Evonik recebe avicultores com evento especial em Lins (SP)

Evonik recebe avicultores com evento especial em Lins (SP)

Empresa de nutrição e saúde animal promoveu encontro de avicultores de Bastos e região, com programação técnica e de lazer com os familiares dos produtores.

Ovonews

outubro 31, 2019

0

Um evento diferenciado promovido pela Evonik, unindo programação técnica, social e de lazer reuniu avicultores de Bastos e região com suas famílias no Blue Tree Park Resort, em Lins (SP). O complexo hoteleiro foi palco de duas palestras com coquetel e jantar e uma programação social e de lazer para os familiares dos avicultores convidados pela empresa de nutrição e saúde animal.

A Evonik recepcionou os avicultores nos dias 24 e 25 de outubro, ao lado da Socel, a empresa que representa a Evonik na região de Marília, no Centro-Oeste Paulista. Na tarde do dia 24, a partir das 18 horas, os avicultores foram recepcionados no centro de convenções do Blue Tree Park, de Lins, com um coquetel descontraído. Na sequência, participaram de um encontro com a realização de duas palestras com executivos da empresa, levando informação e compartilhando atualidades do segmento junto aos produtores.

Fabio Arai, da Socel, fez as honras da casa e abriu o encontro destacando a presença de Armando Luca e Nei Arruda, executivos da Evonik responsáveis pelas duas palestras da noite. Armando Luca, executivo de vendas da Evonik, apresentou a marca e sua trajetória no mercado mundial e no Brasil. Nei Arruda, gerente de marketing da Evonik, falou em sua apresentação sobre nutrição de precisão em avicultura e as inovações que a empresa está oferecendo para a avicultura de postura.

Após as palestras, a Evonik e a Socel recepcionaram os avicultores e seus familiares com jantar em outra ala do complexo hoteleiro. Os convidados permaneceram no hotel durante todo o dia seguinte, aproveitando as várias opções do Blue Tree Park Resort de Lins, com piscinas, deliciosas refeições e uma programação de lazer especialmente voltada às crianças e famílias. Para os organizadores, foi uma oportunidade especial de ampliar o relacionamento com os clientes debatendo produtos e formas de atuação na avicultura de postura e, ainda, proporcionar momentos de lazer prazerosos compartilhados com familiares.

“Uma ação especial para uma parceria especial que a Evonik mantém e pretende ampliar com os produtores”, foi assim que os organizadores avaliam o evento diferenciado promovido em Lins. Fábio Arai, da Socel, representante da Evonik para a região de Marília, mostrou-se bastante satisfeito com os resultados dessa interação entre empresa e clientes. Para ele, ações que unem compartilhamento de informações e interação cultural são ótimos momentos de estreitar laços com parceiros e produtores.

A ESTRUTURA DA EVONIK

A história de mais de 150 anos e a estrutura da Evonik no mundo e, em especial no Brasil, foram a tônica da palestra de Armando Luca, executivo de vendas da Evonik. Ele abriu a programação da noite do dia 24, explicando que no passado a empresa era conhecida pelo nome de Degussa. Depois de uma decisão corporativa e de reorganização estratégica, os diversos segmentos de produtos químicos foram reunidos numa só empresa que passou a se chamar Evonik.

Hoje, a marca é um player mundial em produtos químicos, entre eles, aqueles que são dirigidos à nutrição animal, como a metionina e o o Ecobiol, probiótico para aves que está fazendo muito sucesso com ótimos resultados na região da Capital do Ovo, onde a produção é uma das maiores do Brasil. “A Evonik hoje registra perto de 15 bilhões de euros em faturamento em 2018, tem mais de 32 mil funcionários em todo o mundo, conta com 181 fábricas e escritórios e, mais ou menos, 240 pedidos de novas patentes”, relatou Luca, ao apresentar o conglomerado da Evonik.

É essa atuação que esteve no centro da palestra do executivo de vendas, que lembrou a presença da marca alemã nas especialidades químicas, úteis na fabricação de componentes para importantes segmentos de mercado, como automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química, tintas, entre outros. Também salientou a fabricação de produtos específicos para a nutrição animal, uma das áreas em que a empresa atua, entre eles o MetAMINO, o Ecobiol e o Biolys, este uma fonte inovadora de L-Lisina disponível na forma granular.

Luca destacou as seis fábricas da Evonik hoje presentes no mundo que produzem metionina: uma na Alemanha, duas em Antuérpia, duas em Singapura e uma nos Estados Unidos. Na América Latina, possui unidades nos principais países da região e está presente no Brasil desde a década de 1950, hoje com uma estrutura sólida com diversas unidades fabris e de distribuição pelo país.

“Temos o escritório em São Paulo e 5 centros de distribuição, localizados em Guarulhos (SP), Araucária (PR), Itajaí (SC), Mucuri (BA) e Rio Grande (RS)”, destacou o executivo. São cerca de 680 colaboradores e quatro fábricas: uma que produz peróxido de hidrogênio, em Aracruz (ES); duas unidades em Americana (SP), uma delas destinada à fabricação de ingredientes para as indústrias de cosméticos e cuidados para o lar e a outra de sílicas precipitadas que atende os mercados de borracha, agroquímico, feed e food; e uma na cidade de Castro (PR), para a produção biotecnológica de Biolys®, insumo destinado ao mercado de nutrição animal.

