Artabas cresce e moderniza-se para projeto internacional

Artabas cresce e moderniza-se para projeto internacional

Com o apoio da gigante italiana Facco, a tradicional empresa brasileira adere à sofisticada ferramenta de gestão, moderniza parque fabril e cresce no mercado sul-americano.

Ovonews

março 16, 2020

0

Quem mostra um pouco da trajetória de crescimento e modernização da Artabas na atual fase de sua história é a executiva responsável por fazer a interlocução entre Itália e Brasil, a dinâmica Elisa Finco (foto no destaque). Neta do fundador da Facco, Elisa concedeu entrevista exclusiva a A Hora do Ovo na primeira edição de 2020, a edição 97 com circulação exclusiva na WEB.

Em 2014, um ano depois de consolidada a união comercial entra a italiana Facco  e a brasileira Artabas – de Bastos (SP), o executivo Leandro Yoshikawa disse em entrevista a A Hora do Ovo uma frase que – passados sete anos – permanece muito atual: “A Artabas continua sendo a Artabas que todos conhecem, só que cada vez mais moderna, pronta para atender ainda melhor o avicultor brasileiro.”

Neto do fundador da Artabas, o pioneiro Nobuo Yoshikawa, Leandro é o diretor geral da Artabas e está sempre a postos para fazer o alinhamento com as diretrizes da italiana Facco, considerada uma das maiores empresas do mundo no ramo da avicultura, com unidades em vários países. Esse alinhamento é feito em negociações com Elisa Finco, também da terceira geração dos fundadores da Facco, empresários italianos da região de Vêneto, uma empresária jovem como Leandro e com a mesma fibra herdada da família de empreendedores de visão ampla e pulso para os negócios.

No primeiro relato que fez a A Hora do Ovo, em 2014, sobre a união com a Artabas, uma animada Elisa Finco anunciava que estaria em curso um “processo de integração, fabricação e desenvolvimento de produtos entre as duas empresas”.  Agora, em 2020, o entusiasmo parece ser o mesmo, como demonstra a entrevista dada pela executiva italiana no começo de fevereiro, após a temporada em Bastos. Ela esteve na Capital do Ovo para estudar com a equipe brasileira as estratégicas e metas da Artabas/Facco para este ano. 

Em sua entrevista Elisa Finco demonstrou especial admiração pelas equipes engajadas nos projetos de internacionalização da Facco e de expansão da própria Artabas. 

Como exemplo ela cita que Leandro Yoshikawa tem acompanhado o processo de compra de outras fábricas no mundo e que tem obtido excelente cooperação de engenheiros e outros profissionais engajados no processo de alinhamento entre processos e produtos das duas empresas.

LEANDRO_OK
LEANDRO YOSHIKAWA: A Artabas está cada vez
mais moderna, pronta para atender ainda
melhor o avicultor brasileiro."


“Consideramos importante para a Facco que a equipe da Artabas participe de nosso projeto internacional, pois assim compartilharemos as mesmas regras, as mesmas informações de nossa expansão no mundo. A realidade produtiva do Brasil é muito importante para nós e, assim, estamos nos organizando para que a equipe brasileira esteja cada vez mais bem preparada para nosso projeto internacional. Hoje, por exemplo, há muito mais pessoas da empresa comprometidas em estudar inglês, intensificamos o intercâmbio entre as equipes italiana e brasileira, estimulamos viagens para o pessoal da produção visitar fábricas e feiras internacionais para conhecer máquinas e processos novos de fabricação os para melhorar a produção.”

GESTÃO SAP

Na entrevista a A Hora do Ovo, a neta do fundador da Facco citou que faz parte da tradição da empresa ter como meta nunca parar de investir para o aprimoramento dos produtos e crescimento da empresa. E vê com satisfação que essa política também está presente nos investimentos do Brasil.

A executiva aponta que a maior mostra dessa integração de conceitos é que a equipe brasileira aderiu ao sistema de gestão computacional SAP, que é altamente eficiente mas de implementação complexa. “Esse foi um investimento que exigiu muita coragem do pessoal da Artabas. Muitas poucas fábricas aderem a esse sistema computacional, pois é o software de gestão empresarial mais custoso e eficiente que existe atualmente e que permite ser utilizado ao mesmo tempo em todas as fábricas do mundo.”

Segundo Elisa, a Artabas decidiu aderir ao sistema há um ano e a partir disso a fábrica já passou a ser mais eficiente. “Não é fácil migrar para esse sistema de gestão. Muitas empresas grandes que começaram não conseguiram persistir com ele, mas a Artabas está conseguindo cumprir todo o processo, sem parar suas entregas e faturamento”, informa a executiva. Segundo ela, ainda falta um último passo a dar, “mas, do ponto de vista industrial, evoluímos muito no Brasil. E que quando se fala de uma empresa que tem o processo SAP já se sabe que se trata de uma empresa que está num patamar superior”, arrematou a executiva, visivelmente orgulhosa do caminho que a fábrica brasileira está seguindo.

PROJETOS COMUNS

Elisa Finco também anunciou outras novidades na entrevista a A Hora do Ovo. “Queremos comunicar ao mercado brasileiro que a Artabas está implementando vários projetos que a Facco já tem com sucesso na Itália e, para isso, estamos promovendo o intercâmbio de engenheiros italianos e brasileiros, com viagens constantes entre o Brasil e a Europa para concretizarmos vários projetos em comum”. Ela aponta a vantagem dessa troca de informações para o cliente brasileiro, que pode contar com o melhor da tecnologia da Facco, considerada uma das maiores empresas de aviários do mundo.

“Cada vez que há um projeto novo é preciso desenvolver o projeto, o engenheiro tem que ir a campo para verificar sua aplicação do projeto, implementar, isso acarreta um custo muito alto. Graças à experiência da Facco, a Artabas pode ter um produto já desenvolvido e o que necessita é incorporá-lo à realidade do seu mercado de maneira adequada. É aí que vejo uma perspectiva de crescimento ainda maior e mais rápido para a Artabas, pois seu cliente verá que, além da tradição da empresa brasileira, a equipe da Artabas tem o suporte de confiabilidade do nosso projeto técnico e nossas diversas soluções, assim como a qualidade dos materiais, a solidez financeira e a confiabilidade da entrega do produto dentro do prazo.”

Passados sete anos da união entre as duas empresas, de fato a Artabas está cada vez mais moderna, como previra seu diretor geral Leandro Yoshikawa, que atua em conjunto com Elisa Finco e Andrea Radice, executivo italiano que se transferiu para o Bastos para acompanhar de perto o alinhamento das fábricas brasileira e italiana.

Em quase uma década de trabalho conjunto com a Facco, é visível a modernização do parque fabril da Artabas, seu crescimento em área construída, número de funcionários e, naturalmente, em evolução dos produtos, cuja tecnologia atende com qualidade os avicultores brasileiros e de países da América do Sul.

Um pouco dos novos conceitos e tecnologia da nova fase da empresa, a Artabas vai mostrar no Pré-congresso de Ovos da APA, no 17 de março, em Ribeirão Preto (SP). A empresa é uma das convidadas para apresentar palestra no painel sobre A Ambiência na Produção de Ovos. Com cada vez mais a contribuir à avicultura brasileira, a palavra da Artabas poderá ser ouvida nesse importante encontro da Associação Paulista de Avicultura, que abre a agenda de eventos da postura brasileira em 2020.

Saiba mais no site da empresa sobre a Artabas e seus projetos para a avicultura: www.artabas.com.br

(Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo Edição 97 - exclusivamente na WEB)

0 Comentários