Brasil pode exportar ovos e frango para a América Central e Caribe

Brasil pode exportar ovos e frango para a América Central e Caribe

Representantes da União Brasileira de Avicultura estiveram em Cuba e no Panamá para abrir mercado ao ovo e ao frango brasileiros.

Ovonews

novembro 08, 2012

0
../../arquivos/img/2012/11/211_554_conteudo_g.jpg
 

Retornaram confiantes ao Brasil os diretores da Ubabef, a União Brasileira de Avicultura. O presidente Francisco Turra e o diretor de mercados Ricardo Santin estiveram em Cuba e no Panamá em busca da abertura desses mercados para os produtos avícolas do Brasil. Turra e Santi participaram na terça-feira, dia 7, de uma reunião com Adalnio Senna Ganem, embaixador do Brasil no Panamá. Os executivos brasileiros debateram com o representante do nosso país caminhos para a abertura do mercado do Panamá aos produtos avícolas do Brasil.

Segundo Turra, o embaixador sinalizou com otimismo para uma oportunidade de cooperação técnica entre os dois países, sugerindo a Embrapa Internacional, que atualmente conta com uma unidade no Panamá. O presidente da Ubabef avaliou que, “apesar de deter uma população relativamente pequena, o Panamá possui um excelente PIB per capita, que cresce em níveis asiáticos. Mesmo sendo uma nação mais próxima política e territorialmente dos Estados Unidos, segundo maior exportador mundial, cremos que bons negócios podem surgir para os produtores de aves e ovos do Brasil, que possuem excelente imagem, graças aos níveis sanitários de nossa produção”.

Turra lembrou que, atualmente o mercado do Panamá está fechado às importações de produtos avícolas brasileiros mas que a entidade vai trabalhar junto ao Ministério da Agricultura do Brasil para que sejam agilizados os trâmites que permitirão habilitar as plantas brasileiras para esse mercado. A próxima etapa, nesse sentido, será uma nova visita ao Panamá, em 2013, dessa vez, com a participação de empresários. 

../../arquivos/img/2012/11/211_556_conteudo_g.jpg
Havana, 2011: Brasil presente

Em Cuba, onde os representantes da Ubabef estiveram antes da ida ao Panamá, a delegação brasileira participou da tradicional Feira Internacional de Havana, a Fihav 2012. No evento, que é um dos mais importantes da América Central e do Caribe -, Turra e Santin participaram de um encontro com importadores de ovos e frango, ação que contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil.

“Cuba está às vésperas de uma grande mudança no país, e o turismo devolverá à ilha a prosperidade perdida. Essa é uma excelente oportunidade para intensificar nossos laços e garantir o setor brasileiro como parceiro na segurança alimentar cubana”, ressaltou o presidente da Ubabef. Segundo ele, “todos os fatores favorecem esse cenário e os próprios importadores demonstraram grande interesse pelos produtos brasileiros. Todas as empresas que participaram conosco foram bastante demandadas”. 

Otimista e satisfeito com a recepção ao trabalho e ao produto brasileiros, Turra ressaltou: “Falamos com empresários, produtores e o próprio governo local, e todos estão confiantes em receber o apoio da Embrapa para o desenvolvimento técnico do agronegócio local. Por tudo isso, vemos que as relações estão cada vez melhores e tenho certeza que tanto ovos quanto carne de frango e genética avícola do Brasil serão bem recebidos pelo mercado cubano.”

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Ubabef)

0 Comentários