Paraná bate recorde histórico no abate de aves no primeiro quadrimestre

Paraná bate recorde histórico no abate de aves no primeiro quadrimestre

Total de 612,2 milhões de aves foram abatidas nos quatro primeiros meses de 2019, número 2,5% superior ao mesmo período de 2018.

Agro & Etc

maio 22, 2019

0

A avicultura paranaense registrou seu melhor primeiro quadrimestre em abates de sua história, conseguindo abater 612,2 milhões de frangos no período, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). O número supera em 2,5% o melhor índice anterior, de 2018, quando o setor registrou 597,1 milhões de aves abatidas. Somente no mês de abril, foram realizados 151,6 milhões de abates, melhor marca no quarto mês de um ano, também 2,5% superior ao mesmo período do ano passado.

Na visão do presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números reforçam a confiança das indústrias avícolas no crescimento das exportações. “Temos uma base sólida para conseguir atender à demanda do mercado, com forte presença tecnológica e uma produção de insumos que consegue manter nossa produção em ritmo acelerado durante todo o ano. Prova disso é que em abril exportamos 38% de todo frango embarcado pelo Brasil”, avalia Domingos Martins.

AS EXPORTAÇÕES

O Paraná registrou 29% de crescimento em suas exportações de carne de frango no mês de abril em comparação ao mesmo período de 2018, embarcando 124,7 mil toneladas ante 96,6 mil toneladas. São dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No acumulado dos quatro primeiros meses, o estado embarcou 478,7 mil toneladas, número 1,3% superior ao registrado no quadrimestre inicial do ano passado (472,5 mil toneladas).

Ainda de acordo com os dados da Secex, as receitas obtidas pelas exportações do estado neste quadrimestre somam US$750,3 milhões. Com isso, o Paraná registra participação em 38,45% de todo o volume de frango embarcado pelo Brasil nesse período. A líder de importações do produto paranaense é a China, com 74,6 mil toneladas recebidas nos quatro primeiros meses de 2019.

O SINDIAVIPAR

Fundado há 25 anos, o Sindiavipar representa hoje 44 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional de frango, além de referência em sanidade avícola, e responde por mais de 38% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 160 países do mundo.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Sindiavipar. Foto: divulgação)

tag: Frango , Sindiavipar , Frango do Paraná , Exportação de frango , Domingos Martins ,

0 Comentários