Congresso da APA registra recorde de público e faz sucesso com novo formato

Congresso da APA registra recorde de público e faz sucesso com novo formato

Com 771 participantes, evento mostra força do setor e coragem dos organizadores para inovar; novo formato de auditório foi a novidade sintonizada com a alta demanda.

Ovonews

abril 04, 2019

0

Um evento para os novos tempos da avicultura de postura. Assim foi o Congresso da APA 2019, realizado entre os dias 26 e 28 de março, em Ribeirão Preto (SP). Além do recorde de público, com 771 inscritos, o Congresso da APA deste ano surpreendeu pela ousadia ao experimentar um novo formato de espaço para as palestras, entre outras mudanças.

A organização do evento trocou o anfiteatro das edições anteriores, com capacidade para pouco mais de 400 lugares, por um amplo espaço com mais de 600 cadeiras, ali mesmo, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, onde o congresso acontece há alguns anos. E o resultado foi altamente positivo, com um local amplo, com dois telões para amplificar os dados apresentados nas palestras, um palco à frente e centralizado junto ao público, som de qualidade e plateia lotada, da primeira à última palestra, do primeiro ao último dia.

O novo local deu novos ares ao tradicional Congresso da APA e, pela visão estratégica da comissão organizadora pôde-se ver que a organização do evento está sintonizada com a forte demanda que o congresso vem apresentando nos últimos quatro anos. O público aumenta a cada edição e se em 2018 já sobravam pessoas em pé no auditório, este ano, o novo espaço adequou-se perfeitamente à atenta plateia que se manteve fiel durante toda a programação. Esse, aliás, tem sido um diferencial do evento, motivo pelo qual se pode supor que, ou o congresso tem uma qualidade técnica alta em seu programa ou o público está ávido por novidades e em busca de enfrentar seus desafios na postura com muito conhecimento. Nós, da A Hora do Ovo, acreditamos que as duas alternativas estejam corretas, e, por isso mesmo, o Congresso da APA, que vem entendendo essa evolução, respondeu à altura ao seu público.

O resultado é o sucesso que se viu entre os dias 26 e 28 de março. Palestras de A a Z, contemplando temas técnicos específicos da postura e análises econômicas com viés para o setor de ovos, todos, de alguma forma, linkados na tecnologia sob variadas nuances e, principalmente, pontos desafiantes chamando o avicultor à realidade. A abertura do evento, no dia 26, com o pré-congresso sobre salmonela na avicultura de postura, acendeu o debate no auditório do evento, clima que prosperou e prosseguiu até a última palestra, na manhã do dia 28 de março.

ARTHUR-IGREJA_1
Arthur Igreja: atenção aos diversos cenários

Na programação do congresso propriamente dito, muito se falou do marketing e da importância do avicultor conversar com seu público diretamente, sem travas na língua, utilizando todas as ferramentas tecnológicas disponíveis mas, como disse o consultor Arthur Igreja, sem perder o fio de conduta humano, aquele que nos liga ao melhor de nós, que é a própria humanidade. Igreja, que foi convidado a falar sobre a situação socioeconômica atual e perspectivas fez uma palestra espetacular, na qual traçou um paralelo entre “ser moderno” e ser humano. Falou de economia e falou da importância de o avicultor estar atento aos cenários que se avizinham, buscando atender o seu mercado com entendimento global do que ele significa.

TECNOLOGIA (1)
Gabriela Pereira, Michele Mendonça, Leonardo Santiago e Juan Ripalda: tecnologia na avicultura

A tecnologia se apresentou em várias palestras e sob formas variadas: ambiência para poedeiras (Gabriela Pereira – Plasson) e codornas (Michele Mendonça – IF Sudeste MG), tecnologias disponíveis para a avicultura de postura 4.0 (Leonardo Santiago – Big Dutchman) e Big Data (Juan Alejandro Hernandez Ripalda – Granja Bachoco – México), um elenco de técnicas disponíveis e cada vez em maior proporção presentes na granja, que auxiliam hoje o avicultor a ter sua produção alinhada com a produtividade e a qualidade.

JOAO-PALERMO-NETO
João Palermo Neto: alerta para resistência das bactérias

O uso racional de antibióticos foi destaque com o professor João Palermo Neto, da USP/SP, que alertou para a impossibilidade de acabar com as bactérias, um choque de realidade que precisa ser encarado, segundo ele. Além do alto nível da palestra, chamou a atenção o formato do debate com o professor Palermo. As perguntas foram previamente colhidas entre profissionais do setor e, apresentadas após sua palestra, rendeu bons questionamentos e uma conversa que também instigou a plateia.

