Estados Unidos reportam novo caso de Newcastle, na Califórnia

Estados Unidos reportam novo caso de Newcastle, na Califórnia

Trata-se do terceiro caso, dessa vez em uma granja comercial do condado de Riverside, cujo plantel envolvido tem mais de 100 mil poedeiras.

Ovonews

janeiro 16, 2019

0

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA, anunciou um novo caso de Newcastle em um plantel de poedeiras comerciais em Riverside, no Estado da Califórnia. Trata-se do terceiro caso da doença acontecido em menos de um mês.

O número de aves infectadas não foi informado, mas se sabe, segundo informações da United Egg Producers, a entidade que representa o setor de postura norte-americano, que o plantel com problemas tem mais de 100 mil poedeiras e está próximo - menos de 10 quilômetros - da granja na qual foi detectado o segundo caso da doença, onde 162 mil aves foram sacrificadas.

Segundo informações da imprensa norte-americana, o total de aves – incluindo várias espécies sujeitas a serem sacrificadas – pode chegar a 500 mil cabeças. O Serviço Veterinário da Califórnia determinou o sacrifício geral de todas as aves de várias cidades do Sul da Califórnia,  “independente de terem sido previamente testadas e apresentarem resultado negativo para Newcastle”.

Newcastle é uma doença viral contagiosa e fatal que afeta os sistemas respiratório, nervoso e digestivo das aves, é virulenta e muitas aves morrem antes de apresentar sintomas. Porém, não representa risco para a segurança alimentar. Não há registro da doença em humanos causada pelo consumo de produtos de carne de frango.

(A Hora do Ovo, com informações de agências de notícias americanas e Agrolink)

tag: New Castle EUA ,

0 Comentários