Ovotron tem a tecnologia em contagem de ovos mais utilizada em todo o país

Ovotron tem a tecnologia em contagem de ovos mais utilizada em todo o país

Empresa nasceu em Tupã (SP), região de Bastos, e hoje atende granjas instaladas em todos os polos de produção de ovos do Brasil.

Ovonews

abril 06, 2019

0

Evolui a avicultura de postura, evoluem aqueles que com ela trabalham. Foi assim com Ricardo Massara (à esquerda na foto do destaque com o filho Fabio), um técnico em máquinas classificadoras de ovos que há 10 anos já conhecia todo o mercado brasileiro depois de trabalhar muitos anos no segmento. Ao ver que as granjas mais estruturadas do país estavam migrando para a automatização dos galpões de produção, entendeu que havia ali oportunidades de negócio e criou um sistema de contagem eletrônica de ovos que hoje, segundo ele, é o mais utilizado no Brasil. Assim nasceu a Ovotron, em Tupã (SP), uma empresa que não para de atualizar-se para tornar a vida do produtor de ovos mais fácil na hora de saber, com o máximo de exatidão, quantos ovos sua granja produz no dia a dia.

À época era a única empresa nacional a produzir um contador de ovos – ainda no sistema mecatrônico – e, com a eficiência e simplicidade do equipamento, conquistou clientes de várias regiões brasileiras. Hoje a Ovotron já evoluiu para o sistema de contagem com infravermelho e em 2018 lançou, na Festa do Ovo de Bastos, sua tecnologia de ponta: a contagem de ovos eletrônica com visão computacional. Ou seja, o produtor ou o gerente de produção pode conferir, em tempo real, quantos ovos estão sendo produzidos. Tudo acompanhado on line no computador, câmeras de TV ou celular.

“Nossos produtos e softwares são atualizados constantemente por nossos engenheiros, buscando alto desempenho dos contadores Ovotron, que hoje têm um índice de eficiência que passa de 99% de precisão”, orgulha-se Ricardo Massara. Há alguns anos ele conta com o apoio do filho Fábio Massara, que estuda engenharia mecatrônica para dar suporte à empresa. Juntamente com o pai, Fábio é um entusiasta da tecnologia a serviço da avicultura, e não para de ter ideias e ações para tornar o trabalho da Ovotron ainda mais robusto e vital para seus clientes.

“Hoje podemos garantir acesso remoto do cliente aos dados fornecidos por nossos equipamentos, desde que o avicultor ou o gerente da granja esteja em um lugar com acesso à internet. Assim, em qualquer lugar do mundo o cliente pode acessar os dados on line, ou acessar a nuvem, onde esses dados permanecem armazenados por 14 dias”, orgulha-se Fábio. E o empresário tem razão para ter orgulho, pois a tecnologia envolvida nos equipamentos da Ovotron é elogiada por vários de seus muitos clientes.

Hoje fazem parte da clientela da Ovotron aviários como as Granjas Mantiqueira, Josidith (Tocantins), Berger (Espírito Santo), Santa Marta e ASA (Minas Gerais), Emape e Regina (CE), Pavão (Goiás), Uemura (Bastos –SP), entre muitos outros grandes e médios produtores de ovos do país.

A Ovotron também tem em seu portfólio de clientes alguns dos grandes matrizeiros que atendem grupos como a BRF e a JBS. Além disso, algumas granjas e incubatórios de codornas utilizam a tecnologia de contagem eletrônica da Ovotron.

“Além da precisão dos dados que nossos equipamentos geram, o ponto forte de nosso trabalho são as atualizações constantes, buscando o que a avicultura precisa para se manter competitiva. E também investimos constantemente no pós-venda, para entender logo o que o nosso cliente precisa, atendendo-o o mais rapidamente possível”, destaca Ricardo Massara.

Fábio cuida pessoalmente do pós-venda, coordenando uma ampla equipe de atendimento técnico e de vendas, e informa que recentemente um de seus profissionais mais experientes foi morar em Campinas, cidade estratégia de São Paulo, para atender aos muitos clientes da Ovotron no Sudeste (especialmente Minas Gerais e Espírito Santo) e granjas do Nordeste.

Como a tecnologia da Ovotron tem grande mercado no município de Santa Maria de Jetibá (ES) – atualmente o maior produtor de ovos do Brasil – a empresa está montando por lá uma filial. “Essa posição estratégica vai nos ajudar a atender a nossos clientes capixabas de maneira mais rápida”, explica Fábio Massara, que tem várias outras ideias para colocar em prática visando ampliar o sucesso da empresa, que hoje está presente na maioria das granjas automatizadas do Brasil e em pelo menos uma empresa da Argentina.

