Avicultura ganha o livro Produção e Processamento de Ovos Comerciais

Avicultura ganha o livro Produção e Processamento de Ovos Comerciais

Livro será lançado no Congresso da APA 2019; são 25 capítulos escritos por 60 destacados profissionais de universidades, instituições de pesquisa, empresas e setor produtivo.

Ovonews

março 22, 2019

0

A avicultura de postura brasileira ganhou um presente em março. É o livro Produção e Processamento de Ovos Comerciais, feito a muitas mentes, burilado por muitas pesquisas, editado por quatro nomes de destaque da avicultura brasileira, os professores Douglas Emygdio de Faria – idealizador do projeto (foto no destaque) -, Daniel Emygdio de Faria Filho, Mônica Roberta Mazalli - todos da FZEA/USP, de Pirassununga (SP), e Marcos Macari, da FCAV/UNESP, de Jaboticabal (SP). A edição, com 600 páginas recheadas de ciência e prática na avicultura, foi feita com apoio das respeitadas FACTA - Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, e FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O mais novo e completo livro para atender à comunidade acadêmica e de campo da produção de ovos brasileira chega às mãos do público em primeira mão durante o Congresso da APA 2019, realizado entre 26 e 28 de março, em Ribeirão Preto (SP). Promovido pela Associação Paulista de Avicultura e um dos principais eventos da avicultura brasileira, não poderia haver momento mais propício para a divulgação do livro, já que o evento reúne avicultores, pesquisadores, técnicos, representantes de empresas que atendem à avicultura e muitos futuros profissionais.

Por 18 meses ininterruptos – do início dos trabalhos à impressão –, o professor Douglas Emygdio de Faria e seus colegas editores trabalharam com afinco no projeto. Ele conta que a ideia nasceu devido à escassez de literatura especializada no segmento de produção de ovos, num contexto em que a atividade se torna cada vez mais importante para o Brasil como fonte de renda para milhões de brasileiros, além de fonte de alimento para o mundo.

A estrutura do livro foi pensada para atender a uma boa parte dos profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, com temas diversos sobre nutrição, alimentação, genética, sanidade, ambiência, bem-estar animal, instalações e equipamentos, processamento do produto, legislação, além de vários outros aspectos que se interrelacionam.  “Fiz questão de convidar colegas de universidades, empresas de pesquisa e setor privado para proporcionar excelente conteúdo técnico”, destaca o professor Douglas. Com isso, a produção dessa nova “joia” científica e acadêmica brasileira movimentou o trabalho de 60 nomes experientes na vida acadêmica e prática da avicultura.

“Nossa realização profissional é total ao lançarmos esse livro, que nos dá um sentido enorme de voluntariado”, destaca o professor Douglas Emygdio de Faria que, em entrevista à A Hora do Ovo, estava visivelmente orgulhoso do produto que ele e seus colegas oferecem à avicultura brasileira, com apoio da FACTA e FAPESP e de 9 empresas da iniciativa privada: Biocamp, Boehringer Ingelheim, Biovet Vaxxinova, Ceva, Elanco, Hendrix Genetics, MSD, Trown Nutrition e Zoetis.

“Todos trabalhamos neste projeto para que o livro Produção e Processamento de Ovos Comerciais possa contribuir efetivamente para a melhoria do setor produtivo de ovos, e agradecemos a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para sua realização”, destaca o professor, que é médico veterinário com graduação pela UDESC (1981), tem mestrado em zootecnia pela UNESP/Jaboticabal (1994) e doutorado em Zootecnia pela UNESP/Jaboticabal (1996), pós-doutorado na University of Florida, Gainesville (USA), em nutrição de aves (2000-2001).

Atualmente, Douglas Emygdio de Faria é professor titular do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) e professor honorário da Universidad Nacional Toribio Rodriguez Mendoza de Amazonas do Peru. Além dessa extensa vida acadêmica, ele também atuou na iniciativa privada nos anos 1980 nas áreas de fábrica de ração, integração de frangos de corte e matrizes pesadas, além possuir experiência em nutrição e produção de poedeiras comerciais.

O livro já está sendo comercializado pela FACTA e poderá ser adquirido – com direito a autógrafos de seus idealizadores e colaboradores - durante o lançamento no Congresso da APA 2019, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), de 26 a 28 de março, ao custo de R$250,00.

