Simpósio da Unesp de Jaboticabal mostra um olhar prático sobre a postura

Simpósio da Unesp de Jaboticabal mostra um olhar prático sobre a postura

Orientar o setor com temas do dia a dia no campo traduz o sucesso do Simpósio de Atualização em Postura Comercial; o evento este ano bateu recorde de participantes.

Ovonews

outubro 24, 2018

0

Os eventos técnicos da avicultura de postura têm sido cada vez mais frequentes e importantes para disseminar informações à moderna produção de ovos em constante desafio. Novos nichos de mercado, pressão da produção em crescimento, experimentos de novos produtos, tecnologias e aperfeiçoamentos nutricionais estão em pauta no dia a dia de produtores, RTs, gerentes de produção e profissionais da representação comercial, que necessitam acompanhar os novos tempos.

E é nos eventos que essa disseminação de conhecimento se dá da maneira mais adequada. Como o XV Simpósio de Atualização em Postura Comercial, do qual a reportagem da A Hora do Ovo participou mais uma vez no campus da Unesp de Jaboticabal (SP), entre os dias 12 e 14 de setembro.

Realizado até 2017 como um curso de atualização nos temas mais atuais do segmento, ao completar 15 anos, seus organizadores decidiram renomeá-lo como simpósio, por suas atuais características. Neste ano especial de aniversário de 15 anos de sucesso, o evento promovido na FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária teve um minicurso sobre Produção de ovos visando à saúde pública, no dia 12, com quatro palestras.

Nos dias 13 e 14, o anfiteatro da Unesp/FACV Jaboticabal teve mais 13 temas apresentados por profissionais nas áreas de nutrição, sanidade, manejo das aves, ambiência, aproveitamento de esterco, fontes alternativas de energia, aspectos que envolvem o amplo mercado do ovo.

O evento de atualização em postura comercial no campus da Unesp de Jaboticabal surgiu pela decisão de três profissionais de medicina veterinária que viram a necessidade de construir um diálogo mais aberto da universidade com o avicultor e com seus colaboradores, gente que atua no dia a dia da granja.

Nilce Maria Soares, pesquisadora científica do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, é uma das idealizadoras do evento, junto com o professor Angelo Berchieri (FCAV/Unesp) e José Eduardo Costa, profissional experiente em campo na área de nutrição animal.

“Nós três trabalhamos no evento desde o primeiro ano, idealizando um temário elaborado para apoiar o pessoal que está na produção da granja. O encontro foi crescendo em número de participantes e hoje nos sentimos responsáveis por manter um temário bem atualizado, buscando atender ao que é necessário a cada ano, sempre buscando promover algum treinamento prático”, destaca Nilce Soares. Ela acrescenta: “O nosso foco é sempre quem trabalha com a ave, os veterinários que atuam na granja, o gerente de produção, o galponeiro. E quando o proprietário da granja também pode vir é ótimo. Nosso foco é levar o conhecimento com uma linguagem simples. O simpósio é feito dentro de uma universidade, mas com o olhar voltado para o campo, e com o patrocínio de empresas que nos apoiam.”

Este ano, a pesquisadora foi uma das seis pessoas homenageadas pela comissão organizadora do evento, juntamente com os outros dois de seus idealizadores – Angelo Berchieri e José Eduardo Costa. Além deles, mais três profissionais de atuação destacada na postura comercial.

A coordenadora do evento este ano, a professora Silvana Martinez Baraldi Artoni, explica que a homenagem logo na abertura oficial do evento, na manhã do dia 13 de setembro, foi uma forma de expressar a gratidão por todos que apoiam o evento há 15 anos, em especial seus idealizadores: “Eles são profissionais que lideram esse evento desde sua primeira edição e merecem toda a nossa gratidão pelo excelente trabalho que realizam., assim como os representantes homenageados. Também devemos agradecer a todas as empresas que nos apoiam para a realização do evento, e que permitiram não só a realização do simpósio, mas também a manutenção de sua qualidade na recepção aos palestrantes e aos participantes.”

Silvana Artoni faz questão de, desde já, convidar a comunidade da avicultura de postura a agendar a presença no XVI Simpósio, que será nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019. “Este ano tivemos o expressivo número de 267 inscritos, um recorde de participantes. E, mais uma vez, com muitos profissionais e estudantes de vários estados, como Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás e Amazonas. Aguardamos todos novamente em 2019!”

(Texto e fotos: Elenita Monteiro em cobertura especial no Simpósio da Unesp/Jaboticabal)

tag: simpósio , Unesp Jaboticabal , Postura comercial , Mini curso ,

0 Comentários