Hendrix Genetics recebe Certificado de Compartimentação entregue pela ABPA

Hendrix Genetics recebe Certificado de Compartimentação entregue pela ABPA

A diretoria da entidade recepcionou a equipe da Hendrix no dia 29 de outubro, ocasião da entrega oficial do certificado ao diretor Marco Almeida.

Ovonews

outubro 30, 2018

0

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, entregou nesse dia 29 de outubro à Hendrix Genetics o certificado de compartimentação avícola de reprodução livre de Influenza Aviária e da doença de Newcastle, concedido pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A compartimentação é um programa que consiste, basicamente, na estruturação da produção em compartimentos, que mapeiam e isolam plantas e estruturas de granjas. Com esse modelo produtivo, a reação a eventos epidemiológicos será mais rápida e de mais fácil controle, reduzindo os impactos econômicos gerados e dando maior segurança sanitária à cadeia produtiva. Ao mesmo tempo, por estar isolado, o sistema compartimentado proporciona melhores garantias de continuidade das vendas internacionais em caso de eventualidades sanitárias.

ABPA_CERTIFICADO-HENDRIX
Equipe Hendrix recebe certificado na presença da diretoria da ABPA

O certificado de compartimentação é conferido a empresas e granjas produtoras de aves e de genética avícola que sigam, de maneira voluntária, recomendações de biosseguridade recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A compartimentação envolve todas as unidades de produção de uma propriedade. 

Francisco Turra, presidente da associação, ressaltou a importância da conquista da empresa, que é associada à ABPA. "Para nós é uma imensa satisfação participar desse momento, pois é mais uma garantia de qualidade que temos a oferecer aos nossos muitos mercados", salientou.

Em entrevista a A Hora do Ovo no dia 10 de outubro, quando recebeu a notícia do certificado vinda do Ministério da Agricultura, o executivo Marco Almeida, diretor da Hendrix para o Brasil e América do Sul, se disse bastante satisfeito. E comemorou. “Tem sido uma honra termos aceito o desafio e a missão de trabalharmos sob supervisão do Ministério da Agricultura e em colaboração com a ABPA e, principalmente, com as pessoas que têm feito parte dessa jornada”, agradeceu o diretor. Para ele, são essas pessoas que, essencialmente, fazem tudo acontecer. “Nominar seria injusto, mas todos têm dado uma contribuição imensa. Pessoas têm colaborado, agido com imparcialidade nos seus afazeres e se superado para fazer algo em que se passou a acreditar”, destacou o executivo da Hendrix.

Marco Almeida salientou, também na entrevista exclusiva à A Hora do Ovo, que a satisfação e o orgulho pela certificação obtida não diminuem os esforços para manter em alta o investimento em seguridade e em protocolos rígidos de produção genética. “Aqui na Hendrix ainda temos muito que aprender e melhorar, mas os conceitos da compartimentação têm representado mais que um processo visando à certificação; tem representado inspiração para expandir a consciência de biosseguridade para todos os níveis”.

O executivo ainda ressalta que a compartimentação foi uma iniciativa fantástica no âmbito do PNSA, o Programa Nacional de Sanidade Avícola. “E, veja, trata-se de um tema que supera questões de concorrência e disputas de mercado, trata-se de algo maior em direção a manter a sanidade do rebanho avícola brasileiro”, conclui, mantendo o agradecimento em nome de todos da Hendrix.

Com a Hendrix Genetics, o Brasil passa a ter quatro compartimentos avícolas, dos quais três são de reprodução e um de produção de carne de frango.  O país é pioneiro na implantação desse sistema de proteção sanitária.

Leia a notícia sobre a publicação da certificação para a Hendrix Genetics pelo Ministéiro da Agricultura: Hendrix Genetics no Brasil recebe certificado de compartimentação do MAPA.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da ABPA)

tag: Hendrix Genetics , certificado de compartimentação , MAPA ,

0 Comentários