que admitiu ter sido a que mais trabalho lhe deu. Substituindo o chefe Igor Martinho – designado a princípio para o grande feito – Mendes se disse satisfeito com o resultado e o sabor do maior prato que já ajudou a fazer em sua carreira. A demora no preparo, disse ele, não se deu apenas pelo tamanho da receita mas também porque é preciso prepará-la em fogo baixo, “caso contrário iria queimar por baixo e não cozinhar”, explicou o chefe, naturalmente, o primeiro a provar e a aprovar o famoso prato.

0 Comentários