República Tcheca informa foco de influenza

República Tcheca informa foco de influenza

Com esse são três os focos da doença já detectados este ano na Europa, segundo informações da Organização Mundial de Saúde Animal.

Ovonews

janeiro 23, 2020

0

O setor avícola europeu está temoroso de que um novo surto da influenza aviária possa estar a caminho. Isso porque a República Tcheca informou no dia 18 de janeiro um foco da doença com uma cepa altamente contagiosa em uma fazenda tcheca. A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) já havia informado, somente neste mês de janeiro, focos de Influenza Aviária Altamente Patógena na Ucrânia (H5) e Alemanha (H5N8).

O site Agrolink informa que a autoridade tcheca Petr Vorlicek indicou que "o subtipo H5N8, altamente patogênico, letal para aves" foi encontrado em uma pequena fazenda a 150 quilômetros a sudeste da capital, Praga. E prossegue, destacando que Vorlicek, porta-voz da Administração Veterinária do Estado (SVS), disse que a infecção na fazenda em Stepanov nad Svratkou provavelmente foi importada por aves aquáticas selvagens. O SVS, que afirma que o H5N8 nunca se espalhou para os seres humanos, disse que a fazenda criou três patos e 12 galinhas, das quais seis infectadas pelo vírus morreram em dois dias.

Os animais restantes na fazenda foram abatidos no dia 18, sábado pela manhã, disseram os veterinários, acrescentando que estão criando uma área protegida de dez quilômetros (seis milhas) ao redor da fazenda,

A união agrícola francesa, Coordination rurale, disse que o H5N8 foi detectado nas últimas semanas em fazendas na Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia, bem como entre aves selvagens na Polônia. Ela alertou as autoridades para interromperem urgentemente as remessas de países infectados e alertarem os agentes aduaneiros sobre o risco.

A entidade também lembrou como as fazendas francesas de aves e os produtores de foie gras foram severamente afetados pela epidemia de 2017, quando milhões de aves foram abatidas na Europa. O vírus da influenza H5N1 pode ser transmitido das aves para o homem, mas é difícil ser transmitido entre humanos.”

(A Hora do Ovo, com informações do site Agrolink)

tag: República Tcheca , Influenza aviária , Influenza , Europa , Organização Mundial de Saúde Animal , OIE ,

0 Comentários