Essential: maximizando resultados em períodos de estresse térmico

Essential: maximizando resultados em períodos de estresse térmico

O estresse térmico é um dos fatores responsáveis pela diminuição da eficiência na postura. O Essential, da Oligo Basics, é uma estratégia eficiente para controlar esse problema.

Com a palavra

novembro 22, 2020

0

A avicultura de postura brasileira vem apresentando uma evolução considerável nos últimos anos, atingindo 3,83 bilhões de dúzias de ovos produzidas em 2019 (aumento de 6,3% em relação a 2018). Nesse contexto, as empresas do setor necessitam aumentar sua competitividade minimizando perdas econômicas. Dentre os fatores responsáveis por diminuição da eficiência da atividade um dos mais importantes a considerar é o estresse térmico.

Aves são animais com especial sensibilidade ao estresse térmico quando comparadas a outras espécies. Embora sejam animais homeotérmicos, o corpo recoberto por penas e a ausência de glândulas sudoríparas dificultam a dissipação do calor corporal. Considerando-se aves de postura é importante ressaltar que a seleção genética voltada para o aumento de produção resultou em aumento das taxas metabólicas e consequente maior produção de calor corporal.

A necessidade da ave regular sua temperatura corporal produz consequências indesejáveis. Aves sob estresse térmico apresentam alterações na respiração, sistema circulatório, pH sanguíneo, sistema endócrino e imunológico, além de aumentar a produção de radicais livres. Sob o ponto de vista zootécnico percebe-se redução de consumo, queda na produção, piora na qualidade dos ovos e aumento na taxa de mortalidade.

Diversas ações conjuntas devem ser utilizadas para a mitigação dos efeitos deletérios do estresse térmico em aves de postura. Dentre estas, destacam-se: manejo do ambiente, estratégias nutricionais e utilização de aditivos alimentares, como antioxidantes, óleos funcionais e ácidos orgânicos, entre outros.

O líquido da casca da castanha de caju e o óleo de mamona são considerados óleos funcionais, pois além de seu valor energético têm funções biológicas. A associação desses óleos apresenta funções antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. O blend comercial desses óleos funcionais, o ESSENTIAL, demonstrou melhorar a utilização de energia nas dietas, que é uma das estratégias recomendadas para enfrentar o estresse térmico.

A utilização do ESSENTIAL traz outros benefícios para as aves sob estresse térmico. Trabalhos recentes com o ESSENTIAL demonstraram que ele é uma ferramenta eficaz na modulação do sistema imune de aves. O uso comercial desse blend em aves de postura em produção tem mostrado uma redução na taxa de mortalidade das aves e um aumento significativo na produção de ovos.

A utilização do líquido da casca da castanha de caju e do óleo de mamona podem contribuir para minimizar os efeitos prejudiciais do estresse térmico em aves de postura, reduzindo a mortalidade, melhorando sua produtividade e a qualidade dos ovos.

Conheça esse e outros produtos da Oligo Basics. Saiba mais:

OLIGO BASICS
Fone (45) 3228-3779 - Cascavel (PR)
vendas@oligobasics.com.br
www.oligobasics.com.br


(Artigo publicado originalmente na revista A Hora do Ovo 101 - Edição impressa)
avatar

LIVIA GRIGOLETTO BARCELLOS Autor

Gerente de contas da Oligo Basics

tag: Essential , Oligo Basics , Livia Grigoletto Barcellos , Estresse térmico , óleos funcionais ,

0 Comentários