Clima de otimismo marca abertura da Conbrasul 2019, em Gramado (RS)

Clima de otimismo marca abertura da Conbrasul 2019, em Gramado (RS)

Avicultores, lideranças e profissionais de empresas fornecedoras foram recebidos com palavra de positividade e boas perspectivas pela organização do evento.

Ovonews

junho 17, 2019

0

Não fez o frio esperado em Gramado (RS), como na primeira edição, em 2017; o clima, na verdade, foi de bastante calor humano, de positividade, que aqueceu o encontro de abertura da Conbrasul 2019 nesse dia 16 de junho, no Wish Serrano, hotel sede da conferência na serra gaúcha. O evento, que acontece até o dia 19 de junho, teve uma noite  bastante animada pelas perspectivas otimistas que embalaram as falas das lideranças na cerimônia de abertura do evento, que, pelo clima da recepção e coquetel, já demonstra repetir o sucesso da primeira edição.

A presença de qualidade das lideranças avícolas e profissionais das diversas empresas fornecedoras do setor afiança a ideia de que a Conbrasul 2019 se consolida já na estreia. Sempre muito positivo e acompanhado de um staff que orgulha o setor de ovos gaúcho, o executivo José Eduardo Santos recepcionou a todos com a mesma elegância de sempre, mostrando a importância, mais uma vez, da conferência que busca debater os desafios do setor de ovos.

Ao dar as boas vindas aos convidados, ele destacou que a Conbrasul une todos os elos da cadeia produtiva do ovo e que esse é exatamente o objetivo do evento desde a sua primeira edição. Também mencionou os resultados que o Rio Grande do Sul vem conquistando ao longo dos anos com o trabalho de apoio e estímulo ao produtor e ao consumidor gaúchos. “O Rio Grande do Sul tem se destacado no consumo de ovos e o Programa Ovos RS vem se mostrando importante na orientação ao produtor, no apoio à produção de ovos e no estímulo ao consumo de ovos”, disse Eduardo.

Para se ter uma ideia do trabalho exitoso do Ovos RS, em 2014, quando foi lançado o programa, o estado consumia 227 ovos per capita ao ano, quando o padrão médio no Brasil era 192 ovos per capita/ano. “Em 2019, chegamos a uma média de 253 ovos por habitante/ano no Rio Grande do Sul, segundo dados confirmados pelo Departamento de Economia da Fiergs, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul”, disse, orgulhoso, o executivo.

Palavras otimistas também foram a tônica do pronunciamento de Francisco Turra, forte liderança brasileira na avicultura e presidente da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal. Turra falou da recuperação da proteína animal no país, depois de tantos solavancos vividos pelo setor em 2018. “O clima para a avicultura, despeito de tantas dúvidas, é ímpar”, disse o líder. “Ainda não conseguimos tudo, mas os passos são significativos”, e salientou que houve o aumento de vendas de proteína animal brasileira para a China e que o ovo vive um momento bom: cresceu 10% no ano passado, ainda que as carnes suína e de frango tenham sofrido quedas.

“E a Conbrasul 2019 acontece num momento de ouro para o setor produtivo de ovos”, afirmou, destacando a força da postura brasileira.

O presidente da Asgav, Nestor Freiberger, destacou a vocação do Brasil para o agronegócio mas ressaltou que precisamos evoluir mais, em biosseguridade e em capacidade de ofertar melhores oportunidades para a produção. Lembrou a dificuldade do Rio Grande do Sul com o milho, que tem um grande mercado mas não tem o produto, e exaltou a capacidade produtiva do avicultor gaúcho que revela os bons números da produção regional. “Os números falam pela gente: o consumo do ovo no Rio Grande do Sul está acima da média nacional”, orgulhou-se.

DESTEMPERADOS_2
Diogo Carvalho apresentado por Eduardo Santos: gastronomia


A programação da noite contou, ainda, com o bate papo de Diogo Carvalho, do grupo Destemperados, sucesso absoluto no setor gastronômico do Rio Grande do Sul, com uma ideia diferente e importante no estímulo a novos sabores e formas de divulgar as delícias da mesa, popularizando a gastronomia junto à comunidade.

Contou a história dos Destemperados, um grupo de amantes da boa mesa ocupados em multiplicar as ideias de comer bem e de forma afetiva. Considerou o que disse Rita Lobo, a nutricionista e culinarista que faz sucesso na GNT com o programa Cozinha Prática e com o blog Panelinha. Ela disse, em recente palestra promovida pelos Destemperados, que cozinhar hoje é uma forma de resistência, diante de toda a correria e absurdos da vida moderna. É a volta ao fogão, ao fogo, à reunião da família e das pessoas. “É sentir aquele cheirinho do ovo frito e da união afetiva das pessoas em torno da mesa”, concluiu Diogo.

Confira a cobertura fotográfica da cerimônia e coquetel de abertura da Conbrasul 2019 na fanpage da A Hora do Ovo no Facebook: A HORA DO OVO NO FACEBOOK

E veja a programação completa do primeiro dia da Conbrasul Ovos 2019, neste dia 17 de junho, em Gramado (RS), no site do evento: 

A HORA DO OVO, mídia parceira da Conbrasul, está presente em Gramado para a cobertura.

(Texto e fotos: Teresa Godoy)

tag: Conbrasul , Eduardo Santos , Francisco Turra , Nestor Freiberger , Diogo Carvalho , Destemperados , Programa Ovos RS , ABPA , Asgav ,

0 Comentários