Probiótico da Evonik faz sucesso na Granja Mizohata em Bastos (SP)

Probiótico da Evonik faz sucesso na Granja Mizohata em Bastos (SP)

O probiótico Ecobiol equilibrou a microbiota do plantel e auxiliou a granja a controlar as fezes muito líquidas, que causavam perdas com ovos sujos e esterco muito úmido.

Ovonews

julho 31, 2019

0

Diversas vezes campeã no Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, a Granja Mizohata, administrada pelos irmãos Eduardo e Wagner Mizohata (foto no destaque), vinha enfrentando uma dificuldade na produção que deu bastante dor de cabeça e prejuízo aos empresários desde o ano passado: o aumento substancial de ovos muito sujos e, portanto, invendáveis.Depois de testar diversos produtos e técnicas para sanar o problema – causado em grande parte pela ocorrência de intoxicação pela bactéria Clostridium perfringens e outras bactérias oportunistas -, há cerca de cinco meses a Evonik apresentou um produto que, segundo o produtor Eduardo Mizohata, praticamente deu fim ao problema. É o Ecobiol, um probiótico da multinacional Evonik.

FEZES-SECAS-2_OK
Esterco seco: saúde intestinal das aves


“O resultado veio muito rápido e nos surpreendeu, inclusive reduzindo o trincado dos ovos”, relatou, visivelmente satisfeito, o produtor Eduardo Mizohata em entrevista à A Hora do Ovo. Tanto que fez questão de – literalmente – vestir a camisa da Evonik para a foto dos irmãos Mizohata na granja. Eduardo explica: “O prejuízo já era muito grande e essa solução probiótica sugerida pela Evonik trouxe equilíbrio novamente à saúde intestinal do plantel, deixando os ovos mais limpos, o esterco mais seco, inclusive das aves vermelhas. Estávamos procurando uma solução e essa alternativa do Ecobiol encaixou-se perfeitamente no que necessitávamos.”

Cauteloso, Eduardo Mizohata começou a usar o produto em uma parte do plantel para testes. Diante dos resultados, em três semanas já estava implementando o uso de Ecobiol em todo o plantel, das pintainhas às poedeiras. “O custo-benefício é excelente”, disse em sua entrevista, garantindo que tem indicado o produto a amigos avicultores que estavam enfrentando o mesmo problema com Clostridium e Escherichia coli.

Eduardo Mizohata visitou, juntamente com um grupo de avicultores de Bastos e região, o escritório da empresa, na Grande São Paulo, e voltou muito satisfeito. Lá, foi recebido por Maria Melo, diretora técnica de nutrição e saúde animal da empresa no Brasil, que teve a oportunidade de explicar ao produtor bastense como é o funcionamento do Ecobiol (fotos na galeria abaixo).

O produto é composto por uma cepa natural de crescimento rápido do Bacillus amyloliquefaciens, a CECT 5940, e tem grande capacidade para produzir metabólitos secundários e ácido láctico. “Com isso, promove uma relação simbiótica entre nutrição, microbiota intestinal e imunidade, melhorando potencialmente o estado geral dos animais, porque reduz os níveis de bactérias indesejáveis no intestino e mantém a população microbiana equilibrada. Ecobiol permite aos produtores solucionarem os desafios relacionados à segurança alimentar e baixo desempenho”, destacou a diretora técnica aos produtores presentes à visita na fábrica.

FÁCIL UTILIZAÇÃO

Além da eficiência do produto, Eduardo Mizohata destaca sua fácil utilização na ração e no premix, podendo ser misturada a outros aditivos, com resistência a altas temperaturas. “O manual do produto indica que ele resiste de 60 até 150 graus centígrados, o que será muito importante quando chegar o verão. E já pudemos comprovar que realmente é mais resistente que outros probióticos”, diz, satisfeito, o avicultor, lembrando de apontar que a “indicação é de usar um quilo por tonelada, sendo que na fase da postura utilizo menos.”

O PROBIÓTICO ECOBIOL

O Ecobiol é uma solução probiótica feita a partir do Bacillus amyloliquefaciens, que tem rápido crescimento e melhora a condição geral de saúde das aves, pois promove equilíbrio entre nutrição, saúde intestinal e bem-estar animal.

A suplementação das dietas com Ecobiol auxilia no balanço microbiano no intestino. Entre suas vantagens está a estabilidade sob temperaturas de peletização e para condições de armazenamento; o fácil manuseio por funcionários em fábricas de rações, além de compatibilidade com outros aditivos, tais como anticoccidianos, promotores de crescimento, ácidos orgânicos, fornecendo a base para um produto eficaz e de desempenho garantido.

É uma alternativa importante diante da crescente demanda dos consumidores pela retirada de antibióticos promotores de crescimento das rações.

Saiba mais sobre o probiótico Ecobiol com a equipe Evonik:

Animal Health & Nutrition

sac-animalnutrition@evonik.com

Evonik Brasil Ltda.

Rua Arquiteto Olavo Redig de Campos, 105

Torre A – 04711-904 - São Paulo – SP - Brasil

 

(A Hora do Ovo. Texto: Elenita Monteiro. Fotos: Elenita Monteiro e divulgação Evonik)


tag: Evonik , Granja Mizohata , Ecobiol , Probiótico , Bastos ,

0 Comentários