Associação Latino Americana de Avicultura comemora 50 anos de conquistas

Associação Latino Americana de Avicultura comemora 50 anos de conquistas

A data, o dia 23 de abril, marca o trabalho de uma entidade que trabalha há cinco décadas pela avicultura dos países latino-americanos.

Ovonews

abril 27, 2020

0

No último dia 23 de abril, as entidades latino-americanas de avicultura se uniram numa única e boa lembrança: a comemoração dos 50 anos da ALA, a Associação Latino-americana de Avicultura. Representantes das diversas organizações de produtores e exportadores de nações produtoras avícolas celebraram a data, lembrando a trajetória de conquistas da associação continental que congrega todas as entidades dos países produtores de aves, ovos e material genético avícola da América Latina.

“Fundada em 23 de abril de 1970 em Buenos Aires, na Argentina, a ALA comemora meio século de existência com histórias de pioneirismo e importantes conquistas, fundamentada no estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento da ciência avícola, à produtividade setorial e unificação e esforços para o desenvolvimento da avicultura da América Latina”, informa a assessoria de imprensa da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal. A entidade máxima da avicultura brasileira ressalta a importância da ALA e também da união das demais entidades latino-americanas em torno de um trabalho continental, importante para todos os elos dessa cadeia.

Atualmente com sede em San José, na República Dominicana, a entidade fomenta o desenvolvimento setorial por meio de debates técnicos e de mercados, campanhas setoriais e a realização de grandes eventos, como o OVUM (antigo Congresso Latino-americano de Avicultura).

Francisco Turra, presidente da ABPA e também vice-presidente da ALA, destaca que a América Latina é um dos principais alicerces para a avicultura global e que, neste sentido, o trabalho altamente profissionalizado empregado nos diversos polos do continente, com foco em eficiência produtiva, qualidade, preservação do status sanitário e bem-estar animal coloca os países membros na vanguarda mundial, sob diversas perspectivas.

“A ALA é o palco da integração dos esforços para essas conquistas”, ressalta Turra, lembrando que “desde os anos 1970, fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento setorial permitiram à avicultura latino-americana se transformar em uma das mais avançadas do mundo. Não por coincidência, em 1970 era fundada a ALA”, conclui.

Além de Turra, a ALA contou com outros brasileiros no comando.  É o caso de Ariel Mendes (ex-diretor de relações institucionais da ABPA e atual coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio), que já ocupou o cargo de presidente da ALA.  Também foram presidentes da entidade Alfonso Back e de Laurisnton Von Schmidt, que também fundou a antiga União Brasileira de Avicultura (UBA). Saiba mais sobre a ALA no site da entidade: Associação Latino Americana de Avicultura.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da ABPA)

tag: ALA , Associação Latino Americana de Avicultura , Francisco Turra , ABPA ,

0 Comentários