Um concurso que valoriza toda a cadeia avícola

Um concurso que valoriza toda a cadeia avícola

A análise de pesquisadores da APTA sobre a importância de eventos, como o Concurso de Bastos, para a divulgação e a valorização do ovo no país.

Com a palavra

setembro 20, 2013

0
../../arquivos/img/2013/9/454_1074_conteudo_g.jpg
Profissionais da indústria e da academia brasileiras são juízes no tradicional concurso de Bastos

 

No Brasil hoje temos a valorização do ovo graças a campanhas de esclarecimento sobre os benefícios de seu consumo em nossa dieta. O mercado possui grande espaço para o crescimento da atividade, pois o consumo no país ainda pode ser considerado muito baixo, com média de 162 ovos por habitante. Hoje, o preço do ovo praticado no mercado está em alta, conforme apontam os dados do setor. Tomando como base os preços de fevereiro e março de 2013, quando o ovo foi comercializado, em média, a R$ 67,00, vemos que os valores estão 17% maiores em comparação com o mesmo período de 2012.

Considerada a Capital Nacional do Ovo, a cidade paulista de Bastos responde por aproximadamente 20% de toda a produção brasileira, com 14 milhões de ovos por dia. A Festa do Ovo de Bastos tem renome nacional e internacional porque, além de ser um dos únicos eventos do mundo com esse foco, congrega produtores, pesquisadores, profissionais e indústrias ligadas a esse segmento do agronegócio de grande relevância, além de divulgar a cultura japonesa, que merece grande respeito e responsabilidade pelo desenvolvimento do setor avícola e também de outros segmentos de nosso agronegócio.

Do mesmo modo, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos promove os produtores que se dedicam a aperfeiçoar seus sistemas de produção e que, muitas vezes, servem de exemplo para outros produtores que desejam ter melhorias em seus planteis, fortalecendo todos os elos dessa cadeia produtiva. Um evento dessa importância torna-se uma vitrine tecnológica e de fomento à atividade avícola no país. Aliás, esse é um dos poucos setores do agronegócio brasileiro ligado à produção animal que realmente cresceu e venceu os desafios impostos em nosso país. Tanto é verdade que recebe muitos estrangeiros que buscam adquirir conhecimento ou mesmo fechar negócios com nossos empresários. Isso é saudável pois promove positivamente o nome do Brasil e movimenta outras cadeias produtivas como, por exemplo, a produção de milho, soja, equipamentos, metalurgia, sanidade, genética etc. Promove junto à população os benefícios à saúde em relação ao produto ovo.

Devido à grande concentração de avicultores na região de Bastos, surgem muitos desafios para que a atividade prospere, havendo necessidade de inovar, ampliar os conhecimentos em genética, nutrição, sanidade e desenvolvimento de novos produtos, além de atender às novas exigências do consumidor, tais como produção com mínimo impacto ambiental e bem-estar das aves. Esse talvez seja um dos grandes desafios atuais, no qual a pesquisa pode viabilizar um novo sistema em nível comercial. Com esses cuidados podemos ampliar e sustentar o crescimento da atividade nacional e internacionalmente.

Carla Cachoni Pizzolante e José Evandro de Moraes são pesquisadores científicos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Brotas – APTA, e escreveram este artigo especialmente para o Jornal da Qualidade, veículo oficial do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos (SP), com a colaboração de Sérgio Kenji Kakimoto, avicultor e consultor em Bastos

avatar

Carla Pizzolante e Evandro Moraes Autor

0 Comentários