A AVICULTURA DE PRECISÃO E A MELHOR DECISÃO PARA A LUCRATIVIDADE

Dedicada a crescer e ampliar seu portfólio, a Evonik levou conceitos novos e práticos para apresentar aos avicultores, no dia 24 de outubro. Na palestra de Nei Arruda, gerente de marketing da empresa, um panorama sobre a importância de ferramentas que auxiliem o avicultor a monitorar, analisar e tomar decisões ágeis no seu negócio.

Nei Arruda falou aos avicultores de Bastos e região sobre o tema Avicultura de precisão na produção de ovos, mostrando as novas formas de atender com inovações que “antevêm” as necessidades dos avicultores, apresentando soluções precisas para o negócio de ovos. Da mesma forma, assessorando os produtores a obterem o ovo mais adequado, na medida certa de sua lucratividade, para atender nichos específicos de mercado ou mesmo à amplitude de necessidades do mercado atual, que tem muito a ser explorado.

O executivo - que atuou durante seis anos na área técnica da Evonik – mostrou a importância de se aplicar conhecimentos concretos de análises matemáticas, garantindo aos avicultores resultados mais próximos do que necessitam. Arruda garantiu que é objetivo concreto da Evonik investir sempre em pesquisa e desenvolvimento, o que lhe confere um teor de se manter na liderança tecnológica nas áreas em que atua.

“A Evonik também trabalha com universidades para desenvolvimento de produtos e para atender os trabalhos dentro das próprias instituições”, acentuou o palestrante, lembrando que a empresa atua diretamente em teses de doutorado e mestrado e financiando projetos de pesquisas. “Anualmente são entre 5 e 10 trabalhos científicos feitos hoje no Brasil com aves, suínos e também com a agricultura.”

Nei Arruda falou, especificamente, sobre a importância do olhar sobre a precisão na nutrição animal, e destacou ferramentas que podem ser parceiras do avicultor nesse processo. “Hoje, se não trabalharmos com nutrição de precisão, não otimizaremos custos, não veremos resultados. A avicultura de precisão é uma ferramenta para aumentar a eficiência na avicultura. Hoje a regra é ser eficiente, ser eficaz”, ressaltou o gerente de marketing da Evonik, salientando como a inteligência artificial pode ajudar na busca por essa eficiência. “É importante utilizá-la, entendendo e integrando processos da produção de ovos. A Evonik já vem trabalhando com análises de serviços há mais de 50 anos. A ideia é diminuir a margem de erros, fazer análise dos processos, integrá-los, predizer para começar a utilizar”, indicou.

A análise de dados no caso da nutrição é fator fundamental, disse Nei, por isso, é necessário ter dados rápidos à mão para que não se perca a performance e a lucratividade. É preciso ter a ferramenta certa e dados confiáveis. “O primeiro passo é monitorar seus processos. O segundo passo é entendê-los. A Evonik tem como apoiar o avicultor na busca por resultados confiáveis e ágeis”, apontou. Para isso, exemplificou, conta com ferramentas como laboratórios de química úmida, por exemplo, e análises de precisão. São três laboratórios localizados na Alemanha (unidade que atende o Brasil), Singapura e China.

No apoio, são aproximadamente 100 equipamentos NIR espalhados pelo mundo. No Brasil, hoje, são 82, para atender à rede Evonik e seus clientes. O serviço analítico NIR, de alta precisão, permite que resultados de análises de matérias-primas não moídas sejam obtidos assim que chegam à fábrica. Os teores de aminoácidos e macronutrientes de amostras podem ser analisados com rapidez, eliminando a morosa etapa de moagem.

A Evonik oferece pacote completo, com diversas ferramentas que ajudam os produtores a otimizar seus resultados produtivos, melhorar as margens de segurança e gerenciar de maneira eficaz a variabilidade nutricional dos ingredientes. O resultado é uma produção animal mais rentável, uniforme e sustentável.

“Temos também serviços que monitoram a qualidade da mistura através da mensuração de aminoácidos e o apoio de um engenheiro com 27 anos de expertise. Ele vai orientar para melhorar pontos, com base científica”. Nei falou, especificamente, sobre o sistema Porfírio, uma ferramenta que nasceu em 2018 e que reúne os dados e parâmetros, em todos os processos, para serem compilados, auxiliando o avicultor na busca por resultados ágeis e tomadas de decisão importantes na área de nutrição animal.

Nei Arruda encerrou sua palestra ressaltando que é preciso integrar os três pilares da boa análise para a melhor decisão, ou seja: monitorar, analisar e otimizar. “E aí entra o suporte técnico, é aí que podemos ajudar na melhor tomada de decisões”, frisou, lembrando, mais uma vez, que “são os detalhes que muitas vezes evitar a quebra do processo de produção, afastando os riscos de prejuízo e mantendo em alta a lucratividade.”

Confira na galeria de fotos abaixo alguns bons momentos do encontro promovido pela Evonik em Lins. Na fanpage da A Hora do Ovo no Facebook, mais registros dessa ação especial promovida pela empresa, em parceria com a Socel. Acesse a HORA DO OVO NO FACEBOOK.

(A HORA DO OVO, em cobertura no evento Evonik no Blue Tree Park Resort, em Lins – SP. Fotos: Elenita Monteiro e Teresa Godoy)


tag: Evonik , Socel , Fabio Arai , Blue Tree Park Lins , Bastos , Capital do Ovo , Nei Arruda , Armando Luca , Evento , Nutrição animal , Ecobiol , Metionina ,

0 Comentários