Fábio adianta que os próximos investimentos serão para ampliar o serviço de controle de dados com seus equipamentos, que deverão, num futuro bem próximo, ajudar o produtor a acompanhar dados como água de bebida, ração disponível, temperatura e umidade do ambiente, além do controle de caixa. “Temos muito a oferecer ao mercado avícola para auxiliar nossos clientes na administração eficiente de suas granjas”, promete Ricardo Massara, o fundador da empresa.

AVICULTORES APROVAM OVOTRON NAS GRANJAS

OVOS POMMER (ES)

OVOS-POMMER
Renan Berger - Ovos Pommer (ES)


"
Meus irmãos e eu ficamos surpresos com a precisão do equipamento Ovotron. Iniciamos o teste em apenas um galpão e não demorou em instalarmos em toda a produção. Para se ter uma ideia, os contadores por infravermelho instalados em 2012 ainda são utilizados, devido à precisão, manutenção simples e durabilidade do equipamento." Renan Berger

GRANJA AVINE (CE)

GRANJA-AVINE
Junior Carneiro - Granja Avine (CE)

 
"Ter um sistema confiável é fator primordial para o sucesso da nossa atividade. A instalação da tecnologia de contagem de ovos Ovotron na Avine proporcionou maior grau de fidelidade das informações, além de ser um sistema de fácil instalação e manutenção." - Junior Carneiro 

GRANJA ENAVIS (PE)

GRANJA-ENAVES
Sivonaldo Severino - Granja Enaves (PE)


"Com um ótimo suporte técnico e um sistema eficiente, a Ovotron resolve qualquer tipo de problema à distância, o que facilita as atividades cotidianas com agilidade dentro da granja. Estamos bastante satisfeitos com os equipamentos Ovotron." - Sivonaldo Severino 


ATLÂNTICA ALIMENTOS (CE)

ATLANTICA-ALIMENTOS
Victor G. Lima - Atlântica Alimentos (CE)


"A eficiência dos contadores Ovotron nos assegurou a contagem de ovos em tempo real e informações transmitidas em relatórios diários. O equipamento possui um sistema eficiente que facilita as atividades e o manuseio dos operadores, além disso conta com um suporte técnico qualificado e serviço on line para sanar qualquer dúvida. Temos confiança nos contadores da Ovotron."  Victor Gomes Lima 

GRANJA PAVÃO (GO)

GRANJA-PAVAO
Luis Fernando Pavão - Granja Pavão (GO)


“A Granja Pavão trabalha com contadores Ovotron há mais de 5 anos. O atendimento é pontual, a garantia confiável, os equipamentos têm baixo índice de defeitos e, o mais importante: são 100% confiáveis.” - Luís Fernando Pavão


A TECNOLOGIA OVOTRON

CONTADOR DE OVOS COM RECONHECIMENTO POR IMAGEM

CONTADOR-DE-OVOS (1)

Funciona em esteiras de 10 cm a 100 cm de largura. É imune a ruídos da rede elétrica ou solar e não requer desvios ou afunilamento da esteira.

A contagem separada por lado no mesmo contador e o retorno de esteira ou ovos não afeta a precisão, que é muito próxima a 100%.

 Não tem cabeamento, dispensa paineis e tem display touchscreen colorido de 5”, com integração por wifi com a internet ou outros sistemas. 

OVOTRON - TV E CONTROLE DE FLUXO DE OVOS NAS ESTEIRAS

TV-OVOTRON

 
Permite a contagem em tempo real e controla o fluxo de ovos nas esteiras. O sistema emite avisos quando excede a quantidade de caixas que a máquina suporta e também quando a produção está muito abaixo. 

SENSOR MODELO INFRA-OVT 03

SENSOR-MOLDEO-INFRA-OVT-03 (1)


Esse sensor tem exatidão de 99,08%. Sensor robusto, com contagem sem contato com os ovos, feita através de sensores infravermelhos. Conta os ovos mesmo eles estando misturados. Pode ser usado em qualquer sistema de coleta automática e sem necessidade de modificações na esteira transportadora.

(Confira também a reportagem sobre a Ovotron na revista A Hora do Ovo Edição 93)

tag: Ovotron ,

0 Comentários