PROCESSOS-NA-GRANJA
Angela Pellegrino e Ivana Faria: processos internos na granja

Nas alternativas para o ovoproduto, um espaço para o tema da produção de ovos líquidos na granja (Ivana Faria – Ultra – MG). A palestrante alertou que o Ministério da Agricultura estará lançando novas normas e o avicultor precisa estar atento para se manter atualizado sobre a produção de ovos líquidos na granja. As boas práticas de produção na fábrica de ração apresentadas por Angela Pellegrino Missaglia – Sindirações/SP, mostraram a importância de se cuidar da questão sanitária, com foco nas melhores tecnologias disponíveis para atender à sanidade e às práticas legais de produção atual.

A questão da laringotraqueíte foi amplamente debatida e contou com nomes de peso como Guillermo Zavalla e James Guy, com coordenação de debate de Bruno Pessamilio, do Ministério da Agricultura, que esclareceu a recente medida de liberar a vacina recombinante para as granjas de postura.

LARINGO
Guillermo Zavalla, James Guy e Bruno Pessamilio: laringo

O temário foi abrangente e preciso nos itens que abordou. Foi especialmente rico ao apresentar temas que frequentam a granja no dia a dia, temas que precisam ser pensados pelo avicultor e que dizem respeito ao mundo em geral, à economia, ao marketing, à filosofia, mas que auxiliam tanto o avicultor a raciocinar sobre seu negócio e a tomar decisões que tornam sua empresa moderna, rentável e atenta ao cliente, o consumidor, aquele que, afinal, é o motivo do trabalho de toda uma cadeia produtiva.  

Especialmente este ano, o Congresso da APA apresentou um universo de possibilidades que, sinteticamente, pôs o avicultor a pensar sobre o lugar em que ele está, o mundo que ele tem a sua volta, o cliente que ele precisa atender com atenção e qualidade, e as muitas possibilidades de melhorar como pessoa e, portanto, como empresário. O temário, segundo José Roberto Bottura, diretor da APA e coordenador do congresso, necessita ter tudo isso e a comissão organizadora, disse Bottura, se dedicou a mostrar esse mundo de possibilidades ao produtor de ovos e também ao profissional que atende o avicultor, público que lá estava também em grande número.

Bottura_Benedito
Prof. Benedito Lemos e José Roberto Bottura: parceria e sucesso

Bottura agradeceu a presença dos participantes, especialmente as empresas patrocinadoras. “Sem elas, nós não temos recursos para fazer um evento dessa envergadura”. Sobre a organização, o coordenador do evento avaliou: “Uma andorinha só não faz verão. Nós temos uma comissão técnica bastante atuante, bastante preocupada em fazer o melhor”. E citou os membros da comissão como parceiros nessa empreitada de sucesso, além de destacar os professores Lúcio Araujo e Edival Garcia, que cuidam, respectivamente, do temário e da coordenação dos trabalhos científicos. Bottura também destacou a equipe de apoio da APA e   salientou o trabalho dos profissionais da Facta, entidade que apoiou e cuidou da organização.

Na conclusão do evento, durante o almoço de encerramento, Bottura passou a palavra ao professor Benedito Lemos de Oliveira, que foi o presidente do congresso este ano e que representa a avicultura de postura na plenitude, pois é avicultor, foi executivo durante muitos anos e também tem uma carreira respeitada na academia. O mineiro, que fez um discurso bastante expressivo na abertura do congresso traçando uma linha do tempo sintética da postura brasileira, foi chamado a encerrar o evento, assim como foi convocado a abrir os trabalhos no dia 26 de março (leia o discurso do professor Benedito neste site: Uma história ao lado da avicultura de postura brasileira.

Citando um congressista do evento deste ano e destacando as opiniões postas nas fichas de avaliação, professor Benedito disse que esse congresso é um divisor de águas e traz uma responsabilidade grande para os organizadores, pelo alto nível técnico das palestras. “Esse congresso mostra que, daqui para a frente, só teremos promoções cada vez melhores e isso a APA e os organizadores sabem fazer”, avaliou.

O conhecimento adquirido durante o Congresso da APA 2019, segundo o professor Benedito, será utilizado por todos em suas rotinas de trabalho. “Nós vamos levar conhecimentos que farão a diferença em nossas empresas e locais de trabalho daqui para a frente.”


Confira abaixo, na galeria de fotos, os diversos palestrantes e autoridades presentes à abertura do Congresso da APA 2019. Veja também os ex-presidentes do evento homenageados durante o congresso, em março: Congresso da APA homenageia professores de destaque na avicultura brasileira

(Teresa Godoy – A Hora do Ovo. Fotos: Elenita Monteiro e Teresa Godoy)


tag: Congresso da APA 2019 ,

0 Comentários