Os impactos da Newcastle e a Vectormune ND

Os impactos da Newcastle e a Vectormune ND

A vacina vetorizada da Ceva é uma grande aliada na proteção das aves e contra as perdas econômicas associadas às altas taxas de mortalidade.

Ovonews

fevereiro 17, 2019

0

A doença de Newcastle é um dos maiores desafios enfrentados pela avicultura mundial. Tendo como agente um Paramyxovirus aviário, sorotipo 1, a enfermidade é responsável por uma série de perdas econômicas associadas às altas taxas de mortalidade, quedas no desempenho produtivo e aumento das condenações no abatedouro.

O desafio da doença e os resultados obtidos com a vacina Vectormune ND, da Ceva, são os destaques deste texto, produzido pela assessoria de imprensa da Ceva, e baseado em artigo assinado por Luiz Sesti, gerente de Serviços Veterinários Latinoamérica da Ceva Saúde Animal. Com ele, é possível avaliar a importância de uma vacina como a Vectormune ND para o setor produtivo avícola.

“Por conta do alto poder epidêmico, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) exige aos produtores que reportem imediatamente casos da doença. As regiões com aves contaminadas sofrem uma série de sanções, entre elas, a proibição da exportação de produtos avícolas não processados para países livres da enfermidade.

A América Latina é uma das regiões que mais sofrem com os impactos da doença de Newcastle. Atualmente, México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, República Dominicana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia são classificados como países endêmicos pela OMSA.

Por conta da aparição frequente de casos severos da doença, a imunização das aves industriais é imprescindível para controlar o agente viral em regiões endêmicas. Já em países livres da doença, a vacinação preventiva exerce um papel fundamental, imunizando os plantéis para garantir proteção das aves em casos de surto da doença.

LUIS-SESTI
Luiz Sesti: análise dos desafios


Para enfrentar os desafios de campo, ao final dos anos 1940 foram desenvolvidas vacinas vivas e inativadas. Essas vacinas têm sido utilizadas no controle da doença através de programas vacinais que incluem revacinações ao longo do ciclo produtivo. Nesse caso, o número de doses depende, basicamente, da situação epidemiológica da região onde a granja está localizada, e ao tipo de criação.

Entretanto, diversos estudos científicos identificaram que as vacinas convencionais têm importantes limitações biológicas e de natureza prática (como necessidade de revacinações por exemplo). Para eliminar essas limitações, foram desenvolvidas vacinas vetorizadas rHVT-F. A vectormune ND, é um exemplo dessa tecnologia. A vacina é composta pela cepa vacinal HVT da doença de Marek, com inserção do gene da proteína F do vírus da doença de Newcastle em seu genoma.

A eficácia dessa vacina foi avaliada em muitos experimentos controlados e de campo realizados com poedeiras e frangos de corte. Os estudos demonstraram que a vacina confere proteção efetiva já nas primeiras semanas de vida. Além disso, a vacina proporciona imunidade duradora, com proteção total em poedeiras por até 72 semanas de idade.

Outro destaque importante do uso da Vectormune ND é relacionado ao controle da circulação do vírus nos sistemas produtivos. Aves vacinadas com Vectormune ND apresentaram melhores índices de proteção clínica e uma menor taxa de excreção viral, resultados superiores aos apresentados pelos programas vacinais convencionais. Vários estudos foram conduzidos para avaliar a proteção conferida por Vectormune ND frente a diferentes genótipos de vírus velogênicos. Os resultados desses estudos demostraram que, além de totalmente protegidas de sinais clínicos e mortalidade induzidas pelos diferentes tipos de desafio, as aves vacinadas excretaram, em média, 759 vezes menos vírus do que as aves não imunizadas.

Esses resultados mostraram a eficácia de Vectormune ND em proteger aves desafiadas com diferentes genótipos de vírus velogênicos da doença, além de controlar a circulação de vírus de campo.”

(Fonte: Assessoria de imprensa da Ceva. Foto: divulgação)

tag: Doença de Newcastle , Vectormune , Ceva ,

0 Comentários