Conbrasul 2019 apresenta programação rica e envolvente no primeiro dia

Conbrasul 2019 apresenta programação rica e envolvente no primeiro dia

Energia solar, economia, sistemas de produção, qualidade dos ingredientes, visão dos supermercados, proteção do ovo e painel egg business marcaram o dia 17.

Ovonews

junho 17, 2019

0

A jornada de palestras do primeiro dia da programação técnica da 2ª Conbrasul encerrou nesse dia 17 de junho com um tema que cada vez mais atrai o empresariado: a geração de energia solar como forma de reduzir custos. Quem apresentou o assunto foi Robson de Arruda Câmara, que falou sobre o tema Energia Solar – economia e sustentabilidade nas granjas. Robson é profissional da Canadian Solar, que foi fundada em 2001 e tem sede no Brasil para atender a todos os tipos de plantas produtivas. A Canadian Solar é uma das patrocinadoras Prata da 2ª Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos, em Gramado (RS).

A palestra sobre energia solar encerrou uma programação intensa no primeiro dia da Conbrasul 2019, com momentos bastante importantes de debates e participação expressiva do público. O dia foi recheado de informações apresentadas por especialistas e líderes do setor de aves e ovos, sempre com foco na busca por vencer os desafios da produção de ovos no país. O evento, que começou no domingo, dia 16 de junho, com um coquetel no Wish Serrano, hotel sede da Conbrasul 2019, prossegue até o dia 19 de junho.

Na plateia dessa segunda edição da Conbrasul, quase 400 participantes, entre avicultores, profissionais de empresas fornecedoras e líderes de diversos estados brasileiros estiveram atentos à programação que incluiu temas que desafiam os avicultores nos dias atuais. Perspectivas e rumos para o agronegócio no cenário econômico nacional e internacional foi o tema abordado pela economista Danielle Guimarães, da Farsul, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Danielle fez diversos comparativos entre o mercado brasileiro de ovos e outros segmentos, como os setores de carne e frango, segundo ela, buscando entender a dinâmica do mercado de ovos e suas características. A economista disse que outros mercados têm correlação com os indicadores econômicos e o mercado do ovo, não, e é preciso entendê-lo para poder manter análises fundamentadas e reais. Ela disse que, enquanto a carne bovina, por exemplo, tem outros substitutos, o ovo, não. Ele é O substituto.

Ela também analisou a posição do ovo enquanto alimento saudável e procurado nas gôndolas do mercado, status que o produto conquistou depois de anos de baixa por conta do mito do colesterol. Entre 2011 e 2018, o ovo subiu na preferência dos brasileiros e hoje tem o conceito de um bom alimento para a saúde. Isso impacta na busca pelo produto, que é bom e barato. “Quando trabalhamos com economia precisamos estar atentos a todos os detalhes, e se informar sobre o setor para poder avaliá-lo corretamente”, disse ela.

Antes de Danielle, ocupou o palco da 2ª. Conbrasul o diretor técnico comercial da Vencomatic, Cláudio Machado. Ele falou sobre A transformação global da produção de ovos e os desafios para produtores e indústria. Na ocasião, mostrou todos os sistemas de produção de ovos e demonstrou como anda o mercado sobre a questão do bem-estar animal, o que aponta para a direção de sistemas como o cage free e free range.

Claudio considerou em sua palestra que a produção com gaiolas não vai acabar e que basta prestar atenção ao que está acontecendo no mundo para entender que as diversas formas de produção devem conviver, atendendo a nichos de mercado que se mantêm paralelos no mercado global. Também salientou a importância de o produtor prestar atenção ao custo porque, seja qual for o sistema que escolher, ele precisa ser sustentável, viável economicamente. “Porque a sustentabilidade é o que vai nos nortear para os próximos 10 anos.”

O engenheiro agrônomo Antônio Mario Penz Júnior, uma das estrelas da programação técnica da 2ª Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos, é também uma das maiores autoridades em nutrição animal. Penz subiu ao palco do evento, no dia 17 de junho, para falar sobre Qualidade dos ingredientes e das dietas como fatores decisivos na produção sustentável das proteínas de origem animal. Ele abriu a jornada de debates no período da tarde.

Penz tem mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Nutrição pela University of California. Atualmente é diretor de contas estratégicas Cargill. Em sua palestra, ele fez uma analogia, dizendo que comida boa só sai de uma cozinha boa, indicando a importância dos muitos cuidados com os ingredientes e a fábrica de ração. E uma afirmação bem assertiva: “Todas as granjas precisam definir uma rotina de análise dos ingredientes da ração”. E mais: “Fábricas de ração têm a obrigação de ter recepção de milho para checar qualidade e nível de energia”.

