No sexto ano de vida, Ovos RS mostra resultados e projeta mais evolução

No sexto ano de vida, Ovos RS mostra resultados e projeta mais evolução

Reunidos em Bento Gonçalves (RS), equipe do programa da Asgav, avicultores, parceiros e técnicos participaram de encontro de resultados e confraternização.

Ovonews

dezembro 11, 2018

0

Um balanço festivo, de agradecimento e de muitos resultados. Assim foi o encontro promovido pela Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), no dia 6 de dezembro. A serra gaúcha foi testemunha desse importante encontro entre a equipe do Programa Ovos RS, os avicultores que integram o programa e parceiros do projeto que é um sucesso há seis anos no Rio Grande do Sul.

Saudando os presentes, nas dependências da Casa Valduga – local que é centro de turismo e de produção de vinhos celebrados por brasileiros e estrangeiros -, a equipe do programa fez um balanço e uma prestação de contas de 2018. José Eduardo Santos, coordenador do programa Ovos RS e diretor executivo da Asgav, ressaltou a força do projeto e as conquistas que ele obteve ao longo de sua trajetória. “Chegamos ao 6º ano do Programa Ovos RS, a evolução dos estabelecimentos é evidente, embasada em dados de acompanhamento da evolução técnica e estrutural e de qualidade dos ovos produzidos e colocados à disposição no mercado. Não ficamos somente incentivando o consumo, buscamos a melhoria contínua no sistema produtivo”, registrou Eduardo Santos.

Na ocasião, o coordenador do programa prestou contas, apresentou um resumo das  ações e atividades do Programa Ovos RS na área promocional e de marketing, com as universidades, e destacou atividades estratégicas de promoção e de larga repercussão, como a  campanha de verão de incentivo ao consumo de ovos, apoio e patrocínio para um tri-atleta, parceria internacional com Egg Farmers Canadá, atividades alusivas à Semana do Ovo e o lançamento do vídeo 3D que homenageou uma dúzia de profissões interessantes.

Eduardo Santos informou, também, que serão postas em prática ações ainda mais estratégicas junto ao consumidor e potenciais compradores de ovos. E lembrou que está na agenda do programa a já consolidada Conbrasul Ovos, que terá sua segunda edição em 2019. O evento é uma das atividades que deverá reunir lideranças e autoridades ligadas ao setor no Brasil e no exterior.

Também foi apresentado um resumo das atividades de suporte técnico às granjas que integram o programa, apresentação feita pela médica veterinária e consultora técnica do programa Raquel Melchior. Ela destacou as ações de acompanhamento aos processos de registro junto à SEAPI/RS, migração ER/SIF, encontro de capacitação e inovação do Ovos RS, programa de qualidade em ovos, parcerias com instituto de alimentos do Senai, termos de cooperação com Faculdade de Zootecnia UFRGS e termos de cooperação com laboratório de análises microbiológicas da UFRGS.

Representando os produtores de ovos do Programa Ovos RS, o avicultor Daniel Bampi falou sobre a evolução do Programa, a participação das granjas e a melhoria expressiva da imagem do ovo junto ao consumidor gaúcho. Também parabenizou a equipe da ASGAV/SIPARGS pelo trabalho desenvolvido e concluiu dizendo que é preciso manter a união e continuar o trabalho que está sendo bem executado.

Outro produtor que se manifestou foi Celso Fillipsen, da Granja Fillipsen. Pedindo a palavra, o empresário falou sobre o reconhecimento do trabalho da ASGAV e da Coordenação do Programa Ovos RS, destacando a importância do Programa Ovos RS em níveis regional, nacional e internacional, representando os produtores de ovos do estado.

Entidades e instituições parceiras

O evento em Bento Gonçalves reuniu, além dos produtores de ovos, representantes dos órgãos oficiais como SEAPI/RS, SFA_MAPA/RS, e profissionais de empresas parceiras, como a MSD Saúde Animal. A empresa abriu a programação da noite com a palestra técnica de Luis Francisco Angeli Alves, biólogo e doutor em entomologia, que falou sobre a importância e manejo populacional de ácaros ectoparasitas em aviários de galinhas poedeiras.

Representando a Secretaria da Agricultura e o Programa Estadual de Sanidade Avícola do Estado Júlia Vignolo da Silva fez seu pronunciamento alertando os estabelecimentos da importância do registro das granjas junto a SEAPI/RS e o atendimento às normativas de biosseguridade.

Por parte do Ministério da Agricultura o chefe do SIPOA 10/MAPA/RS, Leonardo Isolan, elogiou as atividades do Programa Ovos RS e disse que o programa trouxe diferenciais ao setor de produção de ovos do estado, tanto na parte técnica como na valorização do alimento ovo. Fez alguns alertas em relação às mudanças na legislação de inspeção sobre a extinção dos ER’s estabelecimentos relacionados e migração para o SIF, informando que é preciso dar atenção aos processos de migração ao SIF pois o prazo encerra no dia 31 de dezembro.

Luiz Otavio, diretor do Departamento de Defesa Sanitária da SFA/MAPA/RS, destacou o trabalho conjunto do MAPA e do setor avícola sobre recente retomada do mercado do Chile, ressaltou que o departamento de defesa está atento às questões que envolvem o bem-estar animal e colocou o departamento à disposição da ASGAV e do setor para tratarem dessas questões.

Também teve uma apresentação da empresa EPM Embalagens que gentilmente colaborou com o coquetel de confraternização do encontro.

No final do encontro, entrega de certificados de participação na 5ª Edição do Programa de Inovação e Capacitação Ovos RS, realizado em abril, direcionado aos estabelecimentos participantes e aos parceiros que proferiram palestras e treinamentos.
Na galeria de fotos abaixo, palestras, entrega de certificados e confraternização.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos do setor de comunicação da Asgav/Ovos RS)


tag: Programa Ovos RS , Asgav ,

0 Comentários