Quem quiser adquirir já o seu exemplar pode fazer contato com a FACTA pelo fone (19) 3243-8542, pelo E-mail: facta@facta.org.br ou pelo link: FACTA LIVROS.

LIVRO-OVOS

OS TEMAS E SEUS AUTORES

Uma atualização da moderna avicultura de postura brasileira em 25 capítulos escritos por 60 nomes de destaque no universo da vida acadêmica e do mercado. Veja quem fez o quê no livro Produção e Processamento de Ovos Comerciais.

A produção brasileira de ovos e perspectivas: Rogério Belzer.

Mitos e verdades sobre ovos de poedeiras comerciais: Mônica Roberta Mazalli, Daniel Emygdio de Faria Filho e José Roberto Medina Garcia.

Melhoramento genético e linhagens de poedeiras comerciais - Elsio Antonio Pereira de Figueiredo.

Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor de poedeiras comerciais - Silvana Martinez Baraldi Artoni, Lizandra Amoroso, Thays Cristina Oliveira de Quadros e Marcos Macari.

Manejo nas fases de cria e recria - Pedro de Assunção Pimenta Ribeiro e Diogo do Valle Gambaro.

Manejo na fase de produção - Eliana Mitiko Numazaki, José Henrique Stringhini, Maria Inês Rodrigues da Cunha, Nadja Susana Mogyca Leandro e Marcos Barcellos Café.

Programas de iluminação para poedeiras comerciais - Evandro de Abreu Fernandes, Flávia de Souza Gomes Crosara e Fernanda Heloisa Litz.

Muda Forçada: Conceitos, métodos tradicionais e alternativos - Edivaldo Antônio Garcia, Luiz Fernando Teixeira Albino, Andréa de Britto Molino, Fernando de Castro Tavernari e Leonardo Moreira Silva.

Equipamentos para poedeiras comerciais - Marcos Barcellos Café, Nadja Susana Mogyca Leandro, José Henrique Stringhini, Maria Inês Rodrigues da Cunha.

Ambiência, bem-estar e instalações para poedeiras comerciais - Irenilza de Alencar Nääs, Iran José Oliveira da Silva e Rodrigo Garófallo Garcia.

Nutrição e alimentação nas fases de cria e recria - Leonardo José Camargos Lara, Larissa Maia Melo Amaral e Marcela Viana Triginelli.

Nutrição e alimentação na fase de produção - Douglas Emygdio de Faria, Otto Mack Junqueira e José Roberto Medina Garcia.

Qualidade interna e externa do ovo - Carla Heloisa de Faria Domingues e Douglas Emygdio de Faria.

Aditivos para poedeiras comerciais - Raphael Lúcio Andreatti Filho, Edir Nepomuceno da Silva, Karina Márcia Ribeiro de Souza Nascimento, Natália Ramos Batista Chaves e Diana Suckeveris.

Ovos nutracêuticos: Conceitos e novos produtos - Mônica Roberta Mazalli.

Modelagem matemática em nutrição de poedeiras comerciais - Manoel Garcia Neto, Daniel Emygdio de Faria Filho

Manejo e destino dos resíduos - Karolina Von Zuben Augusto.

Controle de pragas na avicultura de postura - Marcos R. Potenza e Edna C. Tucci.

Micotoxinas e micotoxicoses em poedeiras comerciais - Everton Luís Krabbe e Edenilse Gopinger.

Principais enfermidades de poedeiras comerciais I - Elisane Lenita Milbradt, Adriano Sakai Okamoto e Raphael Lúcio Andreatti Filho.

Principais enfermidades de poedeiras comerciais II - Antônio José Piantino Ferreira, Luis Fabian N. Nuñez, Silvana H. Santander Parra, Ruy Diego Chacón Villanueva, Claudete Serrano Astolfi-Ferreira e David I. D. de La Torre.

Vacinas e vacinações em postura comercial - Eduardo Muniz, Diogo Tsuyoshi Ito e Alberto Yocyitaca Inoue.

Processamento de ovos na granja - Guilherme Moreira.

Processamento de ovos na indústria - Daniela Duarte de Oliveira e Benedito Lemos de Oliveira.

Legislação aplicada à produção e à comercialização de ovos - Luciano Lagatta e Cesar Daniel Kruger.

(A Hora do Ovo. Fotos: divulgação)

 

tag: livro avicultura ,

0 Comentários