Encerrando o período da manhã, os presentes assistiram ao painel Atualidades no Comércio de Proteína Animal, tema que reuniu duas palestras distintas. A primeira, a Visão dos supermercadistas sobre o comércio de proteína animal: Varejo supermercadista e mercado (carnes, ovos e laticínios) levou ao palco da Conbrasul Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermerados, a AGAS.

O empresário é diretor do supermercado gaúcho Apolo, que atende na Serra Gaúcha. Entre vários temas que abordou sobre o a relação varejo e indústria, Antonio Longo destacou a importância de o produtor preocupar-se em oferecer atrativos para o consumidor na compra de ovos, como apresentações diferenciadas e degustações. "O consumidor moderno compra influenciado pela apresentação do produto".

Longo disse também ser importante o bom relacionamento do supermercado com o produtor de ovos visando atender às variadas formas de oferecimento do produto. Ele disse que, infelizmente, nem sempre é possível ter 10 ou mais fornecedores de ovos, e que o relacionamento com os produtores que fornecem ao mercado deve ser um relacionamento de confiança, em função, até, do giro rápido que as gôndolas exigem e das constantes mudanças de cenário. “Esse relacionamento, a despeito das mídias sociais e das mudanças constantes, esse olho no olho, ele vai continuar”, acredita o presidente da AGAS.

O segundo tema do painel foi Nanovo: Um aliado na qualidade e conservação dos ovos, apresentado por Gabriel Nunes, diretor da TNS Nanotecnologia. A empresa é uma indústria química que desenvolveu técnica inédita para ampliar a durabilidade do ovo. Startup que tem como foco desenvolver tecnologias e produtos para a segurança e bem-estar através da vanguarda na tecnologia química, a TNS já tem esse produto pronto para o mercado, mas enfrenta o problema da demora burocrática para a liberação ao mercado. "No Brasil, depois de conseguirmos o mercado, precisamos enfrentar o desafio da regulamentação", lamentou Nunes.

Ocupando lugar de destaque na tarde do primeiro dia de palestras da Conbrasul 2019, o colóquio Lidernaças egg business foi a grande estrela do dia na programação do evento. Com um formato diferenciado, o colóquio discutiu um temário diversificado e fundamental para a avicultura moderna: Produção e consumo; Sanidade – biosseguridade na produção de ovos; Bem-estar animal: criações alternativas x custo de produção e impactos no mercado; Tecnologia, inovação, exportações e as políticas governamentais de amparo ao setor.

Os painelistas foram Francisco Sérgio Turra - presidente ABPA; Ricardo Faria - presidente do grupo Granja Faria (que congrega hoje diversas granjas de postura tradicionais e que foram adquiridas por ele, como por exemplo o Aviário Santo Antônio, de Minas Gerais); Maria Luiza Pimenta - presidente do Conselho Administrativo da Somai Nordeste (MG); Guilherme Moreira, diretor técnico do Grupo Mantiqueira; e Vitor Oliveira, da Fleischmann Sohovos, tradicional empresa exportadora de produtos processados à base de ovos.

Na mediação do colóquio Lideranças Egg Bussiness, a experiente jornalista Lizemara Prates, que há 30 anos trabalha com jornalismo voltado para o agronegócio, e é editora no Rio Grande do Sul do programa Agroband, da TV Bandeirantes.

O formato do colóquio colocou todos muito à vontade, tanto os painelistas quanto a plateia, que participou ativamente do debate, interferindo com questões pertinentes, todas respondidas pelos painelistas e intermediadas pela jornalista da Band.

E antes de encerrar a programação do primeiro dia, a Conbrasul recebeu a palestra internacional de Job Beekhuis, diretor comercial da Ovotrack. Com a mediação do zootecnista Rogério Belzer, consultor da Agrobelco Consultoria, Job apresentou a tecnologia em sistemas para rastreabilidade na produção e indústria de ovos.

A Ovotrack é uma empresa da Holanda que desenvolve e implementa soluções de rastreabilidade em centros de processamento de ovos. Job Beekhuis aponta que a rastreabilidade de todas as operações com ovos dentro da granja é muito importante para a proteção da marca da granja. “Investir na marca é um processo caro e, se houver um recall por falta de rastreabilidade, todo o investimento se perde”, considerou.

A Conbrasul Ovos 2019 prossegue na terça-feira, dia 18 de junho, com muitos outros temas de interesse do setor de ovos. A HORA DO OVO prossegue na cobertura. Confira a programação dos dias 18 e 19 de junho no site do evento: Conbrasul 2019.

(A HORA DO OVO. Fotos: Teresa Godoy)

tag: Conbrasul 2019 ,

0 Comentários